Buscar

EMPRESARIAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EMPRESARIAL II
Questão 09 – Os amigos Tobias e Mainard pretendem constituir uma sociedade empresária que adotará a firma Mainard Marcenaria & Cia., designação sugerida por Tobias. Antes da formalização da constituição, os futuros sócios consultam você, como advogado(a) para dirimir as dúvidas a seguir. 
A) A firma sugerida por Tobias pode ser aceita pela Junta Comercial quando do arquivamento do contrato?
Não. A firma social não pode conter o objeto da sociedade, apenas nome de sócio com o aditamento, se necessário, da expressão “e companhia” ou sua abreviatura, com base no Art. 1.157 do CC. Portanto, não pode ser aceita a designação proposta por Tobias.
B) Qual o âmbito geográfico da proteção ao nome empresarial? Há necessidade de registro próprio, como ocorre com as marcas?
O âmbito geográfico da proteção ao nome empresarial é estadual, de acordo com o Art. 1.166, caput, do CC. Não há necessidade de registro próprio, como ocorre com as marcas, porque a proteção ao nome empresarial decorre automaticamente do arquivamento dos atos constitutivos de sociedades, em conformidade com o Art. 33 da Lei nº 8.934/94.
Questão 10 - Pedro, 15 anos, Bruno, 17 anos, e João, 30 anos, celebraram o contrato social da sociedade XPTO Comércio Eletrônico Ltda., integralizando 100% do capital social. Posteriormente, João é interditado e declarado incapaz, mediante sentença judicial transitada em julgado. Os sócios desejam realizar alteração contratual para aumentar o capital social da sociedade.
A) João poderá permanecer na sociedade? Em caso positivo, quais condições devem ser respeitadas? Sim. João, mesmo interditado, pode permanecer na sociedade, desde que seja devidamente representado ou assistido, conforme a causa de sua interdição, por se tratar de sócio de sociedade empresária, e não de empresário individual, conforme art. 974, § 3º, do CC.
B) Quais critérios legais a Junta Comercial deve seguir para que o registro da alteração contratual seja aprovado?
A junta comercial deverá efetuar a alteração no contrato social e arquivá-lo com os requisitos de que os sócios incapazes não possam exercer administração da sociedade; que o capital social deve ser totalmente integralizado; e o sócio Bruno, por ser relativamente incapaz, deva ser assistido, e Pedro representado, visto ser ainda absolutamente incapaz; e João representado ou assistido, a depender da causa de sua interdição. Ressaltando que o sócio relativamente incapaz, deve ser assistido, já o absolutamente incapaz deve ser representado. Nos termos do artigo 974, §3º do CC.

Outros materiais