Buscar

Eficiência e Eficácia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eficiência e Eficácia – a “sutil” diferença
Pode até parecer redundante ou sem propósito este assunto sobre a definição de Eficiência e Eficácia, mas vez ou outra percebo que ainda paira uma certa dúvida no ar seja no ambiente corporativo, acadêmico ou até mesmo numa conversa informal e isso não é nada bom.
Vamos acabar com essa dúvida de uma vez por todas? Então vamos lá! Vou usar exemplos bem simples para esclarecer.
Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.
Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido.
O ponto de convergência das duas está em uma vez escolhido o caminho ou tomada à decisão (Eficácia), executar de forma produtiva, em tempos adequados, nas quantidades certas e no tempo previsto é Eficiência. Um bom exemplo é pensarmos em uma partida de futebol onde um time de craques passa a bola com perfeição, faz lançamentos longos e de beleza plástica incomparável, os jogadores dão dribles desconcertantes no adversário, trocam passes com apenas um toque. Desta forma estão sendo eficientes, ou seja, fazendo certo aquilo que tem que fazer. Já o adversário num único lance vai ao ataque numa troca de passes sem muita classe, com jogadores quase se atrapalhando, mas quando chega na área, num único chute, marca o gol da vitória (eficácia).
O vídeo cujo link está logo abaixo vai fortalecer estes conceitos. São dois lutadores numa arena onde o primeiro executa os passos de sua luta com perfeição e plástica ímpar, já o segundo… é 100% eficaz. Que pancada!
http://www.youtube.com/watch?v=Z4cbqGN8XlQ
Ser eficiente é fazer um trabalho perfeito. 
Ser eficaz é atingir totalmente um resultado esperado. Veja a definição original do guru da Administração Peter F. Drucker (1909-2005). 
“Efficiency is doing the things right; effectiveness is doing the right things”
Peter Drucker
Agora ficou claro?
Valeu!!!
Graduado em Proc. de Dados pelo Mackenzie/SP, Pós em Administração Industrial e MBA pelo INPG. Aluno de Mestrado em Produção do ITA. Gerente de empresa multinacional com vários cursos e seminários no Brasil e Exterior. Palestrante e Diretor do Palestra Cênica. Blogueiro nas madrugadas http://ngfconsultoria.blogspot.com

Outros materiais