Buscar

TAEKWONDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARTES MARCIAIS NA CORÉIA: DO SURGIMENTO DO HWA RANG A NACIONALIZAÇÃO DO 
Origem do TAE KWON DÓ 
 É uma arte marcial coreana, cuja pronúncia em português é "tê-com-dô", significa a arte de usar os pés e as mãos.
 É uma arte marcial que combina práticas tradicionais e esportiva. 
SURGIMENTO 
 No século X, os combates pela unificação da Coréia foram estimulando o aparecimento e consolidando a prática das artes marciais
Três reinos; 
 Hwa rang dô passou a ser símbolo nacional.
 Nestes tempos dois mestres - Song Du Ki e Hhan J. Dong, trabalharam arduamente para manter viva a luta tae kion, que quer dizer saltar, chutar. 
Esta arte foi sendo ensinada através dos tempos, e até a época da Segunda Guerra Mundial, como contam os historiadores, o povo coreano seguia os ensinamentos dos monges da seita dô ro. Mais tarde, em 1945, quando o país se tornou independente, o tenente Choi Hong Hi incumbiu-se de continuar difundindo para os soldados os ensinamentos do tae kion, que se propagou rapidamente por toda a Coréia;
KOGURIO E PAEKCHE: REINOS CONQUISTADOS
 O reino de Koguryo, originado na tribo mahan, foi fundado no norte da Coréia no ano 37 a.C. e sua hegemonia durou até o ano de 678, quando passou a fazer parte de Silla;
A sociedade deste reino era muito dinâmica para sua escassa maturidade, o que se refletiu no desenvolvimento de suas artes estéticas. Em seus templos, palácios, monumentos e tumbas, podemos apreciar ainda hoje esplêndidos murais, afrescos e esculturas, representando cenas viris de combates marciais. 
A VITÓRIA DE SILLA E A UNIFICAÇÃO
 O reino de Paekche, situado a sudoeste da península, foi fundado pela população da tribo chinan, entre os anos 15 e 20 a.C., e durou até ser conquistado por Silla no ano 660, na guerra da unificação. Como nunca chegou a ser uma potência militar, sempre foi vencido nos confrontos que ocorriam.
 A forma hinayana do budismo ganhou influência a partir do ano 384; 
 No século IV emergiu como potência militar, o verdadeiro perigo não era a China, mas sim seus vizinhos, Koguryo e Paekche, e o Império do Japão. Esta foi a verdadeira razão de ter se formado o tremendo exército de Silla;
 O seleto grupo de jovens que praticava as artes guerreiras também estudava poesia, história, música, moral, retórica e caligrafia, com o intuito de temperar seus corpos e espíritos com o máximo amor à pátria. 
 O espírito tsun tzu, filosofia de vida dos integrantes do Hwa rang dô
 Em fins do século VIII, infelizmente, as forças armadas de Silla entraram em decadência. Os chefes de guerra do Hwa rang dô foram paulatinamente perdendo sua integridade e converteram-se numa pervertida e ociosa elite de diletantes aburguesados, geralmente comandados por homossexuais;
Já no século XII e sob a dinastia Yi, o monge Mioch Ong, líder militar cuja filosofia religiosa era uma mescla de confucionismo e budismo, favoreceu efetivamente o desenvolvimento das artes marciais. Especializou-se nos métodos chineses de combate com as mãos limpas, tornando-os parte integrante da instrução militar dos coreanos. Sua estratégia baseava-se na proteção, com salvas de flechas, dos guerreiros de infantaria que lutavam com as mãos vazias. Sua tática preferida era debilitar o centro da frente de combate a fim de permitir a penetração inimiga pela brecha e contra-atacar com as salvas cruzadas dos arqueiros.
Curiosidades! 
O Taekwondo só ficou conhecido com esse nome no ano de 1955, quando o General Choi Hong Hi conseguiu unificar as diversas escolas de "Taekwondo", dando origem a International Taekwondo Federation (ITF). (Lee,1977).
O Taekwondo veio para o Brasil em 1970, através do Grão Mestre Sang Min Cho, o responsável pela introdução da arte no país.(Kim, 2000)
O Taekwondo de hoje é similar a outras artes marciais de origem oriental, principalmente dos países que cercam a Coréia, como Japão e China, apresentando algumas características em comum entre elas. (WTF, 2006). 
Os seus benefícios como esporte e filosofia de vida, podem oferecer uma qualidade de vida digna, através da melhor formação corporal e espiritual.
12
Fim!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais