Buscar

ANÁLISE DO FILME LARANJA MECÂNICA SOB A ÓTICA BEHAVIORISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO FILME LARANJA MECÂNICA SOB A ÓTICA BEHAVIORISTA
A teoria behaviorista é determinada pela análise do comportamento ou comportamentalismo, que é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como único, ou, ao menos mais desejável. Os behavioristas afirmam que os processos metais internos não são mensuráveis ou analisáveis, sendo, portanto, de pouca utilidade e para a psicologia empírica.
O fundamento da escola da psicologia é a teoria do condicionamento, psicólogos norte americanos que criaram o paradigma comportamentalista da psicologia.
Uma das propostas de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da psicologia, ate então, mentalista, para o comportamento.
Se formos olhar bem o significado sociológico do filme Alex de Large representa simbolicamente uma laranja (somos experimentos e cobaias da vida e das circunstâncias) mecânica (para demonstrar nossas alterações de humor, nossos artificialismos e ações programadas como robôs nas mãos de quem detém o poder). 
Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no processo psicológico observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada em um organismo, que fossem consequência de um estimulo ambiental anterior, especialmente alterações nos sistemas glandulares e motores.
Antes de continuar a descrever algumas cenas do filme que deve ser feita. Pense e tente responder: Por que nos os seres humanos gostamos tanto das cenas violenta? Por que nos jornais locais e noticiários da Televisão o que mais da audiências são as matérias sobre morte, homicídio e assassinato? Porque nos temos essa satisfação inconsciente em ver tais cenas? Se algum dia você nunca parou para refletir sobre isso, acho que a hora é agora.
Nos seres humanos somos o que? Animais! Também somos assim como leões, tigres, lobos e etc. Temos instintos dentro de nós, reagimos conforme a situação. A diferença entre nós e os animais, é que temos um crebro que nós da consciência de nossa existência e conseguimos forma-la conforme nossas escolhas ou ações. Todavia, cada vez mais o nosso lado animalesco e irracional vem aflorando conforme nossa sociedade politica e educação vem cada vez mais deixando de lado o amor próprio e ao próximo. Cada vez mais não nos importamos com quem sofre, com quem chora, com quem si mata. E não percebemos que nós tambem choramos como os outros chorão, que sentimos dor como os outros sentem, que sofremos como os outros tambem sofrem.
Negar as emoções e os sentimentos dos outros é negar a si próprio.
Gostamos de ver sangue nas telas da nossas televisões porque assim como os lobos e leões, gostamos de ver aquilo que nos da prazer e satisfação. A diferença é que os lobos e leões gostam de ver o sangue para suprir a usa fome, e nos, para sentir prazer.
E temos uma cena que Alex e sua gangue vão a casa de um escritor que encontra-se na companhia de sua esposa, e a gangue de Droogs invade o local abusando sexualmente da esposa do escritor e violentando ele. Eles sente prazer ao fazerem o ato de tortura e violência.
Uma outra cena Alex é submetido à na verdade uma tortura por imagens, esse tipo de tortura é bem antiga e faz com que a pessoa veja repetitivas imagens sem ter a opção de fechar os olhos ou evitar as imagens. Por exemplo: quantas vezes você não quis ver determinada cena de um filme de terror pois sabia que aquilo te causaria transtornos? Agora imagine você ver centenas dessas cenas com o mesmo peso de medo e horror, crescendo gradativamente. Você ficaria horrorizado? Transtornado? COM CERTEZA.
Isso ocorre porque se abre uma janela na sua mente chamada Janela Killer. Vou usar a teoria das janelas da memória desenvolvida por Augusto Cury.
Na mente humana existem três tipos de janelas: as janelas neutras, janelas Ligth e janelas Killer. As janelas neutras são as janelas que possuem nenhuma carga emocional, ou tão pouco que é como se não fizesse diferença, é lá que encontra a os conhecimentos de cálculos, equações, formulas e conhecimentos breves. Aqueles que aprendemos nas escolas. Por isso não conseguimos nós recordar facilmente de determinados conhecimentos matemáticos, pois eles não tem nenhuma carga emocional. Por exemplo: por que quando lemos um livro inteiro sobre cálculos e fórmulas matemáticas nos lembramos de tão pouco e quando ouvimos uma música chata somente uma vez, nos lembramos de cada palavra? É simples. É porque o registro depende da carga emocional maior são registradas privilegiadamente em nossa memória. Formulas não são fácies de se recordar, pois você não sente absolutamente nada enquanto as aprende, mas quando você ouve uma música chata, nossa mente arquiva ela com privilegio, pois sentimos aquela raiva em ouvir, por isso é mais fácil de lembrar.
Pense bem: tente lembrar de cada ponto da última formula matemática que você aprendeu nessa semana. Vai ver que terá uma certa dificuldade. Agora tente lembrar do pior dia da sua vida que provavelmente já aconteceu a um bom tempo. Perceba que foi muito mais fácil de lembrar, pois foi arquivada com muitos sentimentos ruins que lhe causaram sofrimento. A emoção determinada a qualidade do registro. As Janelas Light que registram emoções boas.
A janela mais importante para descrever a tortura de Alex é a janela killer: com sabemos killer significa assassino, mas não é uma janela que assassina o corpo, mas sim a alma e a mente. Atitudes ruins, pensamentos negativos, emoções de ódio, desprezo, intolerância, vingança e outros, abrem varias janelas killer que fazem com que nossas atitudes se formem através destas emoções. Varias fobias, medos, traumas também se formam nessas janelas. E é exatamente isso que aconteceu com Alex.
Janelas killer traumáticas se abriram através daquelas cenas, mas um fator primordial da reação dele, foi a droga que lhe injetaram, que faz com que o personagem tome evite atitudes agressivas diante de pensamentos ruins e violentos. Ele começa a passar mal, como se fosse vomitar, estive-se sendo asfixiado ou se afogando. Essa droga controla totalmente sua liberdade de agir, encarcera suas ideias e aprisionar suas atitudes, fazendo com que ele queira morrer diante de seus sentimentos ruins. Mas um fator que atribui para piorar mais ainda situação de Alex, foi o trauma gerado quando ele viu as cenas de violência escutando sua música favorita: A 9º Sinfonia de Beethoven. Isso foi um acidente, mas fez com que o personagem cria-se um trauma ainda mais forte quando ouvi- se a música, tornando-se um elemento de auto - punição, dando lhe mais força para se suicidar. Pois a música é associada as cenas e aos sentimentos de violência

Outros materiais