Buscar

Analise D.Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Critica Análise de Balanço
O objetivo da Análise de Balanço é oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômico-financeira de uma organização. Através da Análise se chegara a conclusão se a empresa merece ou não crédito, se vem sendo bem ou mal administrada, se tem ou não condições de pagar suas dívidas, se é ou não lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se é eficiente ou ineficiente, se irá falir ou se continuará operando. 
Para isso são utilizados relatórios gerados pela contabilidade e outras informações necessárias à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros onde as demonstrações financeiras serão transformadas em informações. 
O produto da Análise de Balanço é apresentado em forma de um relatório que inclui uma análise da estrutura, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que são cuidadosamente estudados.
As informações da análise de balanços não se limitam apenas a cálculo de meros indicadores de desempenho. Deve se levar em conta que atrás destas informações decisões serão tomadas, sendo de grande importância que seja feita de forma correta e detalhada.
No relatório deve apresentar a situação financeira e econômica, desempenho, eficiência na utilização dos recursos, pontos fortes e fracos, tendências e perspectivas, quadro evolutivo, adequação das fontes às aplicações de recursos, causas das alterações na situação financeira e na rentabilidade, evidência de erros na administração, providências que deveriam ser tomadas e não foram, avaliação de alternativas econômico-financeiras futuras - tudo isso em relação às empresas
No entanto existem algumas dificuldades para ser feita uma análise correta, entre elas está a falta de clareza das demonstrações contábeis, falta de informações mais precisas nas notas explicativas e em outras peças auxiliares dos balanços, falta de vontade de alguns representantes dentro das próprias empresas e de algumas entidades ao prestar as informações para efetuar a perfeita análise, falta de auditoria operacional, patrimonial, financeira, fiscal e tributária das demonstrações contábeis das entidades de capital fechado, com falta de controle, e de credibilidade em informações apresentadas.
Ainda assim como apresentado acima é necessário que a empresa se submeta a uma análise de balanço para que possa tomar decisões assertivas, o risco e claro, mas necessário. Sendo assim é de extrema importância que a empresa tenha profissionais capacitados, treinados para que as informações sejam repassadas de forma correta.

Outros materiais