Buscar

Aula 4 - Contabilidade II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contabilidade II
Aula 4
Folha de Pagamento
Prof. Leonardo
Salários e encargos
Salários: apropriação mensal da despesa, geralmente acarretando a constituição de um passivo, salários a pagar. Caso ocorra antecipação, deve ser registrado um direito.
Encargos devidos pelos empregados: INSS, IR retido na fonte e contribuição sindical. Acarretam a constituição de passivos como contrapartida da despesa de salários, uma vez que a empresa tem até o mês seguinte para transferir os recursos ao Fisco.
Encargos devidos pela empresa: INSS e FGTS. Acarretam a formação de passivos, mas, neste caso, como contrapartida de despesas da própria empresa.
Férias
É uma garantia constitucional o direito a férias remuneradas com pelo menos um terço a mais do que o salário corrente. Os empregados adquirem o direito a férias a cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho. Esse período não é interrompido quando as férias são gozadas.
O valor referente às férias deve ser pago antes de o primeiro período de férias ser gozado.
As despesas devem ser apropriadas mensalmente, gerando passivos chamados FÉRIAS A PAGAR.
Gratificação natalina (13º)
De forma simples, consiste em pagar um salário a mais ao empregado ao final de cada ano, de forma proporcional ao período trabalhado.
O valor do 13º pode ser pago em até duas parcelas, sendo a primeira até 30 de novembro de cada ano e a segunda até 20 de dezembro.
Também em obediência ao regime de competência, as despesas com 13º devem ser apropriadas mensalmente, gerando passivo chamado 13º A PAGAR.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais