Buscar

mediação, conciliação e arbitragem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Para mim, um dos pontos importantes do conteúdo são as formas alternativas de resolução de conflitos como: a conciliação, mediação e arbitragem.
A conciliação pode ser conceituada como "processo pelo qual o conciliador tenta fazer que as partes evitem ou desistam da jurisdição".O conciliador atua como elo de ligação e sua finalidade,é levar as partes ao entendimento, através da identificação de problemas e possíveis soluções. Ele não decide o conflito, ele pode apenas sugerir decisões; a decisão cabe às partes. 
Na mediação as partes não devem ser entendidas como adversárias e o acordo é conseqüência da real comunicação entre as partes. O mediador facilita a comunicação, sem induzir as partes ao acordo, ele tem o dever de conduzir a discussão da maneira mais amena possível, evitando proferir opiniões próprias, mas guiando as partes para que elas mesmas alcancem a pacificação.
No que tange a arbitragem,é concedido a um terceiro, o poder de emitir decisões quanto às controvérsias levadas pelas partes, que devem eleger o árbitro de comum acordo, ou, não havendo acordo, o juiz pode indicar o árbitro. Portanto verifica-se que o árbitro emite decisões, não se tratando apenas de conduzir as partes a um acordo. O árbitro atua com poder decisório relativamente ao mérito da demanda.
Um grande abraço

Outros materiais