Buscar

SIMULADO AV2 1

Prévia do material em texto

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
	Desempenho: 7,0 de 10,0
	Data: 23/11/2014 12:21:17 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301583688)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A teoria e a clínica psicanalítica podem ser consideradas como uma obra em construção com inúmeras elaborações que diferem entre si mas que envolve a manutenção de um referencial teórico com determinados preceitos teóricos e técnicos, dentre eles podemos destacar o conceito de resistência, que se refere a:
		
	
	Para o desenvolvimento do processo analítico, o paciente deve vir à sessão com a intenção de falar tudo o que vier a sua mente, mesmo que possa parecer vergonhoso ou sem sentido, possibilitando ao analista identificar o conteúdo latente (inconsciente) por meio de seu discurso.
	
	Base da psicanálise, ou seja, pressupõe a existência de forças alheias à vontade consciente do indivíduo que determinam as escolhas e pensamentos do paciente que compõem o dia-a-dia. Fazem parte do inconsciente as fantasias, os desejos e impulsos, as representações internalizadas de relações objetais e os mecanismos de defesa que protegem o indivíduo do contato indesejável com algum aspecto da realidade externa e com o conteúdo do próprio inconsciente.
	
	Considerada hoje como um dos principais instrumentos de acesso ao funcionamento psíquico do paciente, por se tratar de uma comunicação de inconsciente para inconsciente. O entendimento e manejo desse instrumento requer um alto nível de conhecimento pessoal e de treinamento técnico para que os conflitos internos do analista possam interferir minimamente, ou o menos possível, ou ainda que o analista possa compreender ao longo do processo a dinâmica que está em questão
	
	Reedição com o analista das relações com objetos do passado, ou a reencenação das relações entre os objetos do mundo interno e o self. Esses objetos, na realidade, são representações das relações originais e configuram o mundo interno do paciente. Resultam na sua maneira de se relacionar com o mundo e, portanto, com o analista. Para a instauração do processo analítico, é preciso esta reedição atinja um grau de intensidade que se equipare à força das relações primárias internalizadas, permitindo a elaboração do conflito primário.
	 
	A resistência refere-se à existência no indivíduo de forças profundas e alheias à sua vontade que impedem o contato com o conteúdo inconsciente. A interpretação das resistências é parte essencial da análise, possibilitando o acesso ao material reprimido.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301583685)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe o fragmento de caso clínico descrito abaixo e assinale a qual dos indicadores de alta o mesmo se refere: Pedro, 20 anos, em psicoterapia há três, chegou à sessão contando que estava prestes a ter um comportamento repetitivo e prejudicial, quando teve certeza do que a terapeuta iria dizer e mudou de atitude. Questionado sobre o que lhe parecera isso, pensou um pouco, riu e disse que já sabia reconhecer dentro de si mesmo o que fazia. Depois de um silencia, em um tom triste, falou de seus sentimentos quando saíra do colégio para entrar na faculdade. Era o que tinha desejado, mas deixar os colegas de tantos anos, com quem passara tantas coisas, não tinha sido fácil, mesmo que ainda continuasse amigo de muitos deles. À pergunta da terapeuta sobre o que ele achava que estava falando, respondeu que devia ser sobre ter alta. Assim, iniciou-se o trabalho de término. Volpato e Cols, Psicoterapias. Artmed, 2008. Pag 142
		
	
	Modificações na relação com o terapeuta
	
	Remissão da sintomatologia
	 
	Capacidade para pensar sobre si mesmo.
	
	Capacidade de admitir e assumir as próprias responsabilidades
	
	Modificações na qualidade das relações pessoais
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301583682)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O fim da terapia é assinalado pela melhora do paciente. Várias são os indicadores de melhora do mesmo, dentre os quais podemos ressaltar a capacidade de pensar sobre si mesmo, que se referem à:
		
	 
	Manutenção da capacidade de observação e reflexão a seu próprio respeito.
	
	A ampliação dos interesses, com aproveitamento de outras habilidades, como artísticas e culturais. Essas novas possibilidades de satisfação e enriquecimento em suas vidas pessoais que tornam, por vezes, mais ricas as sessões.
	
	O paciente passa a utilizar de forma de forma livre e criativa suas capacidades, o que também o leva ao enriquecimento de seus recursos para lidar com a realidade. Ocorre uma mudança no clima das sessões, que ficam mais harmônicas, com uma vivência de maior cooperação entre o paciente e o terapeuta.
	
	O cliente passa a responsabilizar-se pelos seus problemas em vez de atribuir essa responsabilidade aos outros, que passam, então, a ser os que devem tomar providências para resolver a situação conflitiva. Essa maior responsabilidade traz a mudança de uma atitude e postura mais passiva para uma mais ativa, o que possibilita que aconteçam mudanças.
	 
	Capacidade do paciente olhar para si mesmo e para seu funcionamento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301583920)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, parte do pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda a experiência mental; esta teoria propõe que o ego protege toda a estrutura de personalidade contra a ameaça falsificando a natureza desta. Os modos pelos quais se dão tais distorções são denominados mecanismos de defesa do ego. Observe o relato abaixo, extraído de Fadiman, J. Teorias da personalidade. Ed. Harbra, 1986, e identifique o mecanismo de defesa que está em ação. ¿Uma mulher foi levada à corte a pedido de seu vizinho. Esse vizinho acusava a mulher de ter pego e danificado um vaso valioso. Quando chegou a hora da mulher se defender, sua defesa foi tripla: Em primeiro lugar, nunca tomei o vaso emprestado. Em segundo lugar estava lascado quando o peguei e finalmente, sua excelência, eu o devolvi em perfeito estado¿. Pag 20
		
	
	Racionalização
	
	Sublimação
	
	Formação reativa
	 
	Negação
	
	regressão
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302055259)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A descrição das características gerais do funcionamento do indivíduo tem como objetivo a compreensão ampla das dificuldades vivenciadas pelo cliente. Esse tipo de técnica é utilizada por:
		
	 
	Psicoterapeutas comportamentais.
	 
