Buscar

Biofísica sons

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Biofísica 
 
Som e Dimensões de Onda Sonora – AULA3
Ondas sonoras são ondas mecânicas logitudinais , ou seja são ondas provocadas por compressão e não se propagam no vácuo necessitando de um meio para se propagar .entendemos por son toda a sensação produzida no ouvido humano por trem de ondas de certa frequência e intencidade , que pecorre um meio elástico . 
Toda vez que experimentamos uma sensação sonora existe : 
- um movimento vibratório de um meio , que pode ser solido ,liquido ou gasoso 
- um material elástico entre o corpo vibrante e a orelha 
- os sons diferenciam-se um do outro pelas seguintes características ou qualidades : 
- a altura , que esta ligada a frequência da onda sonora 
- o timbre , que depende dos harmônicos associados ao son fundamental , ou seja é característica de cada voz e é posivel distinguir sons de mesma frequencia atraves do tinbre , duas mulheres com vozes paracidas podem ser diferenciadas pelo timbre . 
- a intensidade ddo son esta ligada a amplitude da onda sonora . é relacionada ao volume do son . 
Os sons gerados pela voz humana são ricos em harmônicos , mas sua amplitude decresce rapidamente quando sua frequência cresce . 
A intensidade de um som pode quantificar-se como um nível de intensidade sonora que é medido em decibéis (dB). Quando o nivel de intensidade sonora é maior do que 120 dB a sensação no ouvido é dolorosa . por tanto , para a audição humana , em condições normais , o nível de intensidade sonora tem que estar entre 0 e 120 db . 
A voz humana 
A produção da fala é o resultado de um conjunto de processos que envolvem diversas partes do organismo que estão interconectadas . 
A fala é consequência do movimento reduzido ,aumentado e não ordenado de diversas partes . 
A respiração , ou seja o ato de intodruzir ar pela boca ou pelo o nariz , passando pela traqueia até os pulmões , proporcionando a matéria prima para a fala , resultando: 
- na produção de um som
- no controle desse som 
Durante a fonação o ar da respiração produz a vibração das cordas vocais . a garganta e a cavidade nasal determinam principalmente o som da voz . a cavidade bucal , que muda constantemente por causa do movimento do palato mole , do maxilar e da língua , determina o som especifico que será emitido . a frequência do som produzido pelas cordas vocais depende da tensão experimetada e de sua massa . a massa das cordas vocais do homem é maior do que da mulher, logo para uma determinada tensão , a frequência da voz de um homem é menor do que da mulher . 
Ouvido humano 
É um órgão estremamente sensível , que converte um fraco estimulo mecânico , porduzido em um meio esterno , em estímulos nervosos . o ouvido é constituído por três parte o ouvido esterno o médio e o interno . 
O ouvido esterno é a parte do ouvido que esta em contato com o meio externo , e é nessa parte que encide o estimulo produzido por uma fonte sonora . consiste em um canal auditivo e em um pavilhão auricular . o canal termina na membrana timpanica . 
O ouvido médio inicia-se na membrana timpânica , é uma cavidade cheia de ar e contem três pequenos ossos : bigorna ,martelo e estribo . em sua parte inferior estar a abertura da trompa de estaquio . O tímpano atua como um tambor vibrante, equilibrando as impedâncias entre ondas sonoras do ar e as vibrações sonoras do líquido coclear. Os ossículos atuam na amplificação do som. Dessa forma as funções do ouvido médio são a amplificação do som e a atenuação do som de modo a proteger a cóclea das vibrações lesivas. O reflexo de atenuação é realizado pela contração dos músculos tensor do tímpano e estapédio. Esse reflexo pode reduzir a intensidade de transmissão do som de baixas frequências por 30 a 40 decibéis, o que é a mesma diferença entre a voz intensa e o sussurro. De forma que esse reflexo tem duas funções:
-proteger a cóclea de vibrações prejudiciais
-mascarar sons de baixa frequÊncia em ambientes com som intenso.
O ouvido interno contem em sua estrutura , a cóclea , que contem três tubos enrolados como espiral, são eles: rampa vestibular, a rampa media e a rampa timpânica . A rampa vestibular e a rampa média estão separadas pela membrana de reissner, já a rampa timpânica e a rampa média são separadas pela membrana basilar. Na superfície da membrana basilar está o órgão de corti, que contêm células sensíveis chamadas de ciliadas. Essas constituem os órgãos receptores finais que geram impulsos nervosos em respostas às vibrações sonoras quando essas ciliadas são excitadas.
 Os ouvidos externo e médio converteram as vibrações sonoras de baixa pressão localizadas na vizinhaça do ouvido esterno em padrõres de baixa amplitude e alta pressão ,convenientes para serem transmitidos pelo fluido liquido contido no ouvido interno . alem disso , permitem uma compressão das ondas acústicas com a finalidade de proteger as celulas sensíveis do ouvido . 
Transferência de energia dentro do sistema auditivo:
Energia Acústica das ondas sonoras que entra no ouvido é transformada em energia Mecânica na cadeia ossicular que depois é transformada em energia Hidráulica no fluído da cóclea para ser finalmente ser transformada em energia Elétrica dos impulsos que viajam para o cérebro. 
Doenças:
Surdez:
- Surdez neural - Lesões da cóclea ou nervo auditivo; 
- Surdez de condução – transmissão de sons até a cóclea;
Funções do aparelhos auditivo 
1. Um microfone que capta os sons e os transforma em sinais elétricos;
 2. Um amplificador que aumenta o volume sonoro; 
3. Um alto-falante (em aparelhos auditivos chamado um telefone), que volta a transformar os sinais elétricos em sons;

Outros materiais