Buscar

CHO Tema 09 Clima e Cultura Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clima Organizacional
O conceito de clima organizacional, não é um assunto recente.
Há algumas décadas que a administração de empresas dá atenção a este tema, buscando entender como a qualidade do ambiente de trabalho que é sentida pelos integrantes de uma organização pode afetar de forma significativa o desempenho dos trabalhadores.
Clima Organizacional - Conceitos
“É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.” Litwin
“O grau de similaridade entre as expectativas da organização e as dos empregados.” W. Glick
Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção.” R. Eisenberg e R. Huntington
“A estrutura da organização.” R. Payne e D. Pugh
“É o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa. É a atmosfera psicológica que envolve, num dado momento, a relação entre a empresa e seus funcionários.”R. Luz
Clima Organizacional - Conceitos
Segundo Chiavenato, Clima Organizacional é um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
Clima Organizacional
Alguns pontos importantes devem ficar claros:
I - O clima organizacional corresponde à percepção dos colaboradores de uma organização no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho. Em alguns casos, o clima pode corresponder também à percepção de clientes, fornecedores e outros públicos que tiverem contato com a organização. 
II - O clima organizacional precisa ser avaliado constantemente para que os gestores das organizações possam orientar os seus trabalhos, considerando para isso, as expectativas e percepções das pessoas da organização. Esta avaliação se faz importante, principalmente para que a empresa não faça investimentos (de tempo, dinheiro e energia) em aspectos que na verdade estão sendo bem percebidos por seus colaboradores, em detrimento de outros que estão sendo mal avaliados e prejudicando o clima organizacional. 
Pesquisa de Clima Organizacional
É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. 
Tem como objetivo mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
Importância: criar uma base de informações, identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, a produtividade da empresa.
Eleva o índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseco a frase “estamos querendo ouvir você”, “você e sua opinião são muito importantes para nós”. A crença na empresa se eleva sensivelmente. 
A Pesquisa de Clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho.
Principais Contribuições da Pesquisa de Clima
O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;
Integrar os diversos processos e áreas funcionais;
Otimizar a comunicação;
Minimizar a burocracia;
Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
Enfocar o cliente interno e externo;
Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;
Aumentar a produtividade; 
Diminuir o índice de rotatividade;
Criar um ambiente de trabalho seguro;
Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura Organizacional
Cultura organizacional significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma organização.
Edgar Schein descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.
Cultura Organizacional
Responsável pelas características únicas de cada empresa: visão, missão e valores.
Contribui para a edificação da identidade organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva, revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento.
A formação de uma cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas de mensagens relativas à empresa e sua identidade, através de meios formais e informais.
Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, 
 compromisso, etc.
Cultura Organizacional
Desenvolve diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. 
Cultura Organizacional
Schein afirma que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento: 
Pressupostos Básicos: as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana
Valores: princípios, normas e modelos importantes
Artefatos: resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores
Relação entre Clima e Cultura
O clima organizacional é o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura, na organização como um todo. 
Luz (1995) afirma que o “clima é resultante da cultura das organizações; de seus aspectos positivos e negativos (conflitos).”
Portanto, o clima organizacional influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização, no seu desempenho, motivação e satisfação no trabalho.
Já Soares (2002), diz que “o clima mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes. Aprende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais”. Como mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer. 
Já o clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais transitória, podendo ser administrado tanto à curto quanto à médio prazo.
A compreensão da relação entre a cultura organizacional (mais ampla, de mais lenta transformação), e o clima organizacional (mais restrito, de fácil transformação) é essencial para a boa aplicação da ferramenta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais