Buscar

Estudo Dirigido imonologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

De acordo com os princípios de especificidade, diversidade e formação de células de memória, descreva as diferenças entre imunidade inata e imunidade adquirida.
R: A imunidade inata não possui especificidade, diversidade e nem forma memoria imunológica. A imunidade adquirida, sim.
Explique porque a resposta adquirida é sempre mais intensa à cada exposição repetida;
R: Após a 1ª exposição, os LB fazem expansão clonal especifica para o antígeno e a cada exposição, formam-se mais clones, gerando assim, uma resposta mais rápida e mais intensa à cada exposição.
O que você intende por imunogenicidade? Além disso, explique porque nem todo antígeno é um imunógeno;
R: Imunogenicidade é quando o antígeno tem a capacidade de ativar células do S.I e se ligar a um anticorpo, para assim, ser processado e apresentado. Para ser um imunógeno, o antígeno precisa; ser estranho, ter alto peso molecular, alta complexidade química e ter a capacidade de ser processado e apresentado.
Após o amadurecimento dos linfócitos, eles são depositados em órgãos linfoides secundários. Escreva alguns desses locais.
R: Linfonodos, Amidalas, Apêndice, Adenoide, Baço.
Caso um vírus tenha infectado uma célula do sistema respiratório, como o vírus Influenza, descreva todos as etapas que irão ocorrer para que esse antígeno seja destruído;
R: O epítopo do vírus da célula infectada é apresentado para o LTCD8+ ligado ao MHC1 presente em todas as células nucleadas. E então o LTCD8+ libera várias substancias que destroem a célula infectada.
Caso uma bactéria penetre no organismo através de uma determinada mucosa, essa bactéria será capturada pelas células Dendríticas. Dessa forma, explique todas as etapas necessárias para que ocorra a destruição desse antígeno.
R: A Dendrítica endocita o antígeno, processa, liga o epítopo ao MHC2, apresenta para o LTCD4+, que envia uma ordem para a Dendrítica destruir o antígeno.
Explique a importância de termos o Sistema Linfático distribuído por todo o nosso corpo;
R: Promove uma maior distribuição de células do S.I para todo o corpo, proporcionando assim, uma ação mais rápida no processo de captura de antígenos.
Por que o paciente infectado pelo HIV apresenta um imuno comprometimento severo? Explique com detalhes.
R: O HIV infecta o LTCD4+, que chefia o S.I e destrói o mesmo. Impedindo assim, que as outras células de defesa recebam ordens de destruição de antígenos, deixando o paciente imuno deficiente.

Outros materiais