Buscar

3° AVALIANDO APRENDIZADO (Gestão do Clima Organizacional)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Simulado: 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603100232)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos grandes sucessos de fusão de indústrias brasileiras é a Ambev. Resultado da união das cervejarias Brahma e Antarctica, a cultura da AmBev, hoje, não tem paralelo no mundo. Ela foi construída a partir de todas as fusões que a empresa viveu e se transformou em algo que não se pode dizer que é resultado da antiga cultura da Brahma ou da Antarctica, segundo o consultor Francisco Ramirez da ARC Executive Talent Recruiting. O gerente de desenvolvimento de gente da AmBev, Thiago Lopes Porto, relata que o processo de fusão das diferentes culturas foi trabalhado de forma paulatina e gradual. Diversas mudanças foram feitas de forma a alinhar o nosso, hoje á fortemente consolidado, sistema de gestão. Foram adotadas medidas essenciais para manter a companhia unida com base em valores e objetivos comuns (Fonte: Revista Melhor. Out.2009). Em casos como a da AmBev, os líderes investem na construção da cultura organizacional, que implica em:
		
	
	Administrar as relações entre indivíduos e grupos, que dependam uns dos outros para ajuda, informações ou feedback. Desta forma cria-se um novo símbolo de união entre as equipes.
	 
	Influenciar normas e valores culturais existentes modelando elementos culturais, como símbolos, histórias e cerimônias que as pessoas utilizam para expressar e transmitir acordos culturais. Os líderes passam a fazer coisas específicas que simbolizem e fortaleçam uma cultura desejável.
	
	Fazer com que os membros de uma organização avaliem as atuais metas pessoais, grupais e organizacionais e considerem se essas metas representam os objetivos que eles realmente desejam alcançar. Esse tipo de avaliação geralmente demonstra a necessidade de traçar novas diretrizes.
	
	Alterar seus modelos de gestão baseados no desempenho individual para o trabalho em equipe. Com essa nova realidade organizacional, é possível atingir maior produtividade, competitividade e eficiência.
	
	Reduzir a incerteza quanto à disponibilidade permanente das contingências críticas. Contingências críticas são coisas que uma organização e suas diversas partes necessitam para realizar metas organizacionais e continuar a sobreviver.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603651608)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Fusão é uma estratégia corporativa onde empresas se unem com a finalidade de obter ganhos através da sinergia. Entretanto, em muitos casos, o Clima Organizacional é afetado de forma negativa, pelo menos inicialmente. Escolha a alternativa que não indica uma das causas para este fato.
		
	
	A fusão poderá causar a eliminação de postos de trabalhos
	
	Inicialmente a mudança gera incerteza nos colaboradores
	
	A nova empresa que resulta da fusão pode ter uma cultura na qual os colaboradores não estejam à vontade
	
	A fusão traz necessariamente a comparação de salários e benefícios para cargos similares nas empresas envolvidas
	 
	A perspectiva de trabalhar em uma empresa maior e melhor é bem recebida
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603713371)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um gerente de regional, tem indícios de que o clima organizacional está desfavorável na sua unidade, porém deseja conhecer melhor as causas desse desempenho e, para tanto, pretende executar uma pesquisa com funcionários para esse efeito. De acordo com os conteúdos de gestão de pessoas no setor público, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Mapear as atuais competências da equipe para elaboração de plano de promoção e aumentos salariais
	
	Identificar competências pertinentes aos cargos.
	
	Levantar dados sobre comportamento para reorganização de equipes de trabalho mais homogêneas.
	
	Levantar novas habilidades para futuras inclusões de pré-requisitos de contratação em editais.
	 
	Pesquisar focos de desmotivação para uma atuação mais precisa de acompanhamento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603717830)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No contexto da parametrização, em uma pergunta que retrata se o ambiente de trabalho no setor é bom; e tendo como respostas RARAMENTE e QUASE SEMPRE; marque a opção que apresenta corretamente a parametrização:
		
	
	SATISFEITO E SATISFEITO
	
	INSATISFEITO E INSATISFEITO
	
	SATISFEITO E INSATISFEITO
	 
	INSATISFEITO E SATISFEITO
	
	TABULA-SE SOMENTE O PERCENTUAL
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603307687)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A área de gestão de pessoas deve se atentar para os requisitos fundamentais para que os resultados da pesquisa sejam válidos, que as análises apresentadas mostrem a real percepção do funcionário. Além disso, é preciso garantir que a pesquisa aplicada seja uma ferramenta que traga melhorias em busca do comprometimento do funcionário. Leia om atenção as alternativas abaixo, e identifique as afirmativas que apresentam os requisitos a serem considerados em uma pesquisa de clima: (Kelly Marques, fonte: http://www.rh.com.br, 2010). I. Os níveis hierárquicos superiores devem estar totalmente comprometidos com a Pesquisa de Clima Organizacional, acreditando e incentivando todos a participar. II. Toda pesquisa de clima deve seguir o mesmo padrão de questionário. III. Os líderes devem estar preparados para não influenciar ou constranger suas equipes na hora de fazer a sua pesquisa. IV. È importante criar um ambiente favorável à pesquisa, que inclui a garantia de anonimato dos respondentes e a garantia de utilização dos resultados. V. O questionário deve ser elaborado pelos gerentes, pois as perguntas a serem formuladas não interferem nos resultados da pesquisa. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	II, III e V estão corretas
	 
	I, II III estão corretas
	 
	I, II e IV estão corretas
	 
	III, IV e V estão corretas
	 
	I, III e IV estão corretas

Outros materiais