Buscar

trabalho Babette

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Festa de Babette
A festa de Babette retrata a história de duas irmãs chamadas Martine e Philippa que moravam em um vilarejo Norueguês no século 19. Elas eram filhas de um protestante religioso, viviam em uma vida restrita e de várias renuncias de coisas que proviam do mundo a fora de sua religião.
As irmãs não podiam ter admiradores e os mesmos se afastava se a mando de seu pai, restando assim somente a solidão. Passado alguns anos seu pai falece e as duas continuam pregando o seu legado religioso.
Em um dia comum, mas bem tempestuoso aparece em sua porta uma francesa com uma carta, a carta era de um dos admiradores que tentou se aproximar de Philippa em suas aulas de canto, o mesmo era cantor de opera e se encantou por Philippa e oferecera aulas de canto, mas assim como os outros se afastou por causa de seu severo pai.
Na carta ele dizia o quanto admirava aquela família e sua bondade e dignidade pedia o acolhimento da moça devido o trágico destino da mesma, por causa da guerra na França, sua família foi fuzilada e ela fugiu, as irmãs comovidas com o fato, acolheu a pobre Francesa onde a mesma trocou a moradia por serviços gratuitos oferecidos por ela.
Babette aprendeu os costumes e aprimorou a comida na qual era feita e doada na casa, ela morou por 12 anos com as irmãs cuidando dos afazeres domésticos.
Passavam por problemas financeiros, devido o afastamento e a falta de colaboração dos fiéis que estavam incrédulos da religião pregada por elas. Mas em um inesperado dia chega a notícia de que Babette ganhara na loteria a quantia de 10 mil francos.
Surgiu nas irmãs um sentimento de angustia, inveja e tristeza, pois além de pensar em perder Babette a vontade de ser elas a ganhadoras e merecedoras daquele dinheiro.
Naquele ano as irmãs comemorariam o centenário de seu pai e planejavam fazer um singelo jantar para a comemoração do mesmo, Babette como gratidão aquelas irmãs que acolheu com muito carinho e amor pediu para que elas deixassem ela fazer o jantar de comemoração do centenário, pois via a dificuldade financeira de Martine e Philippa, com muita resistência as irmãs concederam a Babette seu pedido, de fazer um jantar Franceis.
Babette queria levar aquele povoado um pouco de suas habilidades gastronômicas e o requinte da cultura francesa. Assim ela viajou para a França em busca dos ingredientes e seu sobrinho que a ajudaria no jantar.
Trouxe as melhores bebidas e ingredientes inusitados para a população do vilarejo, Martine umas das irmãs ficou extremamente chocada com os ingredientes que a perturbava por serem cabeças e pés de animais e até mesmo todo o corpo, chegando a ter pesadelos de que aquilo era pecado e que iriam todos para o inferno, essa tamanha preocupação era por serem um vilarejo no qual o cultivo e consulmo era de vegetais comendo somente peixes.
 Pela manhã Martine chamou seus fiéis que a muito tempo já estavam em desentendimentos entre eles, para falar que elas não tinham nada a ver com aquele jantar e que só estavam concedendo a um pedido de Babette, e que eles não poderiam saborear nem sentir prazer naquela comida mundana.
No dia do jantar feito com muito capricho por Babette, os convidados iam chegando e um dos convidados era um comandante que já tinha comido e bebido aquela comida antes de uma famosa chef de cozinha, desvendando assim a verdadeira origem de Babette.
O jantar foi inundado pela satisfação e prazer com sentimento de compaixão e harmonia entre eles. Mudando assim o conceito e visão das irmãs e fieis que ali estavam.
Diferente do que as irmãs pensavam, Babette não vai embora para França e continua a morar com as irmãs pois gastara todo seu dinheiro no jantar.

Outros materiais