Buscar

AV2 PSICOLOGIA SOCIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202185638)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O processo de atribuição de causalidade é um tópico bastante estudado e de grande importância na psicologia social que mostra como, através do senso comum, procuramos estabelecer as causas das coisas. Sendo derivado do senso comum este processo de atribuição de causalidade está sujeito a erros denominados como tendenciosidade no processo atribucional. Descreva em que consiste a tendenciosidade denominada "Erro Fundamental de Atribuição".
		
	
Resposta: No erro fundamental de distribuição consideramos que o outro é responsável pelo nosso erro, atribuímos essa característica ao outro determinando que ele é responsável pela circunstância. Exemplo: Eu e uma amiga estamos no mesmo curso preparatório, sendo que eu e minha amiga tiramos notas infereiores a média, eu alego que minha amiga tirou nota baixa porque não estudou e mereceu nota inferior, e eu não mereci a nota inferior porque faltei a maioria das aulas devido a conferência(Viagem) que fiz pela minha empresa e não estudei. Conclusão: Eu atribui os meus erros no processo atribucional, pois considerei a minha amiga responsável pelo meu erro, e afirmei que minha nota baixa foi ocasionada pelas circunstãncias,sendo assim eu cometi o erro fundamental de atribuição.
	
Gabarito: O erro fundamental de atribuição consiste na tendência que temos de fazer atribuições internas quando observamos o comportamento de outro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202244950)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Diariamente, tomamos decisões de forma constante. Algumas delas são mais importantes que outras. Mas seja qual for a sua importância, o certo é que continuamente precisamos escolher entre duas ou mais alternativas. Assim, nossas decisões acarretam consequências importantes tanto para nós mesmos como os que podem estar envolvidos de forma direta ou indireta. Ofereça argumentos que esclareça o termo ¿dissonância cognitiva¿.
		
	
Resposta: No processo decisional a dissonância cognitiva é de extrema importância,pois nela encontramos a respostas para as nossas decisões, diante disto devemos escolher entre duas ou mais alternativas que acarretaram consequências. Exemplo: Furar fila em um banco ou em caa lotéricas porque tem uma amiga na fila e eu estou com pressa para chegar ao trabalho e automaticamente eu executo a ação, com isto eu elaboro justificativas que automaticamente ocasionam uma automatização que passa despercebida.
	
Gabarito: A dissonância cognitiva é um estado psíquico que consiste em um sentimento de desconforto como consequência da discrepância entre o conteúdo que a pessoa acredita ser verdadeiro e aquilo que a pessoa sabe de verdade que é. Refere-se as ideais conflitantes com as crenças pessoais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202692914)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Psicologia Social se fundamenta principalmente:
		
	
	em meras impressões ou intuições
	 
	no método científico
	
	em meras informações
	
	no senso comum
	
	no conhecimento da natureza
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202310117)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Antonia é uma adolescente de 15 anos. Rafaela é sua amiga e estuda na mesma turma. Elas cursam o primeiro ano do ensino médio. Rafaela e Antonia tiraram notas abaixo da média em matemática. Rafaela considerou que Antonia mereceu a nota abaixo da média porque não estudou, mas ela não mereceu porque viajou e não teve tempo para estudar. Considerando o estudo de atribuição de causalidade, analise o caso relatado e assinale a alternativa correta.
		
	
	Rafaela cometeu o erro fundamental de avaliação porque julgou Antonia.
	
	Rafaela ao julgar Antonia cometeu o erro fundamental de atribuição porque considerou a si mesma incapaz.
	 
	Rafaela ao julgar Antonia cometeu o erro fundamental de atribuição porque considerou Antonia responsável por seu erro e considerou que sua nota baixa foi ocasionada pelas circunstâncias.
	
	Rafaela percebe que Antonia é mais capaz e, por isso, poderia ter tirado uma boa nota se tivesse estudado. Isso ocorre porque ela possui um baixo autoconceito.
	
	Rafaela usou em sua avaliação a percepção herbárica onde atribui responsabilidade ao outro e não à si mesma.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202245061)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os papéis sociais são sistemas de prescrições comportamentais objetivos com conteúdo socialmente definido. O aprendizado destes papéis sociais confirma o processo de socialização que acontece de maneira contínua, ao longo da existência de cada indivíduo no seu grupo social. Isso significa que:
		
	 
	No processo de socialização desempenhamos papéis dentro de nosso grupo social e progressivamente aprendemos e desenvolvemos aspectos de nós mesmos.
	
	A aprendizagem social, estudada por Bandura, na década de 1970, destaca que a violência é o único fator de influência sobre os papéis sociais.
	
	Os conteúdos e objetivos dos papéis sociais não definem diretamente comportamentos ou aprendizagens.
	
	Os papéis sociais são sempre limitados e promovem apenas comportamentos repetitivos que não requerem aprendizagem anterior.
	
	Não é possível correlacionar papéis sociais com desenvolvimento e crescimento pessoal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202691638)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ser humano se constitui enquanto ser social através das relações interpessoais que ocorrem nos grupos dos quais participa. Vimos nesta disciplina a definição de grupo social. Acerca desta, podemos afirmar:
		
	
	Os sujeitos que se encontram em uma sala de cinema assinstindo um filme caracteriza um exemplo de grupo social.
	
	Uma equipe de trabalho não caracteriza um exemplo de grupo social.
	 
	O grupo social é caracterizado por duas ou mais pessoas que interagem entre si, partilham objetivos em comum e tem consciência de que fazem parte do mesmo grupo.
	
	O grupo social se caracteriza por um conjunto de pessoas que se encontram em um mesmo lugar ao mesmo tempo sem, necessariamente, interagir.
	
	O grupo social se caracteriza por um conjunto de pessoas que se encontram em um mesmo lugar, porém não ao mesmo tempo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202245074)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que diz respeito a classificação de atitudes, analise o exemplo a seguir: Maria escolhe suas viagens em função de um ou outro local estar relacionado com alegria ou bem-estar, independentemente do que os guias turísticos ou as outras pessoas possam informar a respeito. Esse seria um exemplo de atitude de base:
		
	
	Comportamental
	
	Behaviorista
	
	Expressiva
	 
	Afetiva
	
	Cognitiva
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202731792)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No processo de socialização, o ser humano aprende a categorizar o mundo que o rodeia. Desde a infância aprendemos estereótipos e, ao longo da vida, continuamos assimilando categorizações do mundo. Considerando o que vimos na aula 6 acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
		
	
	O estereótipo é uma crença particular criada pelo sujeito para simplificar o mundo e possibilitar que a tomada de decisao seja rápida e efeiciente.
	
	A formação de estereótipos prejudica a vida em grupo porque conduz à comportamentos negativos na relação com o outro.
	 
	O ser humano cria estereótipos porque facilitam a organização do ambiente social no qual ocorre a interação.
	 
	Os estereótipos se caracterizam pelas ações que temos frente à grupos de determinada categoria social e que implicam em uma percepção negativa dos mesmos.
	
	Os estereótipos grupais com os quais nos identificamos facilitam a compreensão do mundo, mas não contribuem para a formação da auto-imagem.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202258656)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você alguma vez já avançou o sinal vermelho porque estava atrasado? Muitas vezes elaboramos justificativasautênticas para nossos deslizes de forma tão automática que eles passam desapercebidos. Qual a teoria da Psicologia Social que estamos nos referindo?
		
	
	Teoria dos dilemas sociais
	
	Teoria do pensamento grupal
	 
	Teoria da dissonância cognitiva
	
	Teoria do Conformismo
	
	Teoria da polarização grupal
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202301902)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ética das intervenções é, portanto, tema de bastante complexidade até porque não se apresenta sob uma forma única, mas apresenta variações com as diferentes culturas ou os diferentes pactos sociais, até por que:
		
	
	uma boa teoria ética deveria atender a pretensão de universalidade, ainda que não seja capaz de explicar as variações de comportamento, características das diferentes formações culturais e históricas.
	 
	são apenas os costumes que variam bem como os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro.
	
	os costumes não mudam e o que ontem era considerado errado, hoje pode ser aceito ou vice-versa
	 
	ela tem pelo menos também uma função descritiva: precisa procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia cultural e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares.
	
	diante de cada lei, de cada ordem, de cada costume, o sujeito não está obrigado, para ser um homem livre, a perguntar qual é o seu dever, e a agir somente da acordo com o seu dever

Outros materiais