Buscar

questionario METODOLOGIA CIENTÍFICA v4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 200602856753)
	Fórum de Dúvidas (22)       Saiba (5) 
	
	Para Teixeira (2005), a indução não é um raciocínio único, e sim um conjunto de procedimentos, uns empíricos, outros lógicos e outros intuitivos.
A respeito do método indutivo, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
		
	
	No método indutivo a generalização deve ser constatada a partir da observação de casos particulares suficientemente confirmadores dessa realidade. 
	
	Método indutivo é baseado na indução e consiste em se estabelecer uma referência particular com base no conhecimento de alguns dados gerais. 
	
	Método indutivo é aquele que, ao partir de premissas maiores pode-se chegar às particularidades. 
	
	Método indutivo, ou indução, é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos gerais, conclui uma verdade particular. 
	
	No método indutivo, para se chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade, parte-se de fatos gerais, comprovados, e tira-se uma conclusão particular.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200602856988)
	Fórum de Dúvidas (8 de 22)       Saiba (2 de 5) 
	
	Método é entendido como a ordem em que se devem dispor os diferentes processos necessários para se atingir um resultado desejado; é a forma de proceder ao longo de um caminho, é uma forma de selecionar técnicas, forma de avaliar alternativas para uma ação. 
 
Em relação ao método científico, marque a única alternativa FALSA das citadas abaixo:
		
	
	Método científico é o caminho que se deve seguir para levar à formulação de uma teoria científica.
	
	Método científico parte da observação assistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos. 
	
	Método científico é a tentativa de resolver problemas por meio de suposições, isto é, de hipóteses, que possam ser testadas através de observações ou experiências. 
	
	Método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas de como deve ser o procedimento a fim de produzir conhecimento dito científico. 
	
	Método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica. 
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200603198620)
	Fórum de Dúvidas (8 de 22)       Saiba (2 de 5) 
	
	A essência do método científico é fornecer diretrizes que permitam: Marque somente a alternativa incorreta: 
		
	
	apropriar de um processo lógico-dedutivo.
	
	ir além dos fatos.
	
	buscar soluções práticas com verdades absolutas.
	
	organizar um conjunto de dados.
	
	ter certeza que os fatos são realmente fatos. 
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200603270748)
	Fórum de Dúvidas (8 de 22)       Saiba (2 de 5) 
	
	A resolução dos problemas de ordem científica passa necessariamente pelo método, tanto em seu aspecto de processo intelectual quanto de processo operacional. Sobre ambos os conceitos é possível afirmar que:
		
	
	o primeiro se encontra em todas as áreas da ciência enquanto o segundo está presente somente nas ciências exatas;
	
	o primeiro é específico das atividades da área de ciências humanas; o segundo se encontra presente somente na área de ciências exatas
	
	o primeiro diz respeito a organizar as atividades que vão permitir chegar ao fim almejado; o segundo diz respeito a análise sistemática de todas as vias de acesso à solução
	
	o primeiro é específico das atividades da área de ciências exatas; o segundo se encontra presente em todas as pesquisas científicas
	
	o primeiro diz respeito a análise sistemática de todas as vias de acesso à solução; o segundo diz respeito a organizar as atividades que vão permitir chegar ao fim almejado;
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200602858681)
	Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba (1 de 5) 
	
	Observe e depois responda: qual o tipo de método utilizado neste contexto? Pesquisas comprovam que a alimentação e os exercícios físicos aumentam o número de vida das pessoas. Para chegar a esta conclusão os pesquisadores observaram pessoas que comiam verduras, legumes, frutas, caminhavam diariamente, bebiam muito líquido. Portanto esta pesquisa apresenta caracerísticas:
		
	
	Familiar
	
	Dedutiva
	
	Histórica
	
	Indutiva
	
	Documental
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200602530208)
	Fórum de Dúvidas (8 de 22)       Saiba (2 de 5) 
	
	O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Os métodos de abordagem são constituídos de procedimentos gerais, que norteiam o desenvolvimento das etapas fundamentais de uma pesquisa científica, permitindo, por isso, seu emprego em várias ciências, sendo os principais: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético, e fenomenológico A esse respeito, analise as assertivas abaixo: 
I. O método dedutivo considera que o conhecimento é baseado na experiência e que a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta e é elaborada a partir de constatações particulares. 
II. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares levam à elaboração de generalizações. 
III. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. 
IV. O raciocínio indutivo utiliza o silogismo: de duas premissas retira‐se uma terceira logicamente decorrente. 
V. O método dedutivo parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, ou seja, unicamente em razão da lógica. A sequência com as afirmativas CORRETAS é: 
		
	
	II e IV, somente
	
	II, III e V, somente
	
	I, II e IV, somente
	
	I e II, somente
	
	I e III, somente
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200603291390)
	Fórum de Dúvidas (22)       Saiba (5) 
	
	Diante da complexidade da realidade, o ser humano elaborou, ao longo da história, formas de apropriar-se dela. Nesse sentido Cervo (2002) discute diferentes tipos de conhecimentos que o ser humano elaborou para descrever a realidade a sua volta. Nas alternativas abaixo marque a que se refere ao CONHECIMENTO CIENTÍFICO 
		
	
	Tipo de conhecimento que busca compreender além do fenômeno mas as causas reais. São características dessa forma de produzir conhecimento: a objetividade, o interesse intelectual, o método seguido e o espírito crítico. 
	
	Tipo de conhecimento conhecido como vulgar ou de senso comum. Trata-se de uma forma de produzir o conhecimento que ocorre de maneira ocasional. Sem método e não é sistemático. 
	
	Forma de conhecimento que se traduz na reflexão crítica sobre os fenômenos tendo como objetivo educar o raciocínio embora não esteja submetida à questão do método científico. 
	
	O conhecimento de mundo expresso pela prática e pela vivência cotidiana. Os conhecimentos são transmitidos de uma geração para a outra e tem como foco as experiências vividas. 
	
	Tipo de conhecimento ¿que se revela por meio da fé divina ou da crença religiosa. (...) a existência divina é evidente e inquestionável e, portanto, não necessita de demonstração ou experimentação, dispensa qualquer procedimento experimental. (BARROS E LEHFELD, 2007). 
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200603279280)
	Fórum de Dúvidas (2 de 22)       Saiba (5) 
	
	Sobre métodos científicosé correto afirmar que:
		
	
	Método Dedutivo: é aquele pelo qual, através de observações particulares, chega-se à afirmação de um princípio geral.
	
	Método Funcionalista: consiste na observação de dois ou mais fatos, fenômenos, indivíduos ou classes, procurando ressaltar as diferenças e similaridades entre eles.
	
	Método Comparativo: estuda a sociedade do ponto de vista de suas unidades (setores), considerando toda a atividade social e cultural como funcional. 
	
	Método Indutivo: é o processo de raciocínio que de princípios e proposições gerais ou universais chega-se a conclusões menos universais ou particulares.
	
	Método Hipotético-dedutivo: consiste na construção de conjecturas, que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, para ver quais as hipóteses que permanecem a partir das tentativas de refutação e falseamento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes