Buscar

filosofia, etica e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607994487)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O filósofo, amigo do saber, deve dispor de um método a fim de proceder com cautela em sua análise. São vários métodos para proceder a investigações e desenvolver um pensamento cuidadoso, fundamentado, coerente e expresso numa linguagem também cuidadosa. Este procedimento caracteriza a Filosofia como um saber:
		
	
	Metafísico e interdisciplinar
	 
	Rigoroso ou sistemático
	
	Axiológico e metafísico
	
	Interdisciplinar e teológico
	
	Dogmático e radical
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607994484)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Filosofia se desenvolve sob uma perspectiva segundo a qual relaciona diferentes aspectos de um fenômeno a ser investigado. Ao proceder às análises, observa os diversos nuances de um problema, por isso é considerada:
		
	
	Metafísica
	 
	Interdisciplinar
	
	Radical
	
	Dogmática
	
	Científica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608034184)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que se refere às origens da Filosofia, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A Filosofia pode ser entendida como um conhecimento sobre o mundo e sobre os homens que derivou diretamente das contribuições da sabedoria de civilizações orientais, como por exemplo, a babilônica e a romana.
	
	A Filosofia se configurou a partir da recepção plena dos conhecimentos gerados pelas sociedades anteriores à civilização grega (cretense, minóica, micênica), conhecimentos estes que se constituíram como a única fonte geradora do raciocínio e das especulações filosóficas.
	 
	A Filosofia pode ser compreendida como um tipo de pensamento que resultou das modificações ¿qualitativas¿ introduzidas pela cultura grega na herança recebida de outras civilizações, como por exemplo, naquilo que se refere à organização social e política, instaurando a prática de tomadas de decisão com base em discussões e debates públicos, ou seja, a democracia.
	
	Na verdade, a Filosofia se constituiu como uma forma de conhecimento absolutamente original, uma espécie de ¿milagre grego¿, que em nada ficou devendo às contribuições da sabedoria de antigas civilizações do Oriente Médio, como por exemplo, a egípcia, a babilônica e a persa.
	
	Se entendermos que a Filosofia resultou de modificações introduzidas pelos gregos na ¿herança¿ cultural recebida de outras civilizações, naquilo que se referem aos mitos, tais modificações não ocorreram já que a cultura grega os manteve praticamente intactos, sobretudo em alguns de seus aspectos mais sinistros.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607994501)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As lendas como os mitos são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. No Brasil temos, por exemplo, a lenda Boitatá que fala de uma cobra de fogo que protege as matas, florestas e os animais e que persegue aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se, no Brasil, que este mito é de origem indígena, mas sua origem nos remete à cultura grega. Assim, marque a única opção correta com relação ao papel do Mito na Grécia Antiga:
		
	
	Os mitos são narrativas fantasiosas que serviam ao propósito do teatro Grego, como forma de controle da sociedade ateniense e por isso fortaleceram a filosofia.
	
	Os mitos gregos foram superados totalmente pelo pensamento filosófico que os substituiu com as epopeias.
	
	Os mitos são histórias fantasiosas usadas pelos sofistas para manipular os jovens de Atenas e serviam para legitimar o uso do poder nas Assembleias.
	
	Os mitos são narrativas que decorrem da racionalização da vida, da reflexão sistemática do pensamento e propiciaram o advento da ciência.
	 
	Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608023084)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A contribuição mais significativa da Filosofia é, sem dúvida, a reflexão e seu compromisso com a alteridade. Portanto, a Filosofia não é um saber distante do mundo da vida, mas uma postura crítica diante dos dilemas que precisamos enfrentar em nossa existência. Por isso podemos afirmar que a filosofia nos ajuda a organizar as ideias.Isso só é possível,porque a filosofia é:
		
	
	Senso comum
	
	Conhecimento mitico
	
	Arte da retórica
	 
	Postura crítica
	
	Ciência experimental
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608007976)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Onde repousa a vitalidade do pensamento filosófico?
		
	
	Não se preocupa com as condições de possibilidade de conhecimento.
	
	A Filosofia se prende as abstrações.
	 
	Em enfrentar os problemas da vida humana.
	
	Os problemas enfrentados pela Filosofia não são concretos.
	
	Não se preocupa com as questões fundamentais da existência humana.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608066305)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Muito se fala em Ética nos dias de hoje, mas a ética e mal compreendida pelo senso comum e pouco praticada pela maioria da sociedade. Mas qual é o significado de ética?
		
	
	Ética vem do termo "Ethike", onde significa a maneira de se comportar.
	
	Ética significa a maneira de se comportar.
	
	Ética é a teoria da vida.
	 
	Ética vem do grego "Ethos", que significa costume, onde está ligada a preceitos que justificam valores e deveres, fazendo a ética uma teoria, uma explicação da vida.
	
	Ética vem do grego "Ethos", que significa costume, onde está ligada a preceitos que justificam valores e deveres, fazendo a ética uma prática, ações da vida.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608004710)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Investigar o que significa ética é um desafio! Não obstante seja muito mencionada, a ética é mal compreendida pelo senso comum. Sabemos que não se confunde com a moral porque:
		
	 
	A ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito da conduta humana em sociedade.
	
	a ética significa um conjunto de normas que nascem dos usos e costumes.
	
	a ética é o mesmo que fatos morais.
	
	a ética é histórica e vincula-se a determinada cultura com seus padrões.
	
	a ética se limita aos códigos de conduta.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais