Buscar

exercicio aula3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
CEL0249_A3_201701315424_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: LILIAN HELENA FERREIRA MENESES
	Matrícula: 201701315424
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Após a Declaração de Salamanca, o movimento de educação inclusiva ganha força e vários países passam a orientar suas ações tendo como base os princípios e as propostas redigidas e assinadas em comum acordo. Neste documento, diferentes países defendem a ideia de que o sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos, não sendo recomendado a:
		
	
	
	
	
	Avaliação
	
	 
	Segregação
	
	
	Educação
	
	
	Escolarização
	
	
	Transformação
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Destacamos como papel do educador na construção de uma escola inclusiva:
1) criar as adaptações de acesso ao currículo que facilitem o processo de ensino-aprendizado.
2) trabalhar a partir de um planejamento fixo e igual para todo o grupo.
3) encaminhar o aluno com necessidades educacionais especiais para a escola especial.
Está(ao) correta(s) a(s)questão(ões):
		
	
	
	
	
	2 e 3
	
	
	1 e 3
	
	 
	apenas a 1
	
	
	apenas a 3
	
	
	1 e 2
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		 (VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial
 
		
	
	
	
	
	resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica.
	
	
	é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos.
	
	
	exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os alunos.
	
	 
	atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.
	
	
	organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de aprendizagem.
	
	
	
		4.
		Você foi convidado (a) para planejar um seminário de capacitação para educadores da rede pública do Município de São Gonçalo cujo tema era "Inclusão social e acadêmica da pessoa com deficiência". Das frases abaixo assinale a única que representa uma inverdade dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial (2009).
		
	
	
	
	
	O avanço que a Educação Especial alcançou no ano de 2009 foi justamente trazer orientações que garantissem a acessibilidade dos alunos com deficiências e condições especiais de aprendizagem.
	
	 
	Um importante ganho que essas diretrizes trouxeram para o ensino dos deficientes foi a garantia de que eles não ficariam mais segregados em instituições especiais, nas quais a apropriação que eles poderiam fazer do conhecimento construído na interação com colegas não deficientes é bem menor.
	
	
	A educação Especial receberá apoio técnico e financeiro do Governo Federal para atendimento especializado a fim de complementar o ensino realizado na escola regular.
	
	
	A Educação regular passar a ter como responsabilidade o ensino das pessoas com deficiências físicas, sensoriais, mentais, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades, uma vez que é uma modalidade educativa respaldada legalmente.
	
	 
	A Educação Especial é assegurada por lei nacional, entretanto visa conciliar as necessidades de ambos os sistemas educacionais: o regular e o especial, tendo em vista que algumas deficiências são apenas corrigíveis na educação realizada em instituições especificamente estruturadas para atender deficientes.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:
		
	
	
	
	
	todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas em escolas especiais.
	
	
	escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.
	
	 
	todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
	
	
	escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, somente quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
	
	
	todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Em 1994, muitos países se reuniram na Espanha para discutirem as diretrizes para a educação das pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais. Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
( ) A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
( ) É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
A sequência correta é?
		
	
	
	
	
	F V V
	
	
	F F V
	
	
	V V V
	
	 
	V F V
	
	
	V F F
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho desenvolvido era:
		
	
	
	
	
	a formação para a cidadania.
	
	
	a inclusão social.
	
	
	a profissionalização do aluno.
	
	
	a preparação para o mercado de trabalho.
	
	 
	o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rederegular.
		
	
	
	
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	 Gabarito Comentado

Outros materiais