Buscar

Caso Concreto 1 Direito Internacional

Prévia do material em texto

Caso Concreto 1
Considerando as fontes de direito internacional público previstas no Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e as que se revelaram a posteriori, bem como a doutrina acerca das formas de expressão da disciplina jurídica, as convenções internacionais, que podem ser registradas ou não pela escrita, são consideradas, independentemente de sua denominação, fontes por excelência, previstas originariamente no Estatuto da CIJ.
Analise a afirmativa e com base no aprendizado, julgue e fundamente sua resposta.
Resposta: As convenções internacionais são normas gerais de direito, públicas e devem ser registradas e para serem registradas tem que ser escritas. Os tratados nem sempre são de forma escrita, porém as convenções sempre serão escritas. O artigo 38 da CIJ elenca as fontes de Direito Internacional.
Jurisprudência: 
 
Processo
REsp 1315342 RJ 2012/0057779-5
Orgão Julgador
T1 - PRIMEIRA TURMA
Publicação
DJe 04/12/2012
Julgamento
27 de Novembro de 2012
Relator
Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO
DIREITO INTERNACIONAL. CONVENÇÃO SOBRE OS ASPECTOS CIVIS DOSEQUESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS. ART. 3o. DO DECRETO 3.413/2000.RESIDÊNCIA HABITUAL QUE, NESTE CASO, DEVE SER ENTENDIDA COMO ANORUEGA. RECORRENTE QUE SE SUBMETEU À JURISDIÇÃO ESTRANGEIRA PARADEFINIÇÃO DA GUARDA DAS CRIANÇAS E, APÓS DECISÃO DESFAVORÁVEL,RETORNOU COM OS FILHOS AO BRASIL, SEM O CONSENTIMENTO DE QUEMDETINHA A GUARDA LEGAL DOS MENORES. INDISPENSABILIDADE DOCUMPRIMENTO DA CONVENÇÃO, COM O RETORNO DOS MENORES AO PAÍSESTRANGEIRO. AUSÊNCIA DE QUALQUER SITUAÇÃO DESCRITA NO ART. 13 DODECRETO 3.413/2000. RECURSO ESPECIAL DESPROVIDO.
Doutrina:
Tradado é o “acordo formal concluído entre sujeitos de Direito Internacional e destinado a produzir efeitos jurídicos”.
Rezek, Francisco. Direito Internacional Público: curso elementar. Ed. Renovar, 2015, p. 38.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes