Buscar

Aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
Clara Brum
Aula 10
Ética da Advocacia
Natureza Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil
Entidade sui generis ou autarquia de regime especial que presta serviço público não estatal, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, sem manter com órgãos da Administração Pública qualquer vínculo funcional ou hierárquico (art. 44 do RG e art. 44, § 1º, EOAB).
Ética da Advocacia
Defender a Constituição e a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito; os direitos humanos;
Pugnar pela justiça social e pela boa aplicação das leis; 
Pugnar pela rápida administração da justiça e aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;   
Promover, com exclusividade, a Advocacia no Brasil.
Finalidades da OAB – Art. 44, I e II, EOAB
Ética da Advocacia
Conselho Federal
Conselho Seccional
Subseção
Caixa de Assistência dos Advogados
São órgãos da OAB – Art. 45, I a IV, EOAB
Ética da Advocacia
Compete à OAB fixar e cobrar, de seus inscritos, contribuições, preços de serviços e multas (Não tem natureza tributária) – art. 46, EOAB;
Constitui título executivo extrajudicial a certidão emitida pela diretoria do Conselho competente, relativa a contribuição de seus inscritos – Art. 46, pú, EOAB.
O pagamento da contribuição anual à OAB isenta os inscritos nos seus quadros do pagamento obrigatório da contribuição sindical – Art. 47, EOAB.
Ética da Advocacia
Os Presidentes dos Conselhos e das Subseções da OAB têm legitimidade para agir, judicial e extrajudicialmente, contra qualquer pessoa que infringir as disposições ou os fins da lei 8.906/94 ( Art. 49, EOAB).
Têm, ainda, legitimidade para intervir, inclusive como assistentes, nos inquéritos e processos em que sejam indiciados, acusados ou ofendidos os inscritos na OAB ( Art. 49, pú, EOAB).
O cargo de conselheiro ou de membro de diretoria de órgão da OAB é de exercício gratuito e obrigatório, considerado serviço público relevante, inclusive para fins de disponibilidade e aposentadoria (Art. 48, EOAB). 
Ética da Advocacia
Art. 50, Estatuto. Para os fins desta lei, os Presidentes dos Conselhos da OAB e das Subseções podem requisitar cópias de peças de autos e documentos a qualquer tribunal, magistrado, cartório e órgão da Administração Pública direta, indireta e fundacional.
ADI 1.127-8 julgada parcialmente em 17/05/06 – pedido julgado parcialmente procedente: a requisição deve ser motivada.
Ética da Advocacia
Qual a composição do Conselho Federal?
 Conselheiros federais - delegações de cada unidade federativa. Cada delegação é formada por três conselheiros federais (Art. 51, I e § 1º, EOAB e Art. 62, RG);
2. Ex-presidentes (membros honorários vitalícios) - com direito a voz (Art. 51, II e § 2º, EOAB e art. 62, § 1º, RG); 
 
