Buscar

CASO CONCRETO AULA 02

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
Caso Concreto Aula 02
Nome: Henrique Silva Teixeira	
Matricula: 201703232259	
Turma: / Sala: 407
Questão objetiva: Acerca dos princípios básicos do direito penal brasileiro, assinale a opção correta. 
a) O princípio da fragmentariedade ou o caráter fragmentário do direito penal quer dizer que a pessoa cometerá o crime se sua conduta coincidir com qualquer verbo da descrição desse crime, ou seja, com qualquer fragmento de seu tipo penal. 
b) O princípio da anterioridade, no direito penal, informa que ninguém será punido sem lei anterior que defina a conduta como crime e que a pena também deve ser prevista previamente, ou seja, a lei nunca poderá retroagir. 
c) É possível que uma lei penal mais benigna alcance condutas anteriores à sua vigência, seja para possibilitar a aplicação de pena menos severa, seja para contemplar situação em que a conduta tipificada passe a não mais ser crime.
 d) O princípio da insignificância no direito penal dis põe que nenhuma vida humana será considerada insignificante, sendo que todas deverão ser protegidas. 
e) O princípio da ultima ratio ou da intervenção mínima do direito penal significa que a pessoa só cometerá um crime se a pessoa a ser prejudicada por es se crime o permitir
Letra : C
CASO CONCRETO I
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, em data a ser definida, um processo no qual um homem foi condenado a um ano de prisão e dez dias -multa pelo furto de um par de chinelos avaliado em R$ 16. Como era reincidente, a Justiça de Minas Gerais determinou que a punição deveria ser cumprida em regime semiaberto, pelo qual o preso pode deixar o presídio para trabalhar durante o dia. Com base nos estudos realizados sobre os princípios norteadores, limitadores e garantidores de Direito Penal, responda de forma objetiva e fundamentada: quais as possíveis teses defensivas a serem apresentadas?
R: A tese de defesa ser apresentada é a aplicação do princípio da significância ou bagatela afastando a intervenção do direito penal. No caso foi mínima a lesão do bem jurídico, não há reprovabilidade social e ausência qualquer grau de perigosidade do agente, portanto estão presentes todos os requisitos de aplicação de tal princípio que atenua por vigor do direito penal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes