Buscar

Adm. sist. info. AULA 1 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bom tarde professora, segue a minha compreensão sobre as 3 aulas iniciais.
 Um sistema é um conjunto de elementos interconectados de modo a formar um todo organizado. Para ordenar esses elementos interconectados, é usado a abordagem sistêmica que facilita a tomada das decisões descrevendo de forma concreta os objetivos do sistema.
 Abordando os Princípios da Teoria Geral dos Sistemas, vemos que os sistemas não podem ser vistos separadamente, ele deve ser estudado como um todo, abrangendo a sua função (oque ele supre para o meio ambiente com qual ele convive) e a estrutura (entrada, processamento e saída). Sendo assim, ao invés de reduzir uma entidade para um estudo individual de suas partes ou elementos, se deve focar no arranjo como um todo,logo, temos que ter em mente que todo os sistemas tem um propósito ou objetivo e é de natureza orgânica pela qual uma mudança em alguma parte do sistema, provavelmente provocará mudanças em todas outras unidades.
 Quanto a constituição dos sistemas, eles podem ser FÍSICOS/CONCRETOS (quando são compostos de equipamentos, máquinas, hardwares e objetos reais) ou ABSTRATOS (quando são compostos de planos, conceitos, hipótese, ideias, softwares), e quanto a sua natureza, podem ser FECHADOS (não apresentando interligação com o meio ambiente que o cerca) ou ABERTOS (apresentando ligações com o meio ambiente através de entradas e saídas).
 Para facilitar o uso e o entendimento de um sistema, os gerentes utilizam os Sistemas de Informação que oferece aos mesmos ferramentas para planejar, fazer previsões e monitorar os negócios com maior precisão. Podemos citar o uso das Tecnologias de Informação que são conjuntos de todas as atividades e soluções provindas por recursos de computação e tecnologias intelectuais. 
 Podemos classificar os Recursos de um Sistema de Informação como:
 • Recursos Humanos: São as pessoas que operam todos os Sistemas de Informação.
 • Os Especialistas: São os que desenvolvem e operam os Sistemas de Informação.
 • Usuários Finais ou Clientes: São as demais pessoas que utilizam sistema ou a informação que ele produz. 
 Para que um sistema alcance seu objetivo, ele necessita ser usado e operado de forma correta. Para esse fim, o Recurso Humano da organização deve conhecer claramente o seu papel e a importância do seu trabalho na organização. 
 As informações dos Sistemas de Informação são dados que foram transformados em contexto significativo e é útil para os usuários. O valor da informação está diretamente ligado ao modo como ele ajuda os gerentes e tomadores de decisões a atingirem os objetivos da organização, sendo assim, a informação deve ser clara, precisa, completa, econômica, rápida, dirigida, direta, confiável, simples, dentre outras atribuições que facilitem o bom entendimento desta informação.
 Tendo como componentes fundamentais a todo o Sistema de Informação, os Recursos de Rede compreendem: meios de comunicação, processamento de comunicação e acesso a rede de software, sendo uma rede de transmissão e comunicação de dados. 
 Devemos conhecer as atividades básicas do Processamento de Informação, que são:
 • Entrada (input): Captura/coleta de dados dentro da organização ou de seu ambiente externo.
 • Processamento: Processo de transformação que convertem insumo em produtos.
 • Saída (output): Transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seus destino final.
 • Armazenamento: Atividade na qual os dados e informações são guardadas de forma organizada para serem usadas posteriormente. 
 O conhecimento de Sistemas de Informação consiste na compreensão ampla de organizações, indivíduos e de como analisar e resolver problemas através de uma habilidade prática com tecnologias de informação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais