Buscar

av1 ciencias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eu posso estar errado, mas no que já li dos dois autores a diferença maior é que o Weber se baseava em um conflito de idéias... enquanto para o Marx o conflito maior era o conflito de classes. Mark karl era contra o capitalismo,contra a religião,quanto a max weber era neutro ao capitalismo, e religião.
Quem gosta do Marx normalmente diz que ele era muito mais efetivo por usar os princípios econômicos para promover uma mudança realista do cotidiano vigente. 
Quem gosta do Weber normalmente diz que ele tinha uma visão muito mais abrangente que pretendia usar todas as cadeias de pensamento para promover uma mudança mais lenta, porem muito mais duradoura. 
Poder e força? Estado= soberania. A soberania e o que legitima o estado apartir deste ponto se pode fazer valer o poder e a força.
Legitimidade e quando se da fé acreditar em alguma coisa ,dar valor a instituições do estado.acreditando no estado eficaz. Eficiente ameniza a situação e eficaz resolve a necessidade.
Retórica , e a arte de falar bem , se comunicar com clareza ,e conseguir transmitir idéias com convicção.show do homem na arena. Seduzir.
maquiavel Do início ao fim do livro, Maquiavel, para quem a finalidade da arte política é a manutenção do poder, induz aos governantes às decisões ditadas pela força. Impera a chamada lei do mais forte ou mais esperto.
Republicanos x monarquismo
República é um tipo de governo onde há uma ou mais pessoas que exercem o poder supremo por tempo determinado.
Monarquia é um estado que a organização política estabelece a existência de um só governante, normalmente sob o regime de governo hereditário.
A diferença entre a monarquia e a república,é que na república o poder é exercido por meio de votos e é por tempo determinado, e a monarquia é por tempo indeterminado e o poder é exercido por hereditariedade.
Republica estado universal,saúde,educação,liberdade de idéias positivistas iluministas,presidente pelo povo.
Monarquia, parlamentarismo,poder moderador,autoridade unipessoal,hereditariedade.
Separação das funções do poder/ estado.
Democracia Um dos princípios e a a idéia de separação de poderes para evitar a concentração absoluta de poder. Legislativo administrativo e judiciário são autônomos e não soberanos.
O estado tem que ser laico ter o muro de separação como thomas jefferson escreveu, o estado não pode não pode criar nenhuma lei respeitando um estabelecimento da religião ou proibindo seu livre exercício.

Outros materiais