Buscar

Lista 2 AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01 - A superlotação em embarcações constitui uma importante fonte de risco, de modo que o controle do número de passageiros deve ser rigoroso. Uma embarcação pesando 20000 N desloca uma quantidade de água correspondente a 40% do volume do seu casco, quando está atracada no porto, sem nenhum passageiro a bordo. Admitindo-se que, por razões de segurança, o deslocamento máximo de água corresponda a 64% do volume do casco, e que a massa média de um ser humano adulto seja aproximadamente igual a 75 kg, afirma-se que o número máximo de passageiros adultos permitidos na embarcação, de modo a respeitar a norma de segurança, é de:
A) 4 B) 8 C) 12 D) 16 E) 20
QUESTÃO 02 – O elevador hidráulico mostrado na Figura, qual deve ser a razão entre o diâmetro do braço do recipiente sob o carro e o diâmetro do braço do recipiente onde a força é aplicada para que um carro de 1520kg possa ser erguido com uma força de apenas 125N?
QUESTÃO 03 – O funcionamento dos freios hidráulicos baseia-se no fato de que o acréscimo de pressão exercido em qualquer porção de um fluido em equilíbrio estático é integralmente transferido a todas as outras porções do fluido. Quando o motorista aciona o freio, um pistão pequeno exerce uma pressão no óleo do freio, que, por sua vez, transmite a pressão a um pistão maior. Nesse sentido, são feitas as seguintes afirmativas: 
I. A razão pela qual a pressão aplicada por um pistão em um óleo é transmitida a todas as porções desse óleo é o Princípio de Arquimedes. 
II. A intensidade da força que atua no pistão menor é igual à intensidade da força que atua no pistão maior. 
III. Apesar de os deslocamentos dos pistões serem diferentes, o trabalho realizado pela força atuante em cada um é o mesmo.
IV. A prensa hidráulica e o guindaste hidráulico são outros dispositivos que funcionam baseados no princípio de Pascal, que é o mesmo princípio dos freios hidráulicos. 
Baseados no princípio de Pascal, que é o mesmo princípio dos freios hidráulicos. A alternativa que só contém afirmativas corretas é a: 
A) I e II B) I e III C) I, II e III
D) II e IV E) III e IV 
 
QUESTÃO 04 –De uma plataforma com um guindaste, faz-se descer, lentamente e com velocidade constante, um bloco cilíndrico de concreto para dentro da água.
Na Figura I, está representado o bloco, ainda fora da água, em um instante t1 e, na Figura II, o mesmo bloco, em um instante t2 posterior, quando já está dentro da água.
Assinale a alternativa cujo gráfico melhor representa a tensão no cabo do guindaste em função do tempo.
QUESTÃO 05 – O violão, instrumento musical bastante popular, possui seis cordas com espessuras e massas diferentes, resultando em diferentes densidades lineares. As extremidades de cada corda são fixadas como mostra a figura abaixo
Para produzir sons mais agudos ou mais graves, o violonista dispõe de duas alternativas: aumentar ou diminuir a tensão sobre a corda; e reduzir ou aumentar seu comprimento efetivo ao pressioná-la em determinados pontos ao longo do braço do instrumento. Para uma dada tensão , F, e um dado comprimento, L, a frequência de vibração, ʄ, de uma corda de densidade linear µ é determinada pela expressão
Levando em consideração as características descritas acima, para tocar uma determinada corda de violão visando produzir um som mais agudo, o violonista deverá 
A) diminuir o comprimento efetivo da corda, ou aumentar sua tensão. 
B) aumentar o comprimento efetivo da corda, ou diminuir sua tensão.
C) diminuir o comprimento efetivo da corda, ou diminuir sua tensão.
D) aumentar o comprimento efetivo da corda, ou aumentar sua tensão.
QUESTÃO 06 – Num laboratório, são realizadas experiências com dois pêndulos simples distintos. O primeiro, de comprimento L, denominado pêndulo A, possui um corpo suspenso de massa m. O segundo, de comprimento L/3, denominado pêndulo B, possui um corpo suspenso de massa 3m. A relação entre os respectivos períodos de oscilação desses pêndulos é:
QUESTÃO 07 – Enquanto brinca, Gabriela produz uma onda transversal em uma corda esticada.
Em certo instante, parte dessa corda tem a forma mostrada nesta figura:
A direção de propagação da onda na corda também está indicada na figura.
Assinale a alternativa em que estão representados CORRETAMENTE a direção e o sentido do deslocamento do ponto P da corda, no instante mostrado.
QUESTÃO 08 - A mesma nota musical, quando emitida por uma flauta, é diferente quando emitida por um piano. O fato de o aluno do Curso de Música distinguir, perfeitamente, a nota emitida por um dos dois instrumentos é devido:
(A) a frequências diferentes 
(B) a altura diferentes
(C) a timbres diferentes 
(D) a intensidades diferentes
(E) amplitudes diferentes.
QUESTÃO 09 – Uma nota musical emitida por um instrumento é registrada por dois observadores. O observador I está em repouso em relação ao instrumento enquanto o observador II está em movimento em relação a fonte sonora. A figura abaixo mostra, em uma mesma escala, as variações de pressão registradas por cada observador. Com base nos gráficos pode-se afirmar que:
(A) O observador II está se afastando da fonte e observa uma nota de mesma intensidade e altura maior que o observador I.
(B) O observador II está se aproximando da fonte e observa uma nota de mesma intensidade e altura maior que o observador I.
(C) O observador II está se afastando da fonte e observa uma nota de mesma intensidade e mesma altura que o observador I.
(D) O observador II está se afastando da fonte e observa uma nota com maior intensidade e menor altura que o observador I.
QUESTÃO 10 – O diálogo a seguir retrata a conversa de um médico com seu paciente sobre algumas características do uso do ultra-som em exames: 
(Adaptado de: SILVA, José Alves da. Projeto Escola e cidadania: Física. São Paulo:Editora do Brasil, 2000.)
MÉDICO – As ondas de ultra-sons são geradas por transdutores ultra-sônicos. Os transdutores são dispositivos que transformam energia elétrica em vibrações mecânicas na faixa do ultra-som.
PACIENTE – Mas Doutor, tenho muito medo de fazer exame de ultra-som. Um tio meu disse que ficou surdo, pois o som era ultra-alto. Será que é verdade?
Uma possível explicação que o Médico poderia dar, em seqüência ao diálogo, seria:
A) “Uma vez que as ondas ultra-sônicas são ondas eletromagnéticas intensas, há um pequeno risco disto ocorrer. Mas as possibilidades são mínimas!”
B) “De fato, as ondas ultra-sônicas possuem altas freqüências, mas, por serem ondas eletromagnéticas, não causam o menor risco para o paciente”
C) “De forma alguma! O ouvido humano não é capaz de detectar ultra-sons.”
D) “Isso só seria verdade se o controle de volume de intensidade sonora do aparelho estivesse no máximo. O que, neste caso, não acontece!”
QUESTÃO 11 –O pêndulo de um relógio é composto por uma massa presa na extremidade livre de uma barra. O relógio é construído e calibrado na Suíça e depois trazido à cidade de João Pessoa. Com o passar do tempo, o proprietário do relógio nota que este cada vez mais se desvia da hora padrão. Alguns fatores, quando diferem de um lugar para outro, podem, em princípio, causar desvios na contagem de tempo no relógio de pêndulo. Esses fatores são:
I) Temperatura média.
II) Módulo da aceleração da gravidade.
III) Direção da aceleração da gravidade.
IV) Massa do pêndulo.
Estão corretas apenas:
A) I e III B) II e III C) III e IV
D) II e IV E) I e II
QUESTÃO 12 – Essa figura mostra parte de duas ondas, I e II, que se propagam na superfície da água de dois reservatórios idênticos.
Com base nessa figura é correto afirmar que:
A) A frequência da onda I é menor do que o da onda II, e o comprimento de onda de I é maior do que o de II. 
B) As duas onda têm a mesma amplitudes, mas a frequência da onda I é menor do que o da onda II. 
C) As duas ondastêm a mesma frequência, e o comprimento de onda é maior na onda I do que na onda II. 
D) Os valores da amplitude e do comprimento de onda são maiores na onda I do que na onda II. 
E) Os valores da frequência e do comprimento de onda são maiores na onda I do que na onda II. 
QUESTÃO 13 – O ecobatímetro é um instrumento utilizado na navegação moderna para obter informações sobre a profundidade de um rio sob a embarcação. Ele utiliza ultrassons, na faixa de 50MHz até 200MHz, que são emitidos de um ponto no fundo da embarcação e refletidos no fundo desse rio, como mostra a figura abaixo. Pelas características do aparelho, quando o operador deseja um feixe de onda com abertura maior, ele aumenta o comprimento da onda emitida.
Analise as seguintes afirmativas e julgue-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) sobre essa situação:
A abertura do feixe de onda emitido é maior para a frequência de 50MHz do que para a frequência de 200MHz.
O comprimento da onda emitida aumenta com o aumento da profundidade do rio onde a embarcação se encontra.
Se a embarcação se desloca na horizontal e emite um feixe verticalmente para o fundo, ela recebe a onda refletida com frequência maior que a emitida.
Se o ecobatímetro fosse usado no ar, o tempo de retorno do eco de um obstáculo situado à mesma distância que o fundo do rio seria maior.
QUESTÃO 14 – Quando uma onda sonora se propaga no ar, numa certa direção:
A) o ar, como um todo, se desloca na direção da propagação da onda;
B) o ar, como um todo, se desloca na direção normal à direção de propagação da onda;
C) as partículas do ar se movimentam de um lado para outro, numa direção normal à direção da propagação da onda;
D) as partículas do ar se movimentam para frente e para trás, na direção da propagação da onda;
E) o ar não se movimenta, apenas sua pressão aumenta e diminui sucessivamente.
QUESTÃO 15 – Considere as afirmações a seguir.
I. O eco é um fenômeno causado pela reflexão do som num anteparo.
II. O som grave é um som de baixa freqüência.
III. Timbre é a qualidade que permite distinguir dois sons de mesma altura e intensidade emitidos por fontes diferentes.
São corretas as afirmações.
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
QUESTÃO 16 – Mariana pode ouvir sons na faixa de 20Hz a 20kHz. Suponha que, próximo a ela, um morcego emite um som de 40kHz. Assim sendo, Mariana não ouve o som emitido pelo morcego, porque esse som tem
a) um comprimento de onda maior que o daquele que ela consegue ouvir.
b) um comprimento de onda menor que o daquele que ela consegue ouvir.
c) uma velocidade de propagação maior que a daquele que ela consegue ouvir.
d) uma velocidade de propagação menor que a daquele que ela consegue ouvir.
QUESTÃO 17 – As características do som que nos possibilitam distinguir sons fracos de sons fortes, sons graves de sons agudos bem como a voz de um amigo, em relação a outras vozes, são, respectivamente,
A) altura, intensidade e timbre.
B) intensidade, timbre e altura.
C) altura, timbre e intensidade.
D) intensidade, altura e timbre.

Continue navegando