Buscar

Questões de Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703094381)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa falsa:
		
	
	Os crimes de forma livre são aqueles que o crime não apresenta nenhuma ligação com outros delitos;
	 
	Os crimes de trânsito são aqueles em que somente uma parte da conduta ocorre em um país, sem lesionar ou expor a situação de perigo bens jurídicos de pessoas que nele vivem;
	
	Os crimes formais são aqueles que o tipo penal se limita a descrever uma conduta, ou seja, não contém o resultado naturalistico;
	 
	Os crimes simples são aqueles que podem ser praticados por qualquer pessoa;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702515574)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	FUNDEP - 2010 - TJMG - TÉCNICO JUDICIÁRIO - Quando o resultado do crime surge ao mesmo tempo em que se desenrola a conduta como no crime de injúria verbal, é CORRETO defini-lo como
 
		
	
	crime material
	
	crime impróprio
	 
	crime formal
	
	crime preterdoloso
	
	crime de mera conduta
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702687641)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
Assinale a alternativa correta.
		
	
	O crime de infanticídio, por tratar‐se de crime próprio, não admite coautoria.
	 
	Aquele que, desejando subtrair ossadas de urna funerária, viola sepultura, mas nada consegue obter porque tal sepultura estava vazia, não pratica o crime descrito no art. 210 do Código Penal: crime de violação de sepultura.
	
	Há homicídio privilegiado quando o agente atua sob a influência de violenta emoção.
	
	O homicídio culposo, dada a menor reprovabilidade da conduta, permite a compensação de culpas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702515067)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à territorialidade da lei, é INCORRETO afirmar:(OAB/SP. 2002)
		
	
	Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território.
	
	Para efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem.
	 
	Não é aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privadas, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.
	
	Para efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as aeronaves e as embarcações brasileiras mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702515721)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Abílio praticou o crime de homicídio qualificado contra Joça em 26 de julho de 1990. Em 25 de julho 1990 entrou em vigor a Lei de Crimes Hediondos, Lei n.8072/1190, trazendo em seu texto legal uma série de normas mais severas no que concerne aos direitos e garantias individuais do autor da conduta descrita como hedionda. Em março de 1993, em razão de pressão popular, os delitos de homicídio simples praticado em atividade típica de grupo de extermínio e homicídio qualificado passaram a constar no rol dos crimes hediondos, previstos no art.1º, da referida lei. Sendo certo que, do fato, Abílio restou condenado em abril de 1993, tendo o magistrado, ao proferir a sentença, aplicado os institutos repressores previstos na Lei de Crimes Hediondos, a partir dos estudos realizados sobre o conflito de leis penais no tempo e seus princípios norteadores, assinale a alternativa correta:
		
	
	a decisão do magistrado não há que ser revista, pois foram respeitados os princípios da legalidade e da retroatividade da lei penal ao proferir a sentença penal condenatória.
	 
	em razão dos princípios da legalidade e da irretroatividade da lei penal mais severa o magistrado não poderia aplicar os institutos repressores da Lei de Crimes Hediondos.
	
	a decisão do magistrado não há que ser revista, pois foi respeitado o princípio da legalidade ao proferir a sentença penal condenatória.
	
	os institutos repressores da Lei de Crimes Hediondos não poderiam ser aplicados pelo magistrado, haja vista tratar-se de lei excepcional.

Outros materiais