Buscar

Estudo de caso 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Civil V
Acadêmica: Andréa Cristina B. Sousa.
Estudo de caso 09
Caso concreto: 
Caso Concreto Lucas e Juliana casaram-se no Brasil em 2010 e, logo após o casamento, Lucas recebeu irrecusável oferta de emprego que levou o casal a ir morar na Espanha. Passados três anos, o casal percebeu que entre eles não há mais amor e decidiram se divorciar. O casal não possui filhos e lhe pergunta: para se divorciarem precisam vir ao Brasil ou podem fazer o pedido na Espanha mesmo? Uma vez que o casal ainda não está separado de fato e que existem bens a partilhar, podem eles pedir o divórcio extrajudicialmente? Explique suas respostas em no máximo seis linhas.
 O caso é regulado pela Lindb, art.18 , de modo ser possível o divórcio consensual pelo consulado brasileiro na Espanha, obedecidos os requisitos legais, não sendo mais preciso respeitar o prazo de separação de fato, diante da modificação advindo pela EC 66/10 (facilitação do divórcio).
Questão objetiva 
(Defensor Público AM 2013) O divórcio: 
a. não pode ser concedido sem prévia partilha dos bens. 
b. demanda prévia separação judicial, há pelo menos um ano, ou de fato, há pelo menos dois. c. só pode ser requerido se comprovada culpa de um dos cônjuges. 
Xd. pode dar ensejo à obrigação de prestar alimentos, a qual não se extingue com novo casamento do alimentante.
 e. não importa restrição aos direitos e deveres decorrentes do poder familiar, salvo na hipótese de casamento de qualquer dos pais.

Outros materiais