Buscar

COMPLICAÇÕES GASTROINTESTINAIS NA INFANCIA QUASE PRONTO

Prévia do material em texto

COMPLICAÇÕES GASTROINTESTINAIS NA INFANCIA
Introdução (Diarréia)
A diarréia é uma doença que se caracteriza pelo aumento do número de vezes que uma criança evacua. Às vezes podem ser leves, líquida ou semi-líquida. Pode ser que a criança apresente febre ou vômitos. Ela pode ocorrer de três ou mais evacuações amolecidas no período de 24 horas, com exceção de lactentes em aleitamento natural exclusivo, que podem, normalmente, evacuar fezes amolecidas em freqüência maior ou igual a três vezes por dia, o que não caracteriza diarréia. 
O número de evacuações diárias varia de acordo com a idade e a dieta. Em recém-nascidos e lactentes jovens este conceito tem que ser aplicado com muito cuidado. 
Causas
À maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária. 
Existem também varias causas como: dietéticas ou alérgicas (intolerâncias alimentares), causas infecciosas bacterianas e virus, causas por medicações; (Antibióticos, laxativos), causas funcionais: (síndrome do cólon irritável); causas inflamatórias: (doença de Crohn, ou colite ulcerativa); Outras causas: (Doença celíaca, fibrose cística, diarreia pós-infecciosa e intoxicação por metais pesados).
Existem 03 tipos de diarreia, aguda caracterizada pela perda excessiva de água e eletrólitos, resultando no aumento da frequência das evacuações, com diminuição da consistência das fezes, apresentando algumas vezes pus e sangue (disenteria), com duração máxima de 14 dias. Tem etiologia infecciosa na maior parte dos casos. Diarréia crônica define-se como sendo aquela que dura mais de 30 dias ou a ocorrência de três ou mais episódios de diarréia de curta duração no prazo de dois meses. Diarreia persistente duração maior que 14 dias.
Sinais e Sintomas 
Olhos fundos
Ausência de lágrimas 
Boca e língua secas
Sede excessiva
Oliguria 
Moleira afundada.
Febre, náuseas e vômitos.
Fezes finas, soltas e aquosas.
Abdômen inchaço ou cãibras
Tratamento 
Iniciar a ingestão de soro.
Aumento da ingestão de líquidos.
Manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas.
Observar os sinais de desidratação.
Prevenção
Amamentar o recém-nascido no mínimo até os seis meses de vida
Beber somente água tratada, filtrada ou fervida
Beber bastante líquidos, principalmente nos dias mais quentes
Observar se os encanamentos da residência não estão furados
Manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente
Não tomar banho em rio, açude ou piscina contaminada
Manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão
Lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro.
Diagnóstico de enfermagem e intervenção: Sempre observar quaisquer sinais de desidratação, controlar a ingestão e excreta, a avaliação do estado da criança.
Diagnóstico de enfermagem: Diarreia; Intervenção de enfermagem avaliar frequência, volume e consistência das evacuações; avaliar sinais de desidratação, alteração dos sinais vitais e assaduras, para prevenir complicações, lavar períneo da criança com água e sabão após defecar. Evitar alimentos com muitas fibras e condimentados.
Diagnóstico de enfermagem: Incapacidade para executar auto-higiene. Intervenção de enfermagem Orientar estimula e encorajar a criança e/ou acompanhante quanto à higiene, conforme a capacidade de autocuidado da criança; investigar as necessidades de aprendizagem da criança e/ou acompanhante; investigar se a criança tem material para higiene pessoal e conforme a capacidade de autocuidado da criança; orientar a família quanto a: Não gravidade da doença se bem tratada.
Diagnóstico de enfermagem: Hidratação prejudicada. Intervenção de enfermagem: Monitorar a ingestão e as eliminações de líquidos; Monitorar os níveis de eletrólitos séricos; ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarréica. Investigar as preferências da criança para ingestão de líquido.
Conclusão
A doença diarréica é uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil nos países em desenvolvimento e um dos fatores que mais contribui para o agravamento do estado nutricional das crianças.
 A Organização Mundial de Saúde (OMS) menciona o saneamento básico precário como uma grave ameaça à saúde humana, a falta ainda é muito associada à pobreza afetando principalmente a população de baixa renda, mais vulnerável devido à subnutrição e muitas vezes pela higiene inadequada. Vários outros fatores também como medicações, alimentações etc, estão relacionados ao quadro de diarreia.
 “Segundo BOUFLEUR CLÓVIS Pastoral da Criança o saneamento básico é fator essencial para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população”, “Internar pessoas por diarreia nos dias de hoje revela a omissão do poder público e mostra o quanto o país precisa avançar para atingir a meta de universalização do saneamento no país”. 
- Urina: avaliar frequência, volume, coloração e densidade urinária (DU);
- Vômitos: avaliar volume, frequência e tipo de vômito;
- Sudorese: só pode ser estimada por meio da frequência de troca de roupas e lençóis;
https://www.pastoraldacrianca.org.br/soro-caseiro/estudo-confirma-relacao-entre-saneamento-basico-precario-e-diarreias.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAc8YAC/a-crianca-com-disfuncao-gastrointestinal. 
http://enfermagembio.blogspot.com.br/2015/02/disturbios-gastrointestinais-pediatria.html. 
https://www.google.com.br/search?q=google+academico&rlz=1C1PRFE_enBR698BR698&oq=g&aqs=chrome.4.69i60l4j69i59j69i57.4310j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Outros materiais