Buscar

av2 História dos povos indígenas e afrodescendentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0032_AV2_201202130951 » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES       
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	CATIA DA CONCEICAO FARIA FERNANDES
	Turma: 9011/BJ
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 2     Data: 28/11/2015 13:28:50 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 641734)
	Aula 5: resistência dos negros contra o regime da escravidão
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	"(...) meu coração estremece de infinita alegria por ver que a terra onde nasci em breve não será pisada por um pé escravo. (...) Quando a humanidade jazia no obscurantismo, a escravidão era apanágio dos tiranos; hoje, que a civilização tem aberto brecha nas muralhas da ignorância e preconceitos, a liberdade desses infelizes é um emblema sublime (...). Esta festa é a precursora de uma conquista da luz contra as trevas, da verdade contra a mentira, da liberdade contra a escravidão." (ESTRELLA, Maria Augusta Generoso e Oliveira. "Discurso na Sessão Magna do Clube Abolicionista", 1872, Arquivo Público Estadual, Recife-PE.) A escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade de trabalho. A) Cite duas formas de resistência dos negros contra o regime da escravidão ocorridas no Brasil. B) Explique um fator que tenha contribuído para a transição para o trabalho livre no Brasil no século XIX.
		
	
Resposta: A) Revolta da Chibata e Formação dos quilombos; B) No século XIX os negros convertiam-se ao catolicismo para se integrar à sociedade e buscar proteção. Organizavam-se em confrarias, davam os filhos para os seus iguais batizar e cuidar em caso de sua ausência, também nesses grupos era possível com a ajuda mútua conseguir mais facilmente a alforria, o que facilitou a transição para o trabalho livre no Brasil.
	
Gabarito: A) Uma forma de resistência era a fuga e a posterior organização em quilombos; outra era a simples passividade perante o trabalho e o não-enfrentamento com o senhor, levando o escravo algumas vezes ao suicídio. B) Um fato foi o fim do tráfico negreiro em 1850 (Lei Eusébio de Queirós), levando ao lento processo de diminuição da população de escravos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 40831)
	Aula 10: Política indgenista
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A política indigenista brasileira foi sempre de integração forçada e não desejada (pelos povos indígenas). A Constituição Federal de 1988 estabeleceu um capítulo específico para os índios e dispôs no artigo 231 que são reconhecidos aos mesmos sua organização social, costumes, línguas (par. 2º., do art. 210 CF) crenças e tradições (par. 1º., do art. 21¿5 CF), e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam (inciso XI, art. 20, CF), competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. Disserte sobre o texto considerando a conflito estabelecido na demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, utilizando uma ou mais das seguintes palavras: pluralismo jurídico, tolerância, alteridade, comunidades indígenas, grupos indígenas, sociedades indígenas, sociedade nacional, Estado-nação, minorias étnicas, globalização, universalismo, particularismo, posse, propriedade, indigenato. 
Discuta a questão indígena no Brasil no século XX.
		
	
Resposta: Os conflitos nas comunidades indígenas sempre existiram mesmo com seus direitos adquiridos, cada vez mais são diminuidos os grupos indígenas por sua minorias étnicas. A demarcação de terras e os conflitos com os colonos, hoje o maior conflito é com os grileiros.Como controlar essa invasão nas terras indígenas, se o contingente de pessoas preparadas para tal feito é tão pequeno. Com a globalização, muitos grupos étnicos vem perdendo sua cultura, massificados pela exploração da sociedade, que roubam seu maior tesouro que é ter orgulho de sua raça. Propriedades invadidas e protegidas pela União. Negligenciadas pela sociedade, que vêem no índio, como apenas ocupantes de propriedades por eles habitadas. Até hoje o índio é visto de maneira indiferente, como um incapaz, a sociedade tem que adquirir maiores conhecimentos sobre a causa indígena e fazer valer seus direitos, não como pobres coitados, mas como donos desta terra. A demarcação de terras, os conflitos nunca acabarão enquanto o povo indígena estiverem lutando sozinhos por seus direitos. Esse é um dever de todos nós.
	
Gabarito: O aluno deve discutir exemplos concretos e as dificuldades deste modelo de política. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 187551)
	Aula 1: Aula 1
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"Não se pode contar nem compreender a multidão de bárbaro gentio que a natureza semeou por toda esta terra do Brasil. (...) Deus permitiu que fossem contrários uns dos outros, e que houvesse entre eles grandes ódios e discórdias, porque se assim não fosse os portugueses não poderiam viver na terra nem seria possível conquistar tanta gente. Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos deste índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das capitanias." (Pero de Magalhães Gandavo. "Tratado da Terra do Brasil". São Paulo: Obelisco, 1964) O relato de Gandavo sobre os índios e as suas relações com os portugueses no Brasil é do século XVI. Sobre essas relações é correto afirmar que I. os portugueses e os índios praticaram genocídio, uns em relação aos outros; II. a empresa colonizadora portuguesa teve, também, um caráter militar; III. os índios resistiram ao domínio português; IV. os índios não defenderam as suas terras situadas no litoral. Estão corretas: 
		
	
	I, II, III e IV. 
	
	I, II e IV, somente. 
	
	II e III, somente. 
	
	III e IV, somente. 
	
	I e IV, somente. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 643295)
	Aula 2: Trabalho no mundo dos índios
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O termo Trabalho, pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa ¿instrumento de tortura¿, e sob muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. Sobre o trabalho nas sociedades indígenas é correto afirmar que:
		
	
	Os índios no geral, não possuíam uma organização do trabalho, pois sua maior característica era a de ser nômade, e isso acarretava uma certa instabilidade na organização do trabalho, pois a cada mudança, suas culturas eram reestruturadas. 
	
	Nas comunidades indígenas as terras são de uso comunal mais a agricultura e caça pertence ao grupo ou aos indivíduos que trabalharam para conquista- las.
	
	A organização de suas atividades caracteriza-se pela disposição das classes sociais, dedicando-se o máximo possível de tempo à agricultura. 
	
	Existe divisão do trabalho por sexo e idade e as atividade econômicas com o objetivo de lucros eram negociadas entre as aldeias mais próximas. 
	
	As sociedades tribais, diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mais pode se dizer que em termos gerais, não são estruturadas pela atividade que conhecemos como trabalho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 36364)
	Aula 3:Economia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena. Esta opção pode ser explicada, porque:
		
	
	Os indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram dóceis e submissos
	
	Os negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho não era produtivo.
	
	Os indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.
	
	O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.
	
	Os africanos resistiram ao escravismo através dos quilombos e das revoltas, mas foram mantidos na agricultura, porque os índios desconheciam essa atividade.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 130274)
	Aula 4: Aula 4
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A Igreja Católica era uma das instituições mais importantes da colônia brasileira. Sobre a sua relação com os negros podemos lembrar que:
		
	
	Os africanos, por não terem alma, não passaram até o século XIX pelo crivo da Igreja Católica. 
	
	Os africanos eram convertidos a força, em cerimônias de casamento públicas e sendo vendidos sempre em par. 
	
	Os africanos antes de serem vendidos eram encaminhados para Igreja, fazendo sua catequese e depois seguiam para venda. 
	
	Os africanos recém-chegados eram batizados e recebiam um nome cristão que deveria levar até sua morte
	
	Os africanos eram organizados por regiões de proveniência. Seguidores do Islão eram exorcizados em praça pública, e os animistas recebiam o catecismo. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 621751)
	Aula 5: Resistência à escravidão
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Como sabemos, a história da escravidão foi marcada pela resistência dos escravos à condição de submissão. Marque entre as opções abaixo, aquela que melhor define as organizações comunitárias formadas pelos escravos rebeldes.
		
	
	Sobrados.
	
	Senzalas.
	
	Favelas.
	
	Kizombas.
	
	Quilombos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 643294)
	Aula 6: Formação do Povo Brasileiro
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale a alternativa que APRESENTA os principais grupos (ou matrizes) raciais que compõem o "brasileiro", de acordo com Gilberto Freyre. 
		
	
	Português, indígena e negro. 
	
	Mouro, indígena e africano. 
	
	Português, mouro e indígena. 
	
	Português, inglês e negro. 
	
	Negro, indígena e europeu. 
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 627385)
	Aula 7: Mestiçagem como saída?
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Antes de Gilberto Freyre, Manoel Bonfim defendeu a miscigenação brasileira, ele:
		
	
	Afirmava que inferioridade de raças não existia e que o progresso brasileiro só viria com a universalização da educação.
	
	Afirmava que somente a pureza de raça garantiria o progresso brasileiro;
	
	Afirmava que era necessário estimular a vinda de imigrantes europeus para o Brasil para ¿branquear¿ a população;
	
	Afirmava que a mestiçagem era a desgraça do Brasil.
	
	Afirmava que a mestiçagem da sociedade brasileira impedia o progresso do país;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 624489)
	Aula 9: Resistência negra
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresente o evento histórico que marcou a resistência negra durante o governo republicano no Brasil.
		
	
	Revolta da Chibata.
	
	Lei Áurea.
	
	Revolução Mallet.
	
	Quilombo de Palmares.
	
	Guerra do Paraguai.
		
	
	
	Período

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes