Buscar

Para que serve comunicacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARA QUE SERVE A COMUNICAÇÃO?
 João Alberto Ianhez
Lendo diariamente os principais jornais e publicações do eixo Rio / São Paulo e, de quebra, algumas de outros estados, pergunto-me: Para que serve aquilo que se convencionou denominar comunicação?
Para os poucos afeitos ao termo poderíamos dizer que a melhor definição de comunicação seria; aquilo de que todas as pessoas se julgam entendidas e ensinam na “arte” de fazer com que os outros compreendam o que elas querem transmitir e reajam de acordo com os seus objetivos.
Provavelmente, serei criticado por essa definição, pelos mestres e teóricos da comunicação, mas na prática é isso o que ocorre. E é isso que se subentende da leitura dos veículos de comunicação, das notícias de empresas, órgãos públicos, governo, pessoas etc.
Nota-se que não há um padrão, uma transmissão em uníssono de um conceito, de uma imagem. Nota-se que não há planejamento da comunicação, o que fica mais complicado quando todos entendem da mesma e se arvoram no direito de comunicar aquilo que julgam correto, da forma que mais lhes aprouver. Não há uma visão de conjunto, nem padronização de linguagem etc.
Para que ter executivos ou consultores de comunicação nas empresas, entidades de classe, governos, ministérios, nas organizações em geral?
O que se vê, afinal, é uma confusão generalizada de conceitos díspares sobre as empresas, governo, pessoas etc. Não porque as pessoas não saibam se comunicar. É simplesmente porque comunicação é mais do que falar bem, escrever bem, ser simpático, ter carisma. Comunicação é, também, planejamento, definições claras de objetivos e união de todos da organização em relação aos mesmos. É ter, nas organizações entre outros intrumentos , mensagens preferenciais para orientarem os pronunciamentos de todos que fazem parte da mesma, na busca da transmissão coerente dessas mensagens.
Quando as organizações ou as pessoas falam em comunicação devem pensar nisso. Em transmitir uma mensagem, planejada, coerente com as mensagens do passado, de acordo com a realidade do presente e coerente com a projeção do futuro, que os instrumentos de planejamento da empresa indicam, e o trabalho de comunicação devem formalizar, sempre com a visão voltada para que conceito a organização deseja ter junto ao seu público. 
O que se vê, portanto, e que se reflete no dia-a-dia do que lemos, é a falta de planejamento da comunicação por parte de empresas, entidades, governos, lideranças empresariais.
Respondendo a pergunta colocada como título, a comunicação serve para:
Definir qual o conceito que a organização objetiva junto ao público, baseado na sua visão, missão, objetivos, valores, metas e o que mais que ela tenha como instrumento de direção e estratégia.
Particularmente, denomino isto de conceito organizacional estratégico. Isto é, do ponto de vista de todas suas estratégias e os instrumentos que a apóiam, como é que a organização, idealmente, deve ser vista pelo público em geral (clientes, acionistas, comunidade, imprensa etc. etc.).
Se as organizações - empresas, entidades em geral, governo - entenderem a comunicação desta forma, verão quão produtiva e eficaz ela será, para todos os componentes de sua estrutura, para seus produtos e serviços, para a visão clara do público do que ela é e do que ela não é.
Para isso é preciso que entendam para que serve a comunicação. E dentro desse conhecimento é importante que não esqueçam de arrumar a casa, isto é, de trabalhar em primeiro lugar a comunicação com o público interno, priorizar o trabalho de comunicação junto aos mesmos e cuidar para que as informações sejam passadas em primeiro lugar para ele, caso isso seja inviável que, pelo menos, seja feita concomitantemente com os demais públicos. Esta forma de agir, além de ser um instrumento de motivação dos funcionários, transmite ao público coesão, coerência, profissionalismo e competência.
Neste momento é preciso, é premente, é necessário, é fundamental que as organizações em geral, entre elas os órgãos governamentais, entendam para que serve a comunicação, utilizando-a de maneira adequada para a tranqüilidade e serenidade do povo brasileiro.
Desta forma, serão abertos espaços nas organizações para uma comunicação objetiva, com uma direção, com um sentido, com um significado, com coerência entre presente, passado e futuro, com base nos objetivos visados e sabendo como usar e para que serve a comunicação.

Outros materiais