Buscar

Fichamento - Gerenciamento da integração e escopo

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento do estudo de caso “Medisys Corp: A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare”
Fábio Gonçalves Milezi
 Trabalho da Disciplina de Gerenciamento da integração e escopo
 	 Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos
Rio de Janeiro
2017�
Medisys Corp: A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare
REFERÊNCIA: DONELLON, Anne; MARGOLIS, Joshua D. Medisys Corp: A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare. Harvard Business School.412-P03,2009.
O artigo estudado fala sobre a Medisys Corp dando um enfoque maior sobre sua equipe de desenvolvimento que tinha como objetivo lançar um produto novo de monitoramento remoto para uso nas unidades de tratamento intensivo em hospitais e sua gestão de integração e escopo. A Medisys é uma empresa norte americana de capital fechado que fabrica equipamentos médicos, teve sua fundação no ano de 2002 com uma receita anual de 400 milhões de dólares e cerca de 1750 funcionários. Seu campo de trabalho é no desenvolvimento, fabricação e venda de sistema de monitoramentos médico para o segmento hospitalar. Apesar de ser uma empresa pequena, era bastante lucrativa, no entanto os diretores começaram a perceber uma desaceleração do crescimento e decidiram investir na inovação dos produtos.
Ainda de acordo com o artigo, a diretoria já pensando nessa inovação a contratou um novo presidente, Art Beaumount, que tinha missão de preservar a cultura inovadora e aperfeiçoar o foco estratégico. E com poucas semanas, o novo presidente já iniciara uma série de mudanças na empresa, um bom exemplo dessa mudança foi a criação de um comitê executivo composto por cinco subordinados diretos: os vice presidentes de vendas & marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de design e engenharia, de produção e administração. Essa mudança visava à integração do escopo da empresa, e implementaria uma estratégia para que o negócio crescesse rapidamente. O processo de desenvolvimento da Medsys Corp era seqüencial primeiro a equipe de pesquisa e desenvolvimento onde novas idéias eram propostas, em seguida a equipe de marketing desenvolvia as descrições do produto, posteriormente o design e engenharia fazia ensaios clínicos e protótipos, e finalizando, as especificações eram encaminhadas para a equipe de produção para a fabricação. Em meados de 2008 o novo presidente propôs uma mudança nessa forma de trabalhar onde haveria uma maior integração onde as equipes trabalhariam em conjunto continuamente e cada equipe central teria um líder.Essa mudança foi muito bem recebida pelos funcionários pois essa nova forma de trabalho demandava novas formas de pensamento.
De acordo com o artigo, no final de 2006 o grupo de P & D, teve uma idéia de um sistema de monitoramento de pacientes que coletaria dados de pacientes em unidades de tratamento intensivo e colocaria num banco de dados eletrônico que forneceria um perfil integrado de saúde do paciente e enviaria e-mails para vários médicos e enfermeiros envolvidos no tratamento. Essa idéia foi levada a um parceiro de vendas que testou a idéia com clientes e teve um retorno bastante positivo, com essa afirmação foi convidado um terceiro parceiro para cuidar do Design e assim nascia o projeto IntensCare. Com a idéia do produto em mãos o grupo formado levou o projeto aos líderes sêniores a fim de conseguir o financiamento da nova idéia, e em julho de 2007 o projeto teve um investimento de quinhentos mil dólares para a produção. No inicio o processo de produção foi um pouco lento e vendo essa demora o presidente Beaumont formalizou uma equipe central para acelerar o novo sistema.
Após a criação da equipe central para a aceleração, o presidente Beaumont decidiu investir mais 20 milhões de dólares no projeto e alçou um novo objetivo, com mais uma inovação que seria a nível mundial, essa medida foi tomada, pois dois grandes concorrentes lançariam produtos parecidos. Entretanto durante a produção a equipe chegou a um impasse sobre o design do software, o gerente de marketing, Merz, tinha certeza que um design modular era melhor, pois o cliente conseguiria configurar para uma variedade de situações clínicas, porém ele acreditava que essa modularidade poderia ser inserida numa segunda versão do produto. No entanto sua equipe estava mais focada em resolver problema de capacidade do espaço interno e não estava tão focada em redesigns, pois isso faria o projeto atrasar, pois com o alto investimento que foi feito não poderia acontecer e nem ter qualquer tipo de problemas, pois as outras empresas concorrentes estavam correndo por fora para lançar novos produtos que pudessem competir de igual para igual.
Após a leitura desse artigo, pude entender a real necessidade da integração e escopo, pois no caso da empresa estudada nesse artigo, foi verificada a falta de integração que levou a atrasos e deixou o cronograma apertado, pois faltou uma maior união da equipe de trabalho visando o objetivo final, pois muitas pessoas tinham idéias que não convergiam para o sucesso do projeto. Pude entender também que devemos dar espaços para novas idéias sem perder o foco e manter um escopo que possa suprir as necessidades do projeto
LOCAL: SIA – SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
�

Outros materiais