Ética da Advocacia
Podem frequentar o Conselho Federal:
Os agraciados com a “Medalha Rui Barbosa” podem participar das sessões do Conselho Pleno, com direito a voz – art. 152, RG; 
Os presidentes dos Conselhos Seccionais - junto à delegação respectiva e direito a voz – art. 52, EOAB e art. 62, § 3 º, EOAB.
Ética da Advocacia
No exercício do mandato, o Conselheiro Federal atua no interesse da advocacia nacional e não apenas no de seus representados diretos (Art. 65, RGOAB). 
O cargo de Conselheiro Federal é incompatível com o de membro de outros órgãos da OAB, exceto quando se tratar de ex-presidente do Conselho Federal e do Conselho Seccional, ficando impedido de debater e votar as matérias quando houver participado da deliberação local (Art. 65, § 1º, RGOAB). 
Ética da Advocacia
Compete ao Conselho Federal fornecer ajuda de transporte e hospedagem aos Conselheiros Federais integrantes das bancadas dos Conselho Seccionais que não tenham capacidade financeira para suportar a despesa correspondente  (Art. 66, pú, RG).
Os Conselheiros Federais, integrantes de cada delegação, após a posse, são distribuídos pelas três Câmaras especializadas, mediante deliberação da própria delegação, comunicada ao Secretário-Geral, ou, na falta desta, por decisão do Presidente, dando-se preferência ao mais antigo no Conselho e, havendo coincidência, ao de inscrição mais antiga (Art. 67, RG). 
Ética da Advocacia
DIRETORIA: Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, Secretário-Geral Adjunto e Tesoureiro ( art. 55, EOAB). 
Presidente: (Art. 62, § 2º, RG e Art. 55,§ 1º, EOAB)
Representação nacional e internacional da OAB –; 
Convocar o Conselho Federal, presidi-lo; 
Representá-lo ativa e passivamente, em juízo ou fora dele;
Promover-lhe a administração patrimonial e dar execução às suas decisões.
Ética da Advocacia
Órgãos do Conselho Federal: (Art. 64, incisos I a V, RGOAB)
 Conselho Pleno
 Órgão Especial do Conselho Pleno
 1ª, 2ª e 3ª Câmaras
 Diretoria
 Presidente
Ética da Advocacia
O patrimônio do Conselho Federal, do Conselho Seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados e da Subseção é constituído de bens móveis e imóveis e outros bens e valores que tenham adquirido ou venham a adquirir (Art. 47, RGOAB).
 A alienação ou oneração de bens imóveis depende de aprovação do Conselho Federal ou do Conselho Seccional, competindo à Diretoria do órgão decidir pela aquisição de qualquer bem e dispor sobre os bens móveis (Art. 48, RGOAB). 
Ética da Advocacia
A alienação ou oneração de bens imóveis depende de autorização da maioria das delegações, no Conselho Federal, e da maioria dos membros efetivos, no Conselho Seccional(Art. 48, pú, RGOAB).
 
Novos Conselhos Seccionais são criados mediante Resolução do Conselho Federal (Art. 46, RG). 
 
Os cargos da Diretoria do Conselho Seccional têm as mesmas denominações atribuídas aos da Diretoria do Conselho Federal (art. 49, RG). 
Ética da Advocacia
A representação deverá conter a identificação do representante, com a sua qualificação; a narração dos fatos; os documentos e a indicação de outras provas a ser produzidas, bem como, se for o caso, o rol de testemunhas, até o máximo de cinco; a assinatura do representante ou a certificação de quem a tomou por termo, na impossibilidade de obtê-la (Art. 57 CED).
A representação – Pres. (Conselho Secc/Subs/TED) – Relator para instrução processual ( 58, CED). 
A instrução processual poderá ocorrer no TED que designará relator ( art. 58, § 1°, CED)
Ética da Advocacia
É também permitida a revisão do processo disciplinar, por erro de julgamento ou por condenação baseada em falsa prova (Art. 73, § 5º EOAB).
O Conselho Seccional pode adotar as medidas administrativas e judiciais pertinentes, objetivando a que o profissional suspenso ou excluído devolva os documentos de identificação (Art. 74, EOAB). 
Referências:
BRASIL. Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. Lei 8.906, de 4 de julho de 1994. Coleção Saraiva de Legislação. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
​
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Código de Ética e Disciplina da OAB. 2015.
​
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. 13 de fevereiro de 1995. Coleção Saraiva de Legislação. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
​
Referências:
COÊLHO, Marcus Vinicius Furtado. Comentários ao novo código de ética dos advogados. São Paulo: Saraiva, 2016.
 
GONZAGA, Álvaro de Azevedo; NEVES, Karina Penna; BEIJATO JUNIOR, Roberto. Estatuto da advocacia e novo Código de Ética e Disciplina da OAB comentados. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2016.
 
LÔBO, Paulo L. N. Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB. São Paulo: Saraiva, 2015.
Clara Maria Cavalcante Brum de Oliveira
Possui graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1990), graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2005) e mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora assistente da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes
temas: metodologia, filosofia da ciência, filosofia, filosofia política e filosofia do direito. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2000062113086870
Como é ser um Filósofo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais