Buscar

Folclore Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Folclore Brasileiro 
O Brasil possui uma grande diversidade cultural. O folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinadas regiões. As danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festa populares, caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos. 
Conhecendo mais sobres as danças folclóricas brasileiras 
Carimbó – é uma dança de roda típica do Pará e popular entre os nordestinos. Marcado por movimentos giratórios, é patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2014.
Frevo – é uma dança típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX, diferente de outras marchinhas carnavalescas, ele é caracterizado pela ausência de letras na qual os dançarinos seguram pequenos guarda-chuvas coloridos, como elemento coreográfico. 
Baião – é uma dança e canto típicos do nordeste brasileiro, que recebeu em suas origens influencias das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se aproximam do forro, o Baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos. Luiz Gonzaga, sanfoneiro pernambucano e compositor popular brasileiro foi o grande divulgado do Baião, por isso ele é popularmente conhecido como o “ Rei do Baião”. 
Quadrilha – é uma dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos vão fazendo uma coreografia especial, a dança é bem animada.
Xote – é uma dança típica do Nordeste do Brasil, muita executado no forro, imortalizado pelo compositor Luiz Gonzaga, foi se tornando uma modalidade do Baião, só que dançado num ritmo mais lento, de forma romântica e com poucas evoluções, mas mantendo sempre o seu aspecto sensual. É uma dança bastante eclética, encontrada em diferentes regiões do Brasil, desde do extremo Sul ao Norte. 
Axé - o Axé, ou Axé Music surgiu no Estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do carnaval de Salvador, misturando o frevo pernambucano, ritmos e dança afro-brasileira, reggae, merengue, forro, maracatu e outros ritmos afro-latinos. 
Funk – o derivado do Funk mais presente no Brasil é o funk carioca, na verdade, essa alteração surgiu nos ano 80 e foi influenciada por um novo ritmo originário da Florida, o Miami Bass, que dispunha de músicas erotizadas e batidas mais rápidas. Depois de 1989, os bailes funk começaram a atrair muitas pessoas. 
Quem foi Luiz Gonzaga
Nome completo – Luiz Gonzaga do Nascimento
Quem foi – foi um dos mais importantes representantes da música popular brasileira. Foi compositor e passou para a história da música como o “ Rei do Baião”. Destacou-se pela criação de melodias e harmonias, além de ser um excelente instrumentista. Embora tenha sido extremamente popular no Sertão nordestino, suas canções fizeram sucesso em todo o Brasil. 
Nascimento – nasceu na cidade EXU (Pernambuco) em 13 de dezembro de 1912.
Morte – morreu na cidade de Recife (Pernambuco) em 2 de agosto de 1989. 
Estilo musical – abordou temas ligados a vida no Sertão nordestino(injustiças. Pobreza, alegrias, sofrimento do povo, etc). Levou durante quase toda sua vida musical muita alegria através de sua música para os forros pé-de-serra e festas juninas realizadas nos quatro cantos do nordeste brasileiro. 
Gêneros musicais – baião, forro pé-de-serra, Xaxado, xote, quadrilha, xamego, arrasta pé. 
Grandes sucessos – Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro(1948), Qui nem Jiló(1949), Baião de 2(1950) e a Dança da Moda(1950).

Outros materiais