Buscar

Av1 Ciê Con Seminário Interdisciplinar VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Ciê Con - Seminário Interdisciplinar VI
1) Aprendemos que, na atividade agrícola (plantações), os cultivos de culturas temporárias (soja, milho, trigo, etc.) demandam diferentes posturas contábeis, quando comparadas às culturas permanentes (proporcionam mais de 1 colheita). Dessa forma, indique quais alternativas abaixo representam sentenças corretas com relação as posturas contábeis de cultivos de culturas temporárias.
I – Culturas Temporárias dentro do Ativo Circulante, significa que a fazenda tem uma cultura plantada que ainda não foi colhida.
II – Culturas Temporárias jamais devem ser transferidos para a conta de Produtos Agrícolas, visto que essa segunda somente deve possuir a contabilidade das Culturas Permanentes.
III – Os gastos relacionados a esse tipo de cultura são registrados na conta Culturas Temporárias até o momento da colheita.
IV – Todos os custos fixos da Cultura Temporária devem ser registrados nas contas de Produtos Agrícolas, inclusive sementes, adubos, mão-de-obra utilizada na lavoura, depreciação ou aluguel do trator, esteira, colheitadeira e demais gastos relacionados durante todo o processo de plantio e colheita. 
Alternativas:
a)Apenas I e III estão corretas.
b)Apenas II e III estão corretas.
c)Apenas I e IV estão corretas.
d)Apenas I e II estão corretas.
e)Apenas I, III e IV estão corretas.
2) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as sentenças abaixo acerca da Contabilidade do Agronegócio, e assinale a alternativa que contém a ordem correta:
I – ( ) No método de custo, só lançaremos os valores na Demonstração do Resultado do Exercício quando ocorrer a venda do estoque de animais mensurados pelo custo, que estão registrados no Passivo Circulante.
II – ( ) No método de custo, todos os gastos realizados no rebanho e em seu cuidado são alocados aos animais, sendo registrados na conta de estoque, ou seja, dentro do Ativo Circulante.
III – ( ) O Método de Apuração pelo Valor de Mercado apura, em todos os anos, o ganho ocorrido na fazenda, mesmo que não realizado. Uma vez que os animais do rebanho cresceram e estão mais valorizados, porém, não se tornaram dinheiro para a fazenda ainda, pois não foram vendidos.
IV – ( ) Uma crítica ao método de custo, que o método de valor de mercado tenta corrigir, é a mensuração do estoque pelo custo histórico. Sendo que, se o animal estiver registrado pelo preço de custo no estoque, este valor pode estar defasado, pois o animal pode estar valendo muito mais do que aquele valor que está estocado. Portanto, no método de valor de mercado, o estoque de animais não será mensurado pelo valor de mercado.
V – ( ) Os animais destinados à venda, como por exemplo os bezerros e novilhos, são registrados no Ativo Circulante na conta de Estoques.
Alternativas:
a)F – V – V – F – V.
b)F – V – V – V – V.
c)V – V – F – F – F.
d)V – F – F – V – V.
e)F – F – V – V – F. 
3) Assinale a alternativa abaixo que melhor completa as lacunas do texto:
Somente serão transferidos para a conta de ________________ um produto agrícola que está armazenado e pronto para ser comercializado, pois após o momento da colheita, __________ deixam de existirem. No momento da venda, o custo do produto vendido será lançado para a conta de resultado ______________ e será creditada a conta de Estoques de Produtos Agrícolas.
Alternativas:
a)Culturas Temporárias – Produtos Agrícolas – Custo do Produto Vendido.
b)Produtos Agrícolas – Culturas Temporárias – Custo do Produto Vendido.
c)Custo do Produto Vendido – Culturas Temporárias – Produtos Agrícolas.
d)Custo do Produto Vendido – Estoques de Produtos Agrícolas – Culturas Temporárias.
e)Produtos Agrícolas – Custo do Produto Vendido – Culturas Temporárias.
4) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as sentenças abaixo e assinale a alternativa que contém a ordem correta:
I – ( ) Um dos meios de verificação do valor de mercado na atividade agropecuária é através da arroba do boi.
II – ( )Nunca poderemos fazer a mensuração do estoque na atividade agrícola com base confiável no que é o valor de mercado, ou seja, o valor de venda do dia.
III – ( ) O Resultado obtido pelo método de valor de mercado deverá ser tributado normalmente pelo Imposto de Renda, não devendo-se aguardar quando da efetiva venda do rebanho pata tal tributação.
IV – ( ) O valor de mercado dos animais é sempre registrado no estoque, ou seja, dentro do Ativo Circulante.
Alternativas:
a)V – V – V – V.
b)F – V – V – F.
c)V – F – F – F.
d)F – F – F – V.
e)V – F – F – V.
5) A metodologia utilizada para Culturas Temporárias não pode ser aplicada indistintamente a todos os tipos de plantações, uma vez que algumas culturas têm características de serem permanentes, ou seja, proporcionarão mais que uma colheita. Neste caso, teremos que adotar um comportamento contábil diferenciado para estas culturas, uma vez que os gastos realizados no período de formação da planta proporcionarão diversas colheitas, não sendo adequado, portanto, que apenas a primeira colheita receba todos os custos de formação. Dessa forma assinale a alternativa que contemple todas as sentenças corretas acerca de Culturas Permanentes.
I – Após a cultura estar totalmente formada e pronta para proporcionar a primeira colheita, todo o saldo da conta Cultura Permanente Formada deve ser transferido para a conta Cultura Permanente em Formação (Ativo Não Circulante – Imobilizado).
II - O lancemos de todos os custos gastos da Cultura Permanente como custos da primeira colheita é incorreto, pois todos os gastos realizados não beneficiarão somente esta colheita, que será realizada por primeiro, mas beneficiará todas as colheitas que serão realizadas no cafezal ao longo de sua vida útil.
III – Culturas Permanentes devem ser tratadas como se fosse um imobilizado, que faremos uso por vários períodos e sujeitando-se à depreciação periódica, para que seja apropriado, em toda colheita, parte dos gastos para a formação da cultura.
IV – Culturas permanentes devem ter seus custos iniciais (custos de formação da cultura) alocados na conta de Culturas Permanentes em Formação (Ativo Circulante – Imobilizado).
V – Quando a Cultura Permanente está na conta de Cultura Permanente Formada, essa passa a sofrer depreciação e, em cada colheita, será atribuído um custo relacionado com a depreciação da cultura permanente.
VI - Os gastos ocorridos após a cultura formada serão tratados como Custos da Colheita e serão registrados na conta Colheitas em Andamento (Ativo Circulante – Estoques).
Alternativas:
a)Apenas I, II, III e VI estão corretas.
b)Apenas II, III e IV estão corretas.
c)Apenas II, III, V e VI estão corretas.
d)Apenas IV, V e VI estão corretas.
e)Apenas I, IV e V estão corretas.

Outros materiais