Buscar

2 CIENCIAS POLITICAS AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703493996)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia com atenção as assertivas abaixo para responder  sobre os contratualistas e pacto socialI No estado de natureza, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos, a lei dos lobos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social.II Todos os homens nascem e são iguais por natureza. Usam a razão, um bem comum, para costruir a sociedade, e dela partilhar os resultados. O Estado vem do direito natural, como o dirneito à vida, à liberdade, à propriedade. O Estado deve promulgar o bem estar geral. O governo não pode ser tirânico, nem patriarcal. A relação entre os indivíduos e o Estado é de confiança.III  O contrato social não se tratava de um contrato estabelecido entre os indivíduos e sim de cada um consigo mesmo e que transformava cada indivíduo num cidadão.A principal cláusula deste contrato é a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade.De acordo com o exposto acima marque a sequência  correta :
 
		
	
	Rousseau, Hobbes e Locke
	
	Thomas Hobbes; Rousseau e John Locke.
	
	John Locke; Hobbes e Rousseau.
	 
	Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau
	
	John Locke; Rousseau e Thomas Hobbes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703412548)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às monarquias, analise as afirmativas a seguir: I - Os Estado começaram a eleger governantes, tornando a participação popular nas decisões governamentais mais ativas. II - É a forma de governo, em que o cargo de chefe de Estado é hereditário e vitalício. É o caso de países como Inglaterra e Espanha. III - é uma forma muito antiga de governo, tendo suas origens já no Egito Antigo e teve seu apogeu na Idade Média com o poder central dos reis europeus. IV - O poder do Estado no Judiciário tem seus limites bem definidos, o que não ocorre com o Legislativo e o Executivo. Quais afirmativas estão relacionadas com o sistema monárquico?
		
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703421343)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2006 
Nas democracias contemporâneas, a soberania interna da ordem jurídica está intimamente associada
		
	
	 
às normas do direito internacional, donde derivam as formas pelas quais os regimes democráticos extraem a fundamentação de sua existência.
	 
	 
às normas constitucionais, como base de regramento formal e material de todas as normas do sistema jurídico.
	
	 
à norma fundamental do pensamento de Kelsen, tendo em vista que toda democracia pressupõe universalidade de direitos.
	
	 
às normas da burocracia de Estado, tendo em vista que o modelo de dominação legal-burocrático do Estado moderno pressupõe atribuição de toda estabilidade do poder à burocracia.
	
	 
às normas derivadas da ética do homem médio, fundamento de todo valor e de todo o direito
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704025073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com T. Hobbes, era possível analisar a relação dos Estados entre si e verificar a qualidade ou a existência de pactos entre eles. Sendo assim, afirmara que era necessário:
		
	 
	superar o estado de natureza internacional.
	
	superar o pacto social e estabelecer o estado de natureza.
	
	recuperar as leis naturais.
	
	manter o estado de natureza universal.
	
	equipara os estados de natureza.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704134694)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as relações entre o estado de natureza de Hobbes e o pensamento de Agamben, assinale a alternativa correta:
		
	
	Agamben entende que Hobbes destitui de suas forças as condições excepcionais de organização do Estado, já que reforça a instituição de um contrato social.
	
	Na visão de Agamben, o homem expulso do contrato atinge o estado de natureza e por isso pode ser tratado como adversário do monarca.
	
	Agamben admite a tese do estado de natureza como estado de guerra de todos contra todos, alegando que Hobbes concebe da melhor forma possível o movimento de instauração dos regimes de Direito nos Estados Modernos.
	 
	Agamben entende que o banimento do comitente de um crime, modelo seguido para a possibilidade de imposição de punição em Hobbes, representa a um tempo a determinação do indivíduo como punível e o estabelecimento da figura institucional do soberano.
	
	Hobbes entende que o estado de guerra de todos contra todos é estado de indefinição, chamado por ele de vida nua, estrutura essa acolhida por Agamben.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes