Buscar

Macroeconomia Entendimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Boa noite professora, segue a minha compreensão sobre algumas aulas.
A Macroeconomia é a ciência que estuda a relação entre a oferta e a demanda na determinação dos preços, ela consiste no estudo da economia como um todo, diferente da microeconomia onde se é estudada a relação entre vendedores e compradores. A macroeconomia tem como principais objetivos o crescimento econômico, a estabilidade de preços e a distribuição da renda.
 O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma região durante um período de tempo, pode ser expresso através de três óticas:
 •PIB pela ótica de produção: Onde se explica oque pode e oque não pode ser contado na medida de produto do PIB.
 •PIB pela ótica da despesa: Onde se calcula as despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos e onde se explica cada fator de produção.
 •PIB pela ótica da renda: É a soma da remuneração dos fatores de produção utilizados na obtenção de todos os bens e serviços durante o ano.
 Quando nós calculamos a preços constantes e sem os efeitos da inflação do PIB, estamos tratando do PIB Real, e quando estamos falando dos preços correntes para atribuir um valor à produção de bens e serviços, estamos falando do PIB Nominal.
 Pode se afirmar que o crescimento econômico aumenta o bem-estar, uma vez que o aumento e a diversificação da produção permite que a população conte com mais produtos à sua disposição. Porém, não o PIB não pode captar alterações do bem-estar social, onde são envolvidos alguns aspectos qualitativos como condições de saúde, educação, segurança, etc. O PIB total dividido pelo número de habitantes é chamado de PIB per capita, ele pode ser considerado uma medida natural do bem-estar econômico do indivíduo médio. Para ser avaliado o bem-estar do ponto de vista social é usado indicador chamado Índice de Desenvolvimento Humano. Trata-se de um índice calculado a partir de uma média de indicadores sociais tais como: taxa de alfabetização, nível de escolaridade e expectativa de vida.
 A Inflação se refere a uma situação em que o nível geral de preços da economia aumenta e isso ocorre quando os insumos necessários para a produção de bens e serviços ficam mais caros e, com isso, os custos de produção são repassados para o consumidor final.
 A determinação da inflação é feita através de índices, calculados a partir de preços coletados em intervalos de tempo regulares. Esses índices atendem a diferentes objetivos e tem diferentes níveis de extensão setorial ou espacial. Os principais índices calculados no Brasil são apurados por instituições como: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), FGV-RJ (Fundação Getúlio Vargas) e FIFE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
 A inflação apresenta efeitos que afetam a economia de um país, tais como: a redução do poder aquisitivo das classes trabalhadoras, o estímulo às importações e desestimulo às exportações, falta de investimento na expansão da capacidade produtiva e aumento nos indicadores de pobreza já que a inflação é mais prejudicial para as pessoas de baixa renda.
 Podemos citar alguns tipos de inflação:
 •Inflação de Demanda: Onde ocorre um aumento na procura de um determinado bem, que o mesmo corresponda a essa demanda, fazendo, assim, que o preço destes produtos se elevem.
 •Inflação de Custo: Decorre do aumento dos custos empregados na produção de bens e serviços.
 •Inflação Estrutural: Esta se relaciona com a ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia
 •Inflação Inercial: Fundamenta-se na capacidade de autopropagação da inflação e na prática generalizada de indexação, ou seja, a correção dos custos dos fatores de produção e dos preços.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes