Buscar

previdenciario aval parcial

Prévia do material em texto

Nos termos da legislação específica sobre o tema NÃO são considerados princípios e objetivos da Previdência Social:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
	
	
	uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
	
	
	cálculo dos benefícios considerando-se os salários de contribuição corrigidos monetariamente.
	
	
	provimento das ações e serviços através de rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único.
	
	
	previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional.
	
	
		2.
		Acerca dos diversos institutos de direito previdenciário, assinale a opção correta.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, conforme previsão constitucional.
	
	
	A adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social é vedada, ressalvando-se os casos de atividades que prejudiquem a saúde ou a integridade física e, nos termos definidos em lei ordinária, quando se tratar de segurados portadores de deficiência.
	
	
	André, que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante o exercício desse cargo em comissão, André será segurado obrigatório da previdência social.
	
	
	É vedado, ainda que na qualidade de patrocinador, o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, pelos estados e municípios, pelo Distrito Federal e por suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.
	
	
	André, que não é vinculado a regime próprio de previdência social, foi nomeado para ocupar o cargo de secretário de segurança de uma cidade do estado do Pará. Nessa situação, durante o exercício desse cargo em comissão, André não será segurado da previdência social
	
	
		3.
		Não é considerado filiado obrigatório ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade se segurado empregado:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, com subordinação e mediante remuneração
	
	
	O carregador de bagagem em porto, que presta serviços sem subordinação nem horário fixo, a diversos, com a intermediação do sindicato da categoria
	
	
	O trabalhador temporário contratado por empresa de trabalho temporário para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços
	
	
	O menor aprendiz, com idade entre 14 e 18 anos, sujeito a formação técnica-profissional metódica
	
	
		4.
		Sobre as aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social - RGPS, marque a alternativa correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A aposentadoria por invalidez é prestação previdenciária devida, no valor de 100% ou 125% do salário-de-benefício, pago de forma vitalícia, vedada a sua transformação em aposentadoria por idade, quando o segurado atingir os requisitos para este benefício.
	
	
	A partir da Emenda Constitucional n. 20, de 15.12.1998, não há mais o direito à aposentadoria proporcional por tempo de serviço, salvo o direito adquirido daqueles filiados antes da edição da referida emenda, desde que cumpram pedágio de tempo de serviço de 40% do tempo faltante e, ainda, comprovem idade mínima 48 e 53 anos de idade, para mulher e homem, respectivamente.
	
	
	O segurado obrigatório, inscrito como contribuinte individual, tem direito a todas as prestações previdenciárias, com exceção da aposentadoria por idade.
	
	
	A aposentadoria especial aos 15, 20 ou 25 anos de serviço, em razão de trabalho em condições nocivas à saúde e a integridade física do segurado, além da prova do trabalho nessas condições, depende de contribuição previdenciária adicional a cargo do trabalhador.
	
	
	São condições para a aposentadoria integral por tempo de contribuição: 30 e 35 anos de contribuição, para mulher e homem, respectivamente e; cumulativamente, idade mínima de 55 e 60 anos, para mulher e homem, respectivamente.
	
	
		5.
		Marque a opção incorreta sobre o período de graça:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado jamais conserva os seus direitos perante a previdência social, conforme art. 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
	
	
	A caracterização da perda da qualidade de segurado ocorre a partir do 16º dia do segundo mês após o término do período de graça.
	
	
	A perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
	
	
	Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdência social, conforme artigo 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
	
	
		6.
		Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	
	A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade.
	
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
	
	
	No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
	
	
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	
		7.
		A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado é correto afirmar que
		Quest.: 7
	
	
	
	
	a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão de auxílio-doença, aposentadoria especial e aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	
	o segurado facultativo tem um período de graça de seis meses, prazo que poderá ser prorrogado por doze meses se comprovada a situação de desempregado perante o Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	o segurado que estiver recebendo benefício por incapacidade mantém essa qualidade durante seis meses após a cessação do benefício, independentemente do retorno à atividade remunerada
	
	
	a perda da qualidade de segurado acarreta o reinício da contagem do prazo de carência para a obtenção de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial.
	
	
	é irrelevante para a concessão da aposentadoria por idade, desde que o segurado comprovea carência exigida para a obtenção do benefício.
	
	
		8.
		Não é necessário comprovar dependência econômica dos seguintes dependentes do segurado da Previdência Social:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Cônjuge, filho não emancipado do segurado e companheiro(a).
	
	
	Cônjuge, companheiro(a), pais e o filho não emancipado do segurado.
	
	
	Os avós paternos e maternos.
	
	
	Pais, irmão não emancipado e enteado do segurado.
	
	
	Menor tutelado, irmão não emancipado e enteado.
	
	
		9.
		Independentemente de contribuições, mantém a qualidade de segurado:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	quem está em gozo de benefício, sem limite de prazo.
	
	
	até três meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.
	
	
	até doze meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.
	
	
	até doze meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar
	
	
	até seis meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar.
	
	
		10.
		Matheus aposentou-se, mas em razão de sua posentadoria não suprir as necessidades familiares, voltou ao mercado de trabalho. Neste caso, Matheus será segurado obrigatório?
		Quest.: 10
	
	
	
	
	sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado não seja abrangida pelo RGPS.
	
	
	sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado seja abrangida pelo INAMPS.
	
	
	sim, desde que a atividade exercida pelo aposentado seja abrangida pelo RGPS.
	
	
	não, vez que aposentado não contribui de forma alguma.
	
	
	sim, desde que o aposentado haja de boa-fé.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes