Buscar

Relatório de Fisica Experimental lll - Resistência Elétrica, ôhmica e não ôhmica, lei de Ohm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de Laboratório – Física Experimental III
Curso: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Telecomunicações.
Disciplina: Física Experimental III 
Titulo da experiência: Resistência Elétrica, Resistência Ôhmica e não Ôhmica.
Equipe: Andrei Duarte Lira Alves 201201340268
 Cirlene Tavares Polceno 201307226868
 Deise da Cruz Mendonça 201107104882
 Ulisses Tominaga Vitorio 201301023744
1. Resumo 
Neste experimento definiremos a resistência elétrica de um condutor como sendo o quociente da diferença de potencial entre seus extremos, e de corrente elétrica que por ele circula. E verificaremos se o resistor é ôhmico nesta faixa de voltagem. Este relatório tem como finalidade principal demonstrar, através de cálculos, as principais diferenças nas características entre resistores dos tipos ôhmicos e não ôhmicos.
2. Introdução
A fim de observarmos a aplicabilidade prática, com o estudo do movimento, ou seja, do fluxo de elétrons em condutores, materiais e consequentemente em circuitos elétricos, temos a obrigação de considerar a resistência elétrica.
A resistência elétrica mede a propriedade dos materiais de oferecer resistência à passagem de corrente elétrica
Sendo a corrente elétrica uma grandeza a ser determinada pela resistência elétrica do circuito como também pela fonte de força eletromotriz, no caso uma fonte que forneça uma diferença de potencial ao meio, dá-se a importância a qual devemos considerar. 
Importante observarmos também as formas pelas quais a energia produzida pelo fluxo das cargas, é dissipada no meio. Essa dissipação que pode ser desprezada ou subaproveitada, em muitos casos, transforma-se em fonte de energia para diversas aplicações de suma importância em nosso dia-a-dia. E em nosso caso específico, estudaremos as principais características que diferenciam os resistores ôhmicos e não ôhmicos.
Se fizermos uma ligação com diferentes fios condutores, a uma forma de energia, veremos que as correntes obtidas serão diferentes umas das outras. Isso se dá pelo fato, de o próprio fio oferecer dificuldades á passagem da corrente elétrica. 
Com a finalidade de medir essa dificuldade, definiu-se uma nova grandeza: a resistência do condutor. Sendo assim, a resistência elétrica é uma propriedade que os materiais em geral têm de dificultar o movimento dos elétrons. 
A corrente elétrica tem sua intensidade reduzida naqueles materiais cuja resistividade é maior. A resistência pode ser constante ou não, dependendo do condutor, podendo ser ôhmico ou não ôhmico. A resistência elétrica de um condutor (R) dependerá da natureza do material. 
Onde (R) é a resistência, (V) é a tensão e (I) a corrente. Essa equação é uma definição geral de resistência. Ela pode ser utilizada para qualquer tipo de resistor. Um condutor não ôhmico não satisfaz a Lei de Ohm. Dessa forma, a diferença de potencial e a corrente elétrica não sofrem variações proporcionais e assim, a medida da resistência elétrica do resistor não é constante. Um condutor que não corresponde a Lei de Ohm sofre variação em suas dimensões devidas á variação de temperatura. .
3. Experimental 
 01 painel para associação de resistores EQ027.
 * 01 fonte de alimentação CC regulável.
 * 04 conexões de fio de 50 cm com pinos banana.
 * 01 amperímetro (multímetro com fundo de escala capaz de detectar até 10 A CC).
 * 01 chave liga−desliga. 
4. Montagem
Antes de iniciar a montagem verificamos se a tensão da rede local conferia com a indicada seletora da fonte. Montamos um circuito envolvendo o resistor R, compreendido entre os pontos 1 e 5 do ponto do painel. Mantendo a chave auxiliar desligada. Observamos a polaridade do amperímetro. E todos medidor de corrente (amperímetro) deve ser conectado em série ao circuito e regulamos a fonte para 0 VCC.
	Resistência Elétrica: É a capacidade de um corpo submetido a uma diferença de potencial, se opor à passagem de corrente elétrica por ele.
5. Gráfico v versus i do resistor
Gráfico v versus i 
A figura geométrica obtida no gráfico é uma reta constante. Sendo que as grandezas tensão elétrica aplicada e a intensidade de corrente elétrica circulante neste resistor estão relacionadas à lei de Ohm. Pois ao aplicar-se uma tensão V, em um condutor qualquer se estabelece nele uma corrente elétrica de intensidade i. Para a maior parte dos condutores estas duas grandezas são diretamente proporcionais, ou seja, conforme uma aumenta o mesmo ocorre à outra.
A razão entre a ddp nos extremos pela intensidade de corrente elétrica que circula no condutor, representada pela letra R, é a resistência elétrica oferecida pelo condutor. O significado físico da declividade do gráfico V versus i é denominado resistência. 
E a relação existente entre a ddp aplicada ao resistor R1 e a corrente i que por ele circula denomina-se linear, pois se um aumenta o outro aumenta. Neste resistor a resistência elétrica é constante.
 
Segue a tabela abaixo com os dados obtidos:
 
Tabela 1
Como conseguimos ver no gráfico da página anterior, classificamos a figura geométrica em uma reta constante. A lei de Ohm esta relacionada com as grandezas elétrica aplicada e a intensidade de corrente elétrica circulante no resistor. A declividade do gráfico V versus i, e uma resistência. Na qual é a relação existente entre a diferença de potencial (ddp) aplicada ao resistor Ri, e a corrente i que por ele circula, conforme aumenta um, o outro aumenta na mesma proporção, sendo isso uma relação linear.
Classificamos o resistor Rl, utilizado neste experimento, como resistor ôhmico. Bom elevamos a tensão da fonte entre 1 e 3 vcc (de 0,5 volt em 0,5 volt) medindo, para cada caso, o valor da intensidade de corrente 1 que circula por Rl.
Os resistores que obedecem a equação (V = iR) são denominados por resistores ôhmicos. Para estes resistores a corrente elétrica (i) que os percorrem é diretamente proporcional à voltagem ou ddp (V) aplicada. Consequentemente o gráfico V versus i é uma linha reta, cuja inclinação é igual o valor da resistência elétrica do material, como mostrou o gráfico v versus i acima.
A unidade de resistência elétrica no SI.
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms ().
6. Conclusão
Nesse experimento foi analisada a resistência elétrica e a variação de corrente quando aplicado uma variação de tensão.
Analisamos a medição de correntes e medição de tensão elétrica, aplicamos essas variações graficamente para obter o gráfico tensão versus corrente. 
Analisamos a principal diferença entre os resistores ôhmicos e os não ôhmicos. Quando temos V=R.I, para o gráfico V x I teremos uma reta, quando aumentamos a tensão aplicada, aumentou-se a corrente dissipada. E assim observamos graficamente uma reta, linear. 
Então, montamos um circuito simples e usamos um multímetro para medir a corrente e observar o comportamento quando variamos a aplicação de tensão.
Montou-se um esquema laboratorial que nos fornecesse inicialmente um comportamento da resistência em um tipo de mesa com quatro fios de materiais onde não se sabe ao certo suas propriedades e seções transversais diferentes. Para isso aplicamos cinco diferentes tensões da fonte em corrente contínua, aumentamos 0,5 volts, obtendo cinco diferentes valores de voltagem e corrente dos fios da mesa medidos através do multímetro.
Uma resistência é dita ôhmica quando o seu valor numérico independe da tensão aplicada. Se o valor numérico da resistência depender da tensão aplicada, ela é dita não ôhmica. Quando um resistor obedece á Lei de Ohm, o gráfico V versus I é uma linha reta, sendo, por isso, chamado de resistor linear. Em determinado tipos deresistor metálicos, a resistência é constante e independe da tensão aplicada, apenas se a temperatura permanecer constante. Nos resistores não ôhmicos, a resistência é altamente dependente da tensão aplicada, ocorrendo diversas variações dentro de suas medidas.

Outros materiais