Buscar

Prova economia do meio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408520921)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os estudos da economia do meio ambiente e dos recursos naturais, baseiam-se no entendimento do meio ambiente como um bem público e dos efeitos ambientais como externalidades geradas pelo funcionamento da economia. Assim, os valores dos bens e recursos ambientais e dos impactos ambientais não captados na esfera de funcionamento da economia de mercado, devido a falhas em seu funcionamento, podem ser estimados, na medida em que se possa descobrir qual a disposição da sociedade e dos indivíduos a pagar pela preservação ou conservação dos recursos e serviços ambientais. Das alternativas abaixo, qual a que está contrária ao que propõe o conceito de economia do meio ambiente?
		
	 
	um empresário vai montar uma usina de lixo é resolve adotar técnicas que evitam o chorume (contaminação do solo) mas não toma os cuidados em evitar a contaminação pelo metano - um dos gases de efeito estufa (GEE).
	
	um município resolve fechar as usinas térmicas que usam óleo diesel e substituí-la por usinas de energia eólica, solar e das marés.
	
	um shopping center resolve adotar todo um programa de eficiência energética, visando economizar energia elétrica e fazer aproveitamento da energia solar e das águas para resfriar o aparelho de ar condicionado central.
	
	uma prefeitura resolve implementar um programa de coleta seletiva de produtos eletrônicos e monta uma parceria com ONGs para fazer o reaproveitamento dos materiais recicláveis e gerar renda e emprego para população carente.
	
	um proprietário de um sítio resolve desmembrar a sua área para fazer um condomínio de casas de alto padrão e exige que todas as casas a serem construídas, precisam adotar o reuso das águas, adotar energia solar e tratamento ecológico do esgoto.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408900364)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Existe um movimento que tem provocado o crescimento do engajamento das empresas na direção da responsabilidade socioambiental, seja por motivação intrínseca, seja por pressões da mídia, dos consumidores, dos concorrentes, da legislação ou dos financiadores. Por que motivo?
		
	 
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre a interdependência entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre o paralelismo entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre as dicotomias entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre a consequência entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
	
	Pois cresce a consciência da sociedade sobre o conflito entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais da vida.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408520949)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Querer ser uma empresa verde e ser reconhecida pelo mercado como tal, não é nada fácil. Na verdade, precisa fazer parte do planejamento estratégico da própria organização. A Interbrand é a maior empresa de consultoria de marcas do mundo e todo ano ela publica o seu relatório Best Global Green Brands (As Melhores Marcas Verdes Globais). Uma empresa global que tem se destacado nos últimos anos como a empresa mais verde do mundo, além de ser a líder na categoria de "fabricante de celulares" e foi considerado em 2013 como a mais sustentável, é a Nokia. Seus esforços vão desde à pesquisa de produtos mais sustentáveis até criar uma rede reciclagem com mais de 5.000 pontos de coleta em 100 países. Só no Brasil, são mais de 300 pontos de coleta. Entre as alternativas abaixo, qual é a correta?
		
	
	As empresas buscam se "esverdear" na condução de seus negócios, porque sabem que os fornecedores cobram preços mais baratos em nos insumos vendidos.
	
	As empresas buscam se tornarem verdes porque os bancos cobram taxas de juros mais baixas na concessão dos empréstimos destinados a expansão de suas atividades.
	
	As empresas tendem a se tornarem verdes em suas atividades visando melhorar a sua imagem perante os governos e, dessa forma, pagarem menos impostos.
	 
	As empresas buscam serem verdes porque ganham na redução dos desperdícios, tornam os custos menores pela possibilidade de reuso dos materiais recicláveis e contribui para melhorar a imagem da empresa junto aos investidores e aos consumidores.
	
	As empresas buscam se tornarem verdes, pois os investidores do mercado de ações preferem essas empresas, mesmo que deem prejuízos, comparadas com outras que dão muito lucro, mas são poluidoras.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408900399)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual o significado do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) criado pela BM&F BOVESPA?
		
	 
	surgiu com a missão de ser um referencial do desempenho das ações de empresas que trabalham a sustentabilidade de longo prazo e, por isto, estimulam boas práticas por parte das demais empresas.
	
	surgiu com a missão de ser um referencial do ganho de produtividade das empresas que trabalham a sustentabilidade de longo prazo e, por isto, estimulam a adoção de práticas de eficiência energética.
	
	surgiu com a missão de ser um referencial do desempenho das exportações de companhias que trabalham a sustentabilidade de longo prazo e, por isto, estimulam boas práticas de máximo lucro para as de mais empresas.
	
