Buscar

OSM ex 01 pd

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Exercício 01
1- O que se entende por Organização e qual o seu objetivo? 
É a ciência social que procura dispor os elementos funcionais necessários, formando um conjunto integrado e capaz de apoiar o esforço cooperativo das pessoas que perseguem um objetivo pré-estabelecido, para alcançá-lo com o menor dispêndio e risco. Procura utilizar os melhores métodos para alcançar os objetivos da organização. Tem como finalidade auxiliar na elaboração e/ou melhoria dos procedimentos. Usa como ferramentas no processo de melhoria das empresas: organogramas, formulários e fluxogramas. É a famosa consultoria cujos objetivos principais são: eliminar o supérfluo, otimizar os recursos das empresas e maximizar os resultados.
2- Explique o conceito de sistema e sua importância no contexto organizacional. 
Inicia-se pelas partes interagentes e interdependentes que forma um todo unitário, com determinado objetivo e efetuam determinada função.
A visão sistêmica, por meio da análise contínua das partes e do todo, permite uma maior retroalimentação (feedback) garantindo a manutenção dos processos e evitando possíveis falhas. A visão sistêmica permitirá também uma melhor integração com o ambiente, possibilitando uma maior flexibilidade.
3- Explique pelo menos 2 (duas) atividades executadas pela área de OSM. 
A OSM pode atuar como uma consultoria organizacional, propondo a criação ou extinção de uma unidade, estudar os ciclos de uma organização, mapear os processos organizacionais, estabelecer procedimentos, manuais, fluxogramas, formulários e outros padrões utilizados pela empresa.
4- Explique as características da organização funcional e suas vantagens. 
Tem a capacidade de promover uma economia de escala entre as funções, já que se grupam em uma unidade específica com instalações compartilhadas para fins idênticos.
5- Qual a importância de OSM para um melhor gerenciamento de Empresas? 
Tem como função primordial tratar dados e informações e agilizar suportes às decisões organizacionais, além de desenvolver pesquisas sobre evolução tecnológica. Sobre o analista de sistemas veremos adiante.
6- Apresente pelo menos 2 (duas) desvantagens da organização matricial. 
Insegurança entre os membros do projeto, porque suas equipes serão dispersas após o término do projeto; Um indivíduo de posição intermediária trabalha para dois superiores: Tempo para a tomada de decisão, responsabilidades não ficam claras, grande grau de conflito, diluição de prioridades.
7- Cite as principais atividades do Analista de Negócios, Analista de Processos e Analista de Sistemas. Analista de Negócios é um agente de mudanças ligado ao ramo de negócios e que procura, a cada momento, sugerir sistemas que inovem a participação da empresa, com atualização técnica, constantes leituras específicas, novos comportamentos e providências atuantes. Analista de Processos tem como principal meta a melhoria do processo que vai suportar um negócio, criando pontos de ligação entre os profissionais que atuam nessa cadeia. Destaca-se também como importante atribuição a este analista, a de agregar valor ao bem ou ao serviço produzido para a empresa. Analista de Sistemas tem um papel muito importante no desempenho de suas atividades, ou seja, na ordenação e encaminhamento de informações, na reserva necessária de informações à tomada de decisões de cunho restrito e na formação do histórico de uma organização.
8 - Em uma Análise Organizacional temos os sistemas técnico e social. Comente sobre esses sistemas. 
Principais fatores de ambiente, aspectos das escolas e possíveis sintomas de uma patologia organizacional, nos ensinam que somente uma estrutura flexível permite compreender a situação de elementos constitutivos, facilitando a atuação do analista de OSM, via utilização de instrumentos de racionalização.
9 - Pessoas agrupadas em departamentos com base em produto comum, programa ou região geográfica é exemplo de departamentalização por abordagem matricial. 
Sim, Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região. 
10 - A departamentalização funcional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização? Cite as vantagens e desvantagens. 
Vantagens- Melhora a coordenação intradepartamental, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico. Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade. Desvantagens - Cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores, a estrutura funcional tende a ser muito burocratizado, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.

Outros materiais