Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III simulado

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	Simulado: CCJ0037_SM_201409262651 V.1 
	Aluno(a): ADRIANA TENORIO DA SILVEIRA
	Matrícula: 201409262651
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 16/09/2017 14:37:49 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201410060787)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Da decisão que recebe apelação:
	
	
	cabe agravo regimental.
	 
	não cabe recurso.
	
	cabe agravo de instrumento.
	
	cabe agravo retido.
	
	cabe apelação.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201410060795)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O recurso adesivo é comportável:
	
	 
	No recurso especial, no recurso extraordinário e na apelação;
	
	No recurso extraordinário, no recurso especial, na apelação e no recurso ordinário;
	
	Nos embargos infringentes, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário
	
	No agravo regimental, na apelação, no recurso especial e no recurso ordinário;
	
	No recurso especial, no recurso extraordinário somente.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201410067792)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(...) É sabido que o processo civil brasileiro foi concebido a partir de uma visão individualista, onde a filosofia era pautada pelo liberalismo, preocupando-se, apenas, com a eliminação de conflitos no campo individual, garantindo-se a propriedade privada, a liberdade individual e a autonomia da vontade (...) e mesmo com mecanismos voltados às tutelas coletivas, como ação civil pública, ação popular, lei de improbidade administrativa, lei n. 6938/81 sobre o meio ambiente, código de defesa do consumidor e mandado de segurança coletivo, (...) continuam subsistindo as demandas repetitivas ou demandas de massa, voltadas à mesma tese jurídica, as quais necessitam de uma dogmática diferenciada, onde as soluções para casos de mesma fundamentação jurídica tenham uniformidade e garantam uma maior racionalização nos julgamentos. (NETO, Ney Castelo Branco. Primeiras impressões sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas no projeto do novo CPC. Disponível em . Acesso em: 16 de maio de 2015, p.267). Em mesmo sentido, o IRDR pode ser conceituado como incidente pelo qual "são apreciadas somente questões comuns a todos os casos similares, deixando a decisão de cada caso concreto para o juízo do processo originário, que aplicará o padrão decisório em consonância com as peculiaridades fático-probatórias de cada caso. (NUNES, Dierle, O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo CPC: este ¿estranho¿ que merece ser compreendido. 2015. Disponível em . Acesso em: 13 de julho de 2015). Sendo certo que a sistemática proposta pelo NCPC valoriza a adoção dos precedentes, é possível visualizar a existência de outros mecanismos na nova norma para que se possa alcançar a formação do procedente. São eles:
	
	
	Assunção de Competência, com efeito diferido.
	 
	Assunção de Competência, Repercussão Geral, Julgamento de Recursos Repetitivos.
	
	Recursos Ordinários com expansão subjetiva dos seus efeitos.
	
	Assunção de Competência, RESP e REXT.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201410042136)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(NCPC)O réu em defesa ofertou como preliminar a ausência de legitimidade passiva além de compensação como defesa indireta. Da sentença de procedência foram as partes intimadas em 22/05/08 (quinta-feira)por Diário Oficial. Desta forma poderá a parte interpor recurso de:
	
	
	b. apelação até o dia 05/06/08 porém estará caracterizada a incompatibilidade lógica pois que ofertou como defesa processual a ilegitimidade passiva devendo a apelação não ser recebida;
	 
	c. apelação até o dia 12/06/08 não caracterizando incompatibilidade lógica o fato de ter ofertado como defesa processual a ilegitimidade passiva eis que sobre a contestação incide o princípio da eventualidade;
	
	d. apelação até o dia 06/06/08, no entanto, estará caracterizada a incompatibilidade lógica da interposição do recurso e fundamentação utilizada em defesa o que fará com que o recurso não seja recebido.
	
	a. apelação até o dia não caracterizando incompatibilidade lógica o fato de ter ofertado como defesa processual a ilegitimidade passiva eis que sobre a contestação incide o princípio da cumulatividade;
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201410060553)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Continue navegando