	surgiu com a missão de ser um referencial do desempenho da produção das empresas que trabalha a sustentabilidade de curto prazo e, por isto, estimulam boas práticas por parte das demais empresas.
	
	surgiu com a missão de ser um referencial do desempenho dos processos eficientes das empresas que trabalham a sustentabilidade de médio prazo e, por isto, estimulam as práticas minimizadoras de custos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408520992)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação às assertivas seguintes, escolha a alternativa correta: I) Stakeholders são os empregados, clientes, fornecedores, credores e outros que possuem vínculo (econômico ou não) direto com a empresa. II) Modernamente, a visão de stakeholders transcende a questão econômica e encontra-se conectada a outros aspectos, como a Responsabilidade Social Trabalhista e Cultural e às questões ambientais. III) Uma definição interessante de stakeholder é "que stakeholder constitui uma organização que, por definição, vem a ser qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa".
		
	
	Apenas a assertiva III é verdadeira.
	
	Apenas as assertivas II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a assertiva I é verdadeira.
	
	Apenas a assertiva II é verdadeira.
	 
	Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408521087)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ¿ COP21), a ser realizada em Paris, em 2015, buscará estabelecer um acordo climático global em substituição ao Protocolo de Quioto, que irá expirar em 2020 e não teve atingido o seu objetivo que de reduzir as emissão de gases de efeito estufa no mínimo 5% abaixo dos níveis emitidos em 1990. Em função disto, o que deve se esperar da COP21?
		
	
	Uma parceria entre governos e setor privado visando atender as metas não atingidas do Protocolo de Quioto.
	
	Os governos assumindo compromissos corajosos e ambiciosos de pressionar a indústria automobilística para mudarem os motores de combustão por combustíveis limpos.
	 
	O esforço para o estabelecimento de metas de princípios básicos da sustentabilidade: recuperação e manutenção de ativos ambientais e um efetivo combate à pobreza.
	
	Formar um acordo mundial de fechar todas as usinas nucleares e térmicas e investirem o máximo possível em energia de fontes limpas.
	
	Uma mobilizaçãodo terceiro setor com os países desenvolvidos para pressionar os países em desenvolvimento aderirem uma agenda de redução das emissões.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408521028)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diante do aumento da conscientização e da preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, muitas empresas têm buscado implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) seguindo as normas da Série ISO 14000. Considere a situação abaixo. Duas empresas que atuam no mesmo setor e desenvolvem atividades similares podem estar em conformidade com seus requisitos, bem como ser certificadas de acordo com a NBR ISO 14001:2004, mesmo que apresentem níveis diferentes de desempenho ambiental. PORQUE A NBR ISO 14001:2004 não estabelece critérios específicos de desempenho ambiental e, sim, especifica os requisitos relativos a um sistema da gestão ambiental, de modo que uma organização que busque estruturar, manter e aperfeiçoar um SGA possa implementar uma política e os objetivos que considerem os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos e informações sobre aspectos ambientais significativos. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
		
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408421799)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um _________________ pode se definido com uma ________________ que permite à empresa avaliar e controlar os _________________ de suas atividades, produtos ou serviços.
		
	
	Sistema de Gestão Corporativa (SGC), estrutura compartilhada, impactos ambientais
	
	Sistema de Governança Corporativa (SGC), estrutura administrativa, impactos sociais
	 
	Sistema de Gestão Ambiental (SGA), estrutura organizacional, impactos ambientais
	
	Sistema de Gestão Ambiental (SGA), estrutura administrativa, impactos na comunidade
	
	Sistema de Gestão Corporativa (SGC), estrutura sistêmica, impactos ambientais
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408373541)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Estudiosos e governos preocupam-se muito com a possibilidade de mudancas climáticas na Terra. A possível causa destas temidas alterações seria:
 
		
	 
	grande consumo de combustíveis fósseis.
	
	perda de espécies e de diversidade genética.
 
	
	alto consumo de gás carbônico e poluição da água.
 
	
	extração de metais de camadas profundas do solo.
 
	
	introdução de espécies invasoras e animais transgênicos.
 
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408374137)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos maiores problemas ambientais URBANOS relacionados a saúde da população é:
		
	 
	A poluição do ar
	
	A ampliação das zonas habitadas
	
	Perda de espécies da flora e da fauna
	
	O valor relacionado a compra de imóveis
	
	A presença de comércio e escritórios

Outros materiais