Buscar

Avaiação Parcial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaiação Parcial: GST1222_SM_201509228462 V.1 
	 
	Aluno(a): VANESSA FIRMIANO ALVES
	Matrícula: 201509228462
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 27/09/2017 18:54:51 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201509348072)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O papel do consultor pode ser resumido na seguinte frase:
	
	 
	¿é um agente de mudanças para as empresas contratantes¿
	
	¿é um agente contratante de conflitos para as empresas contratantes¿
	
	¿é um agente de captação de recursos, somente¿
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	¿é um agente de estagnação para a empresa¿
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201510016141)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A consultoria tem seis principais deveres universais, qual deles NÂO é um desses deveres:
	
	
	Organizar
	
	Solucionar
	
	Aconselhar
	 
	Recepcionar
	
	Auxiliar
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201509848502)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser utilizados. 1- Comportamento 2- Qualificações 3- Consultoria Externa 4- Consultoria Interna ( ) Experiência, educação e, diferenciais. ( ) Interatividade, pró-atividade, racionalidade, valores consolidados, comprometimento. ( ) É um processo que exige que cada profissional de Recursos Humanos, dentro de uma estrutura organizacional - indústria, comércio ou serviços - atue de forma multidisciplinar. ( ) Consultoria feita por um profissional que não faz parte do quadro de funcionários e é contratado para um trabalho por tempo determinado. Assinale a sequência numérica correta.
	
	
	2, 1, 3, 4
	
	4, 3, 2, 1
	 
	2, 1, 4, 3
	
	2, 3, 1, 4
	
	1, 2, 3,4
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201509843445)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Atividade exercida por profissional de qualidade que atua de forma independente, ou seja sem vinculo empregatício com a organização, contratado para realizar consultoria em determinado projeto. Estamos falando de:
	
	
	Consultoria Externa
	 
	Consultoria Autonoma
	
	Consultoria Associada
	
	Consultoria Exclusiva
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201510095786)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Denomina-se consultoria interna de RH (CIRH) o exercício de aconselhamento e de ajuda realizada no âmbito de uma organização empresarial por seu(s) funcionário(s) qualificado(s) em gestão de pessoas. Essa qualificação consiste tanto no conhecimento específico de RH como de organização empresarial, além de exigir habilidades e atitudes típicas de consultoria a serem praticadas junto aos colaboradores da empresa, sejam diretores, gerentes ou funcionários. Com base na conceituação acima, é INCORRETO afirmar que ...
	
	
	A CIRH exige as mesmas competências do profissional de consultoria externa;
	 
	A consultoria interna de RH está orientada para atuar exclusivamente junto aos executivos da empresa;
	
	Trata-se de uma nova abordagem para descentralizar a intensificar a gestão de RH na empresa;
	 
	A CIRH é orientada para intervir em assuntos pertinentes à gestão estratégica de pessoas
	
	A CIRH só pode ser praticada por quem tenha conhecimento e experiência em assuntos de gestão estratégica de pessoas.
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201509876169)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As empresas modernas têm utilizado a modalidade de consultoria interna para o aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários; são colaboradores que possuem qualificações que lhes permitem o exercício de atividades típicas de consultoria em suas especialidades. Diante da afirmativa, assinale a única alternativa que responde plenamente as conceitos sinalizados, nas opções abaixo:
	
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, vontade do consultor, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor supremo e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas aleatoriamente, a partir do diagnóstico de uma suposição, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	 
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um conselheiro e facilitador no processo.
	
	CI por projeto é o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno. CI por processo é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de uma percepção do consultor, da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um decisor e gestor no processo.
	 Gabarito Comentado.�
 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201509488122)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Consultoria Interna de RH envolve alguns riscos e oportunidades para eficácia do processo. O conhecimento sobre a cultura da organização,a facilidade de acesso à área do cliente traz alguns riscos. Marque um dos riscos que pode ocorrer através da Consultoria Interna de RH:
	
	
	prontidão para identificar necessidades do cliente.
	
	possibilidade de feedback mais frequente.
	 
	falta de neutralidade para tratar problemas do cliente, por parte do profissional do RH.
	
	disponibilidade do consultor interno.
	
	relação de confiança entre consultor interno e cliente.
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201510021403)
	Acerto:  / 1,0
	O consultor interno não faz parte do problema a ser analisado e resolvido, mas pertence a uma unidade que presta serviços dentro da organização. Nesse sentido, assinale qual a vantagem que o trabalho como consultor interno apresenta:
	
	
	Maior acesso e liberdade em relação aos colaboradores do cliente, pois não faz parte do quadro funcional.Presença constante e diária nos projetos e trabalhos em andamento.
	
	Custa mais caro que o consultor externo
	
	Tem experiência mais dirigida e limitada
	
	Maior imparcialidade e possibilidade de críticas, pois não está envolvido na rotina do cliente.
	
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201510030600)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em recente entrevista, a professora Elizenda Orlickas, consultora de RH e autora do livro "Consultoria Interna de Recursos Humanos", ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno, afirmou que: A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas¿. A autora salienta que um dos principais objetivos de uma consultoria interna é prover a organização de informações descentralizadas. Com base no texto introdutório, assinale a única questão que responde plenamente as características do profissional de RH para o trabalho como consultor interno de RH
	
	
	O profissional, consultor interno de RH, tem como foco, determinar as ações de desenvolvimento e realizar uma pesquisa de marketing para que a empresa tenha um melhor posicionamento frente ao mercado competidor.
	 
	O profissional, consultor interno de RH, tem como foco, não se importar ativamente com o desempenho da empresa, bem como de seus colaboradores, deixando a organização sem nenhuma orientação.
	
	O profissional, consultor interno de RH, tem como foco, definir todas as ações estratégicas da empresa, e remodelar o quadro funcional da organização.
	 
	O profissional, consultor interno de RH, tem como foco, não apenas facilitar a tramitação da comunicação e informação, mas também em oferecer um melhor atendimento ao seu cliente interno, indo ao encontro das reais necessidades de seus colaboradores por meio de uma maior aproximação com eles.
	
	O profissional, consultor interno de RH, tem como foco, não se responsabilizar por nenhuma ação tomada na empresa, inclusive do diagnóstico que realizou, deixando a empresa sem nenhum apoio.
	
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201510095945)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O papel do consultor interno de RH deve ficar devidamente definido para prevenir distorções e desvios de função no futuro. As atribuições de um consultor interno devem incluir o assessoramento aos clientes internos, a análise das situações problemáticas, propor, colaborar e acompanhar nas soluções participando dos projetos específicos no que diga respeito ao planejamento de RH, ao recrutamento e seleção, ao treinamento e desenvolvimento de talentos, às políticas de classificação de cargos, salários, benefícios e demais assuntos pertinentes à gestão estratégica de RH. Com base na afirmativa acima, indique dentre as opções abaixo, a que expressa de forma mais correta e completa o que foi afirmado.
	
	 
	Conhecimentos, habilidades, experiência e atitude profissionais formam a base da competência do CIRH.
	
	A experiência diversificada é a exigência determinante da competência do CIRH.
	
	Conhecimento e empatia são as únicas características do papel do CIRH
	
	Apenas os conhecimentos específicos em gestão de pessoas e a experiência diversificada asseguram a atuação eficiente do CIRH.
	
	O papel do consultor pressupõe algum conhecimento de Gestão de Pessoas

Outros materiais