	Psicoterapeutas humanistas
	
	Psicoterapeutas analistas.
	
	Psicoterapeutas existencialistas.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302065614)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Definimos como sendo uma psicoterapia de abordagem psicanalítico quando temos: a)- como regra fundamental e preceito essencial associação livre a e atenção flutuante. b)- um método de tratamento- treinamento profissional- dança corporal- análise de resultados. c)-conta com entrevistas preliminares e tem como condição de análise a função transferencial. d)-método tratamento-treinamento profissional ¿comunicação verbal ¿ influenciar o emocional, cognitivo e comportamental Assinale a alternativa ou grupo de palavras mais correto.
		
	
	3)a ¿ d;
	
	2)b - c-d;
	
	5)c - d
	
	1) a- b- c;
	 
	4)a ¿ c ;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302065017)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção que aponta a relação entre os principais conceitos da GT suas bases de influência 1- Psicologia Analítica ( ) autorregulação 2- Fenomenologia ( ) aqui-agora 3- Teoria Organísmica ( ) figura-fundo 4- Gestaltismo ( ) self processual ( ) polaridades
		
	
	3; 4; 4; 2; 1
	
	2; 3; 4; 3; 4
	
	2; 3; 1; 1; 2
	
	3; 2; 3; 3; 1
	 
	3; 2; 4; 2; 1
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302055248)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a psicoterapia humanista leia as frases a seguir e escolhaalternativa correta. I- A relação interpessoal subjetiva é uma troca mútua entre terapeuta e cliente. II- É um processo que desencadeia possibilidades de encontros, ressonância e, reflexões. III- Nela encontramos um fluxo interpessoal que visa eliminar a autonomia.
		
	
	I e III estão corretos.
	
	I, II e III estão corretas.
	 
	I e II estão corretas.
	
	II e III estão corretos.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301583923)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O propósito da psicanálise é ajudar o paciente a estabelecer o melhor nível possível de funcionamento do ego, dados os inevitáveis conflitos que emergem do meio externo, do superego e as inexoráveis exigências do id. Dentro deste contexto podemos apontar como sendo tarefa do terapeuta:
		
	 
	Ajudar o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar materiais inconscientes de forma que a vida atual possa ser mais satisfatória.
	
	Auxiliar na compreensão do lugar que o paciente ocupa no mundo e a reencontrar o caminho do desenvolvimento pessoa.
	
	Avaliar o potencial de ação que o paciente possui para superar as adversidades encontradas em sua vida.
	
	Provocar a reestruturação cognitiva utilizando estratégias de embate verbal e inoculação da dissonância cognitiva.
	
	Realizar a analise experimental da queixa do paciente a fim de ajuda-lo a superar o problema apresentado.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301583689)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A teoria e a clínica psicanalítica podem ser consideradas como uma obra em construção com inúmeras elaborações que diferem entre si mas que envolve a manutenção de um referencial teórico com determinados preceitos teóricos e técnicos, dentre eles podemos destacar o conceito de transferência, que se refere a:
		
	
	A resistência refere-se à existência no indivíduo de forças profundas e alheias à sua vontade que impedem o contato com o conteúdo inconsciente. A interpretação das resistências é parte essencial da análise, possibilitando o acesso ao material reprimido.
	
	Para o desenvolvimento do processo analítico, o paciente deve vir à sessão com a intenção de falar tudo o que vier a sua mente, mesmo que possa parecer vergonhoso ou sem sentido, possibilitando ao analista identificar o conteúdo latente (inconsciente) por meio de seu discurso.
	 
	Reedição com o analista das relações com objetos do passado, ou a reencenação das relações entre os objetos do mundo interno e o self. Esses objetos, na realidade, são representações das relações originais e configuram o mundo interno do paciente. Resultam na sua maneira de se relacionar com o mundo e, portanto, com o analista. Para a instauração do processo analítico, é preciso esta reedição atinja um grau de intensidade que se equipare à força das relações primárias internalizadas, permitindo a elaboração do conflito primário.
	 
	Considerada hoje como um dos principais instrumentos de acesso ao funcionamento psíquico do paciente, por se tratar de uma comunicação de inconsciente para inconsciente. O entendimento e manejo desse instrumento requer um alto nível de conhecimento pessoal e de treinamento técnico para que os conflitos internos do analista possam interferir minimamente, ou o menos possível, ou ainda que o analista possa compreender ao longo do processo a dinâmica que está em questão
	
	Base da psicanálise, ou seja, pressupõe a existência de forças alheias à vontade consciente do indivíduo que determinam as escolhas e pensamentos do paciente que compõem o dia-a-dia. Fazem parte do inconsciente as fantasias, os desejos e impulsos, as representações internalizadas de relações objetais e os mecanismos de defesa que protegem o indivíduo do contato indesejável com algum aspecto da realidade externa e com o conteúdo do próprio inconsciente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes