Buscar

Conceito de Sistemas Operacionais

Prévia do material em texto

Conceito de Sistemas Operacionais
De rede : um sistema operacional de rede deve possuir suporte à operação em rede, ou seja, a capacidade de oferecer às aplicações locais recursos que estejam localizados em outros computadores da rede, como arquivos e impressoras
Distribuído : em um sistema operacional distribuído, os recursos de cada máquina estão disponíveis globalmente, de forma transparente aos usuários
Multi-usuário : um sistema operacional multi-usuário deve suportar a identificação do “dono” de cada recurso dentro do sistema (arquivos, processos, áreas de memória, conexões de rede) e impor regras de controle de acesso para impedir o uso desses recursos por usuários não autorizados.
Desktop : um sistema operacional “de mesa” é voltado ao atendimento do usuário doméstico e corporativo para a realização de atividades corriqueiras, como edição de textos e gráficos, navegação na Internet e reprodução de mídias simples.
Servidor : um sistema operacional servidor deve permitir a gestão eficiente de grandes quantidades de recursos (disco, memória, processadores), impondo prioridades e limites sobre o uso dos recursos pelos usuários e seus aplicativos.
Sistemas Operacionais Proprietários
O Software proprietário é aquele em que um usuário tem possibilidades limitadas para usar, modificar ou redistribuí-lo e muitas vezes a sua licença tem um custo. É chamado de software proprietário, não livre, privado ou privativo ao tipo de programas informáticos na qual o usuário não pode acessar o código fonte ou ter acesso restrito e, portanto, está limitado em suas possibilidades de uso, modificação e redistribuição.
Windows Server 2012 Datacenter
Desenvolvido para ambientes de nuvem privada altamente virtualizado, a versão datacenter é licenciada conforme o número de processadores, 1 licença é necessária a cada 2 processadores e executa um número ilimitado de VMs.
O Windows Server 2012 suporta maquinas virtuais com até 4TB de memória e 320 LP (processadores lógicos) ou, por exemplo, 32 processadores com 10 núcleos cada.
Windows Server 2012 Standard
A versão standard é indicada para ambientes não virtualizados ou com baixa densidade de VMs. Seguindo o licenciamento por processador visto na versão Datacenter, com 01 licença da edição Windows Server 2012 Standard temos suporte de até 02 processadores, e direito a virtualizar 2 VMs.
Windows Server 2012 Essentials
Com foco para pequenas empresas com até 25 usuários, a versão Essentials substitui a versão Windows Small Business Server Essentials. Habilitado para nuvem com uma interface de usuário intuitiva, a versão Essentials também proporciona uma experiência de gerenciamento integrada na execução de aplicações e serviços baseados na nuvem, como e-mail, colaboração, backup online, entre outros.
Não haverá uma nova versão do Windows Small Business Server 2011 Standard que incluía Exchange Server e o Windows Server como parte da solução, isso se deve as mudanças e a tendência de Cloud Computing.
Windows Server 2012 Foundation
Desenvolvido para pequenas empresas com até 15 usuários, a edição Foundation pode ser utilizada em servidores com apenas um processador.
Instalação do Windows server 2012
Abra o gerenciador do VirtualBox e então clique no botão Novo, para criar uma nova máquina virtual e então, nas opções que aparecem, atribua um nome para a máquina virtual, escolha o tipo do sistema operacional e então a versão, como ilustrado na figura e então clique em próximo. 
 A próxima tela é referente ao tamanho da memória. No meu caso, pude escolher 2048 MB (2 GB), mas isso vai depender do hardware que você tem.  A próxima tela é referente ao tamanho da memória. No meu caso, pude escolher 2048 MB (2 GB), mas isso vai depender do hardware que você tem. 
Depois disso precisamos adicionar um disco rígido (HD) a nossa máquina virtual, então escolhemos a opção para criar um disco rígido virtual agora e clique em Criar
Ao clicar em Criar, uma nova tela aparece, para escolhermos o tipo de disco rígido. Para este tutorial, escolhi VDI (VirtualBox Disk Image) que é o padrão do VirtualBox, porém nada impede de você escolher outro tipo dos que aparecem na figura. Selecionado o tipo de arquivo de disco rígido, clicar em próximo.
Armazenamento em disco rígido físico. Nesta etapa escolhemos se queremos que o arquivo de disco rígido criado vai ter um tamanho fixo no disco, ou seja, se o tamanho do arquivo já será o tamanho real do disco ou se ele será dinamicamente alocado
Agora é hora de escolher o tamanho do disco rígido. Antes de escolher o tamanho, reparem que é necessário escolher o local onde o arquivo do disco rígido será armazenado, como padrão o VirtualBox já seleciona o mesmo local onde estão as configurações da máquina virtual. Para este tutorial, vamos manter o padrão.
Com a tela da máquina virtual carregada, se tudo correu bem, deverá ser semelhante a imagem a seguir, onde devemos escolher a ISO do Windows Server 2012 R2 ou o DVD de instalação.
A próxima tela então só nos permite a opção “Instalar Agora”. Também é possível tentar reparar o computador, caso você esteja tentando restaurar um Windows Server com problemas o que não é o nosso caso. 
Agora basta escolhermos o tipo de instalação. Apenas dois tipos são mostrados, Windows Server 2012 R2 Standard (Instalação Server Core) e Windows Server 2012 R2 (Servidor com GUI). Como vamos seguir no padrão Windows, escolheremos a segunda opção (Servidor com GUI). 
Hora de definirmos o tipo de instalação, se é uma atualização, para o caso de você já ter uma versão anterior do Windows Server instalada ou Personalizada, se você pretende fazer uma instalação limpa.
Então agora é só aguardar a instalação terminar e então o Windows estará instalado. 
 Após o término da instalação e alguns reboots depois, será solicitado que você digite a senha do administrador. Essa etapa é simples, porém atrapalha muita gente, porque a senha precisa atender a alguns requisitos de segurança, pois a senha é complexa.
 Pronto, nosso Windows Server 2012 R2 está instalado e surge na tela de login.
Atualização do Sistema
Se você estiver executando o Windows Server 2012 R2, esta atualização será exibida como atualização obrigatória no Windows Update como KB2919355. Você também pode obter uma versão do Windows Server 2012 R2 com a atualização incluída no Centro de Download da Microsoft(procure o local por KB2919355).
As notas de versão, os requisitos do sistema, os recursos preteridos e a documentação relacionada da versão para o Windows Server 2012 R2 também se aplicam ao Windows Server 2012 R2 Update. Consulte instalar e implantar o Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2012 para esses tópicos.

Continue navegando