Buscar

DIREITO PENAL III Avaliando IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL III
	Simulado: CCJ0110_SM_201601112807 V.1 
	Aluno(a): MARCELO CARDOSO DA CRUZ
	Matrícula: 201601112807
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 03/11/2017 12:26:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601807893)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB Exame Unificado XIII) Paulo tinha inveja da prosperidade de Gustavo e, certo dia, resolveu quebrar o carro que este último havia acabado de comprar. Para tanto, assim que Gustavo estacionou o veículo e dele saiu, Paulo, munido de uma barra de ferro, foi correndo em direção ao bem para danificá-lo. Ao ver a cena, Gustavo colocou-se à frente do carro e acabou sendo atingido por um golpe da barra de ferro, vindo a falecer em decorrência de traumatismo craniano derivado da pancada. Sabe-se que Paulo não tinha a intenção de matar Gustavo e que este somente recebeu o golpe porque se colocou à frente do carro quando Paulo já estava com a barra de ferro no ar, em rápido movimento para atingir o veículo, que ficou intacto. Com base no caso relatado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	B) Paulo responderá por homicídio doloso, tendo agido com dolo eventual.
	 
	C) Paulo responderá por homicídio culposo.
	
	A) Paulo responderá por tentativa de dano em concurso formal com homicídio culposo.
	
	D) Paulo responderá por tentativa de dano em concurso material com homicídio culposo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601199429)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 7 de fevereiro de 2010, Ana, utilizando-se do emprego de grave ameaça, constrange seu amigo Lucas, bem-sucedido advogado, a com ela praticar ato libidinoso diverso da conjunção carnal. Em 7 de agosto de 2010, Lucas comparece à delegacia policial para noticiar o crime, tendo sido instaurado inquérito a fim de apurar as circunstâncias do delito. (EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2010.3) A esse respeito, é correto afirmar que o promotor de justiça
		
	
	nada poderá fazer, haja vista que os crimes sexuais, que atingem bens jurídicos personalíssimos da vítima, só são persequíveis mediante queixa-crime.
	 
	deverá pedir o arquivamento do inquérito por ausência de condição de procedibilidade para a instauração de processo criminal, haja vista que a ação penal é pública condicionada à representação, não tendo a vítima se manifestado dentro do prazo legalmente previsto para tanto.
	
	deverá oferecer denúncia contra Ana pela prática do crime de atentado violento ao pudor, haja vista que, por se tratar de crime hediondo, a ação penal é pública incondicionada.
	
	deverá oferecer denúncia contra Ana pela prática do crime de estupro, haja vista que, com a alteração do Código Penal, passou-se a admitir que pessoa do sexo masculino seja vítima de tal delito, sendo a ação penal pública incondicionada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601208406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Joel, tio de Renata, residindo em imóvel de familiares dela e aproveitando-se dessa condição, aguardou todos os moradores dormirem e se dirigiu ao quarto da menina, então com doze anos de idade. Lá deitou-se ao seu lado e passou a acariciar o corpo da criança, como intuito lascivo. A hipótese retrata caso de:
		
	
	ato obsceno;
	
	estupro;
	
	importunação ofensiva ao pudor;
	 
	estupro de vulnerável
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601273382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os crimes contra a dignidade sexual, aponte a assertiva INCORRETA: (MPDFT/2011)
		
	
	O juízo criminal competente para julgar o crime de estupro contra vulnerável, praticado no âmbito das relações domésticas contra a mulher, é o da Vara ou Juizado Especial de Violência Doméstica da Circunscrição Judiciária que abrange o local do fato.
	
	Não há óbice a que seja prolatada decisão condenatória em hipótese de estupro, na modalidade de conjunção carnal, na qual os fatos foram praticados clandestinamente e em que o laudo de exame de corpo de delito não registrou vestígios de atos sexuais, se a vítima se mostrou firme, coerente e esclarecedora em todas as oportunidades em que foi inquirida.
	 
	A alteração legislativa havida com a edição da Lei nº 12.015/2009 acarretou a exclusão da conjunção carnal e dos atos libidinosos havidos com violência presumida do rol dos delitos hediondos, vez que o tipo penal de estupro de vulnerável não se encontra expressamente referido na Lei nº 8.072/90, cuja relação é tida pela doutrina como numerus clausus.
	
	Nos crimes de estupro de vulnerável havidos após o início de vigência da Lei nº 12.015/2009, não se aplica a causa de aumento de metade da pena constante no artigo 9º da Lei dos Crimes Hediondos, relativa aos delitos praticados na hipótese de presunção de violência.
	
	A integração, no artigo 213 do Código Penal, sob a rubrica de estupro, da conjunção carnal e dos atos lidibinosos distintos desta, não impede o reconhecimento da tentativa nessa modalidade de crime.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601208439)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a falsidade documental, assinale a alternativa correta:
		
	
	O funcionário público que, por negligência, concorre para o licenciamento de veículo remarcado, responde por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, na forma majorada;
	 
	O crime de falsa identidade, quando elemento de crime mais grave, é sempre absorvido por este;
	
	O particular que solicita ao médico a emissão de atestado falso não responde pelo delito previsto no art. 302, do CP, por ser crime próprio;
	
	Quem falsifica documento e depois o utiliza responde por falsificação e uso em concurso material;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes