Buscar

DIREITO EMPRESARIAL III SIMULADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL III
	Simulado: CCJ0028_SM_201409262651 V.1 
	Aluno(a): ADRIANA TENORIO DA SILVEIRA
	Matrícula: 201409262651
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 01/09/2017 11:12:38 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201409371623)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito.
	
	
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título de crédito não se vinculam ao negócio que deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação.
	
	Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado.
	 
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento a partir do momento em que ele é posto em circulação.
	
	Pelo princípio da autonomia, entende-se o mesmo que literalidade.
	
	Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles está escrito.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201409981204)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando-se que Paula tenha endossado a Luana um cheque de terceiro no valor de R$500,00, é correto afirmar que:
	
	
	o endosso terá efeito de cessão de crédito.
	
	o endosso transfere a Luana a posse, não a propriedade do título de crédito.
	 
	Paula, por ter endossado o cheque, responde pela solvência do devedor principal, no valor de R$ 500,00.
	
	o endosso de Paula será nulo de pleno direito se a obrigação consubstanciada no cheque já estiver vencida.
	
	o endosso produz os mesmos efeitos jurídicos de uma cessão civil de créditos.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201409432152)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As principais características de um título de crédito cambial são:
	
	
	forma, causa, abstração.
	
	literalidade, forma, causa.
	
	cartularidade e causa.
	 
	abstração, autonomia, literalidade.
	
	conteúdo, cartela, autonomia.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201409885975)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Questão concurso adaptada: De acordo com a legislação vigente acerca dos títulos de crédito, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	De acordo com o entendimento consolidado do STJ a nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da liquidez do título que a originou.
	
	Quanto à ordem, o endosso pode ser lançado pelo endossante no verso do próprio título, ou se for no anverso constará a expressão ¿por endosso¿
	 
	Os títulos de crédito típicos (letra de câmbio, nota promissória, cheque e duplicata) passaram a ser regidos primordialmente pelo Código Civil 2002, aplicando-lhes as legislações especiais de forma supletiva.
	
	Atos consubstanciados em documentos apartados não influenciam no conteúdo das obrigações retratadas no título, pois dele não são considerados parte.
	
	Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201409543798)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Art. 916. As exceções, fundadas em relação do devedor com os portadores precedentes, somente poderão ser por ele opostas ao portador, se este, ao adquirir o título, tiver agido de má-fé.¿(Código Civil) Jurisprudência TJ-RS - Apelação Cível AC 70035322189 RS (TJ-RS) Data de publicação: 05/06/2012 Ementa: APELAÇÃO CÍVEL. TÍTULOS DE CRÉDITO. CHEQUE. CIRCULAÇÃO. TÍTULO NÃO CAUSAL. DIANTE DO ENDOSSO DAS CÁRTULAS, A PRETENSÃO DECLARATÓRIA NÃO MERECE SER RESPALDADA, NA MEDIDA EM QUE OFENDE AO PRINCÍPIO DA INOPONIBILIDADE DAS EXCEÇÕES PESSOAIS AO TERCEIRO DE BOA-FÉ. NEGARAM PROVIMENTO AO APELO. UNÂNIME. (Apelação Cível Nº 70035322189, Sexta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Léo Romi Pilau Júnior, Julgado em 31/05/2012) - Com base na legislação e jurisprudência apresentadas, analise as alternativas seguintes e marque a única errada
	
	 
	O ¿sub¿ princípio tratado na legislação e na jurisprudência apresentadas está vinculado ao princípio da literalidade.
	
	Tanto o art. 916 do Código Civil quanto a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul apresentadas abordam um subprincípio do direito cambial.
	
	Trata-se do subprincípio da ¿Inoponilidade de exceções pessoais ao terceiro de boa-fé¿ que está atrelado ao princípio da autonomia das obrigações cambiais, em que os vícios que comprometem a validade de uma relação jurídica, documentada em título de crédito, não se entendem às demais relações abrangidas no mesmo documento.
	
	Se o terceiro conhece a existência do fato oponível ao credor anterior do título já caracteriza a má-fé, mas não é causa desconstitutiva do direito creditício. O que se passa a admitir é que as exceções sejam usadas na defesa do devedor contra o terceiro de má-fé, as quais poderão ou não ter procedência.
	
	Como consequência do disposto na legislação e na jurisprudência, o executado não pode alegar, em seus embargos, matéria de defesa estranha à sua relação direta com o exequente, salvo provando a má-fé dele.

Outros materiais