Buscar

Lista 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Lista de Exercícios de Algoritmos e Programação I
Considerar o seguinte algoritmo:
// Exercício 1.1
variáveis
 numérico x 
inicio
 x:=10
 x:= x+2
 x:= x /3
 x:= 6*x+1
 x:= resto(x ,7)
 x:= x^3
 escrever “x = “,x
fim}
Qual será o valor de x a ser mostrado.
Construir um algoritmo que tendo como dados de entrada dois pontos quaisquer no plano, P1 (x1,y1) e P2 (x2,y2), escreva a distância entre eles. A formula que efetua tal cálculo é: d = ((x2-x1)2 + (y2-y1)2)½ . 
Fazer um algoritmo que leia três notas de um aluno e calcule a média final deste aluno. Considerar que a média é ponderada e que o peso das notas é 2, 3 e 5. Fórmula para o calculo: média = (n1*2+n2*3+n3*5)/10.
Fazer um algoritmo que leia a idade de uma pessoa expressa em anos, meses e dias e mostre a idade expressa apenas em dias. Considerar ano com 365 dias e mês com 30 dias.
Fazer um algoritmo que leia a idade de uma pessoa expressa apenas em dias e mostre a idade expressa em anos, meses e dias. Considerar ano com 365 dias e mês com 30 dias. 
Elaborar um algoritmo que troque o valor de 3 variáveis, a, b e c, de forma que a fique com o valor de b, b com o valor de c e c com o valor de a. Supondo que o valor inicial das variáveis seja a=5, b=10 e c=8 imprimir o valor das variáveis antes e depois da troca. 
O custo final ao consumidor de um carro novo é a soma do custo de fábrica com a margem do distribuidor e dos impostos, ambos aplicados ao custo de fábrica. Supondo que a percentagem do distribuidor seja de 28% e os impostos de 45% escrever um algoritmo que leia o custo de fábrica de um carro novo e imprima o custo final ao consumidor.
Considerando que o aumento dos funcionários é obtido através de 75% do INPC mais um percentual de produtividade, discutido com a empresa, construir um algoritmo que leia o número do funcionário, seu salário, o valor do INPC e o percentual de produtividade e imprima o número do funcionário seu aumento e o valor do seu novo salário. 
 Obs: INPC: índice Nacional de Preços ao Consumidor. É medido pelo IBGE e indica a inflação em determinado período. Nos últimos doze meses foi de 5,86%.

Outros materiais