Buscar

SAUDE COLETIVA E FAMILIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE COLETIVA 
ESTÁCIO TV MORENA– PROF. ENF. Me. MARY CRISTIANE
Campo Grande
Aula 7 - Ass. de Enf. ao paciente portador de Leptospirose na Atenção Básica
Leptospirose
	Causada por uma bactéria do gênero Leptospira, eliminadas pela urina do rato, transmitida para o homem através da água (rios, córregos, valetas), solo e alimentos por esta urina.
Outros animais que podem transmitir ao homem: bois, porcos e cães.
Período de transmissibilidade
Os animais infectados podem eliminar a leptospira através da urina durante meses, anos ou por toda a vida, segundo a espécie animal e o sorovar envolvido.
Período de incubação
 Varia de 1 a 30 dias (média entre 5 e 14 dias).
Dentre os fatores ligados ao agente etiológico, que favorecem a persistência dos focos de leptospirose, especial destaque deve ser dado ao:
 elevado grau de variação antigênica, 
à capacidade de sobrevivência no meio ambiente (até 180 dias) e 
à ampla variedade de animais suscetíveis que podem hospedar o microrganismo.
Manifestações Clínicas:
A leptospirose humana apresenta manifestações clínicas muito variáveis, com diferentes graus de severidade.
As apresentações clínicas da leptospirose foram divididas considerando as fases evolutivas da doença: 
fase precoce (fase leptospirêmica) e 
fase tardia (fase imune).
Fase precoce (fase leptospirêmica) 
Corresponda à 85 a 90% das formas clínicas
A menor parte dos casos são identificados e consequentemente notificados nesta fase da doença, devido às dificuldades inerentes ao diagnóstico clínico e à confirmação laboratorial. 
Manifestação: com início súbito de febre, cefaleia, mialgia, anorexia, náuseas e vômitos. Podem ocorrer diarreia, artralgia, hiperemia ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular e tosse. Exantema. 
Esta fase tende a ser autolimitada e regride em 3 a 7 dias, sem deixar sequelas. 
É frequentemente diagnosticada como 
uma “síndrome gripal”, “virose” ou 
outras doenças que ocorrem na 
mesma época, como dengue ou 
influenza.
Em aproximadamente 15% dos pacientes com leptospirose, ocorre a evolução para manifestações clínicas graves, que tipicamente iniciam-se após a primeira semana de doença, mas que pode ocorrer mais cedo, especialmente em pacientes com apresentações fulminantes. 
 Manifestação clássica da leptospirose grave :
síndrome de Weil, caracterizada pela tríade de icterícia, (geralmente aparece entre o 3º e o 7º dia da doença), insuficiência renal e hemorragias, mais comumente pulmonar. 
A presença de icterícia é frequentemente usada para auxiliar no diagnóstico da leptospirose, sendo um preditor de pior prognóstico, devido à sua associação com a síndrome de Weil. No entanto, é importante notar que manifestações graves da leptospirose, como a hemorragia pulmonar e insuficiência renal, podem ocorrer em pacientes anictéricos. 
Fase tardia:
O comprometimento pulmonar se expressa com tosse seca, dispneia, expectoração e, ocasionalmente, dor torácica e cianose. 
A insuficiência renal aguda é uma importante complicação da fase tardia da leptospirose e ocorre em 16 a 40% dos pacientes.
Atenção
Os casos da “forma pulmonar grave da leptospirose” podem evoluir para insuficiência respiratória aguda, hemorragia maciça ou síndrome de angústia respiratória do adulto. Muitas vezes precede o quadro de icterícia e insuficiência renal. O óbito pode ocorrer nas primeiras 24 horas de internação.
 Convalescença e Seqüelas
 A convalescença dura de 1 a 2 meses, período no qual podem persistir febre, cefaleia, mialgias e mal-estar geral, por alguns dias. A icterícia desaparece lentamente, podendo durar semanas. Os níveis de anticorpos, detectados pelos testes sorológicos, diminuem progressivamente, mas em alguns casos permanecem elevados por vários meses. A eliminação de leptospiras pela urina (leptospirúria) pode continuar por 1 semana até vários meses após o desaparecimento dos sintomas.
Diagnóstico laboratorial
Exames específicos
O método laboratorial de escolha depende da fase evolutiva em que se encontra o paciente. 
Fase precoce: as leptospiras podem ser visualizadas no sangue por meio de exame direto, de cultura em meios apropriados, inoculação em animais de laboratório ou detecção do DNA do microrganismo, pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR). A cultura somente se finaliza (positiva ou negativa) após algumas semanas, o que garante apenas um diagnóstico retrospectivo.
Fase tardia: as leptospiras podem ser encontradas na urina, cultivadas ou inoculadas. 
Pelas dificuldades inerentes à realização dos exames anteriormente citados, os métodos sorológicos são eleitos para o diagnóstico da leptospirose. 
Os mais utilizados no país são o teste ELISA-IgM e a microaglutinação (MAT). Esses exames devem ser realizados pelos Lacens, pertencentes à Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.
	
Exames inespecíficos
Exames iniciais e de seguimento – hemograma e bioquímica (ureia, creatinina, bilirrubina total e frações, fosfatase alcalina e Na+ e K+). 
Se necessário, também devem ser solicitados: radiografia de tórax, eletrocardiograma (ECG) e gasometria arterial. 
	Nas fases iniciais da doença, as alterações laboratoriais podem ser inespecíficas. Alterações mais comuns nos exames laboratoriais, especialmente na fase tardia da doença:
• elevação das bilirrubinas totais com predomínio da fração direta, pode atingir níveis elevados;
• plaquetopenia;
• gasometria arterial mostrando acidose metabólica;
• aumento de ureia e creatinina;
radiografia de tórax: infiltrado alveolar ou lobar, bilateral ou unilateral
Desinfecção e vedação de caixas d´água, vedação de frestas e aberturas em portas e paredes, etc. 
O uso de venenos raticidas (desratização) deve ser feito por técnicos devidamente capacitados.
Educação em Saúde
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes