Buscar

Fundamentos de Gestão aula 11

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Gestão
Aula 11: PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Execução e Controle
1
Fundamentos de Gestão
Ao final dessa aula o aluno deverá ser capaz de:
 - Conhecer as estruturas organizacionais
 - Compreender as etapas do processo de controle
 - Conhecer o conceito de controle
2
Fundamentos de Gestão
ESTRUTURAS AVANÇADAS E EXECUÇÃO E CONTROLE
A organização, segundo CHIAVENATO (1997), pode ser caracterizada através de quatro princípios básicos:
A divisão de Trabalho
É maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.
A especialização
Implica que cada órgão ou cargo passe a ter funções e tarefas específicas e especializadas
A hierarquia
Divide a organização em camadas ou escalas ou níveis de autoridade, tendo os superiores uma certa autoridade sobre os inferiores
Distribuição da autoridade e Responsabilidade
Implica na delegação de supervisores e tarefas.
Fonte: Adaptado de CARDOSO (2009).
3
Fundamentos de Gestão
Já VASCONCELLOS & HEMSLEY (1986, APUD CARDOSO 2009) entendem que a estrutura organizacional é o resultado da interação entre os seguintes aspectos: escolha dos critérios de departamentalização; definição quanto à centralização ou descentralização de áreas de apoio; localização de assessorias; decisão quanto à amplitude de controle; definição do nível de descentralização de autoridade; sistema de comunicação; e definição quanto ao grau de formalização.
4
Fundamentos de Gestão
Os autores defendem, ainda, uma classificação das estruturas organizacionais em tradicionais e inovativas, cujas características são apresentadas a seguir:
ESTRUTURAS TRADICIONAIS: Alto nível de formalização, unidade de comando, especialização elevada, comunicação vertical, utilização de formas tradicionais de departamentalização.
ESTRUTURAS INOVATIVAS: Baixo nível de formalização, multiplicidade dos comandos, diversificação elevada, comunicação horizontal e diagonal, utilização de formas avançadas de departamentalização.
5
Fundamentos de Gestão
Considerando as estruturas propostas pelos autores, contemplamos, ainda as especificações sugeridas sobre a departamentalização, que segundo os mesmos, podem ser classificadas como tradicionais e avançadas, a saber:
Departamentalização tradicional: Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa, devendo ser agrupadas as atividades que se realizam em um determinado território. Considerando os produtos e serviços as pessoas são agrupa na mesma unidade que lidam com um mesmo produto ou serviço. Divide as unidades organizacionais para que cada uma delas possa servir a um diferente cliente.
6
Fundamentos de Gestão
Departamentalização Avançadas: As pessoas são agrupadas de acordo com o projeto no qual estão envolvidas naquele determinado instante, havendo o resultado da utilização simultânea de dois ou mais tipos de departamentalização sobre o mesmo grupo de pessoas, sendo a empresa dividida em unidades com elevado grau de autonomia, tendo como características a quase total ausência de estrutura, alta flexibilidade, e elevado grau de informalidade.
7
Fundamentos de Gestão
A definição da estrutura organizacional é um dos processos necessários ao planejamento. Após a definição dos objetivos e estratégias é chegada a hora da execução e controle.
O processo de Execução e Controle envolve os níveis de planejamento estratégico, após as definições das metas.
A execução consiste na realização das atividades planejadas. Para que as atividades sejam executadas de acordo com o planejado, os gerentes utilizam o processo de controle. O processo de controle é fundamental, visto que nem sempre as definições das tarefas serão executas de forma correta, ou que as atividades que foram planejadas produzirão os resultados almejados. Como vimos nas aulas anteriores, os Planos precisam ser revisados e se necessários reestruturados.
8
Fundamentos de Gestão
Controle não significa apenas "fiscalizar", mas é o processo de produzir e usar informações para tomar decisões, sobre a execução de atividades e sobre os objetivos.
Chiavenatto (2000) expressa que o processo de controle apresenta quatro etapas:
Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho 
Avaliação ou mensuração do desempenho atual  
Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos 
Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades
9
Fundamentos de Gestão
10
Fundamentos de Gestão
Para que o processo de controle seja executado é necessário que tenhamos o conhecimento do que controlar. Esses parâmetros devem ser registrados nas ferramentas de planejamento: Cronograma, Orçamentos, Planilhas de Recursos, Especificações de Qualidade, entre outros.
Tendo como pressuposto os níveis do planejamento estratégico, é possível traçar os níveis do processo de controle:
CONTROLE ESTRATÉGICO: É mensurado o grau de realização da missão, estratégia e objetivos. Nesse processo avalia-se o grau de eficiência dos recursos e o desempenho global da organização.
11
Fundamentos de Gestão
CONTROLE DAS ÁREAS FUNCIONAIS: É mensurado a qualidade e quantidade de produtos e serviços. É necessário considerar a taxa de desempenho dos recursos humanos.
CONTROLE OPERACIONAL: É mensurado o rendimento das atividades e o consumo de recursos.
12
Fundamentos de Gestão
Para obtenção de um sistema de controle eficaz é necessário manter o foco nos pontos estratégicos, buscando sempre a informação precisas no menor tempo possível, a fim de mitigar o risco e os desvios em relação ao objetivo. 
No processo de controle também precisamos trabalhar a eficiência, é preciso conhecer e otimizar os custos através de procedimentos de controle que proporcione custos menores que os benefícios. A aceitação da equipe é de fundamental importancia para a obtenção de um sistema de controle eficaz, é necessário que todos busquem o mesmo objetivo.
13
Fundamentos de Gestão
O fator humano no sistema de controle age sobre o comportamento das pessoas envolvidas nos processos, podendo ser divididas em: formal, social e técnico. 
Fica claro que a gestão de pessoas no processo de execução e controle das atividades organizacionais é um assunto que merece nossa atenção.
14
Assuntos da próxima aula:
Na nossa próxima aula abordaremos o tema motivação e reconhecimento.
Até logo! 
15

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes