Buscar

1 - conceito de hermeneutica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1 - HERMENEUTICA JURÍDICA
O QUE É HERMENEUTICA JURÍDICA?
Conceito: Podemos dizer que a hermenêutica jurídica busca encontrar o “espírito da lei", ou seja, entender qual a finalidade real para qual a lei foi criada. 
É entendida no âmbito do Direito como um conjunto de métodos de interpretação.
CONCEITO
 
	A hermenêutica é atualmente vista como uma teoria ou filosofia da interpretação — capaz de tornar compreensível o objeto de estudo, mais do que sua simples aparência ou superficialidade. 
	Vai além do aparente....
	
	
	
	
	
	
	
	A palavra grega hermeios remete-nos para o Deus Hermes que, segundo a mitologia grega, foi o descobridor da linguagem e da escrita. 
	Assim, Hermes era tido como aquele que descobriu o objeto utilizado pela compreensão humana para alcançar todas as coisas e para o transmitir às outras pessoas.
	.
DEUS HERMES
A Hermenêutica visa revelar, descobrir, perceber qual o significado mais profundo daquilo que está na realidade manifesta. 
Em verdade, pode-se dizer que, por intermédio da Hermenêutica, chegamos a conhecer realmente o próprio homem, a realidade em que vive, a sua história e sua própria existência.
 
A hermenêutica no campo jurídico é empregada para dizer o meio e o modo por que se devem interpretar as leis, para que dessa forma se obtenham o exato sentido ou o fiel pensamento do legislador. 
Dessa forma, ela está encarregada de elucidar a respeito da compreensão exata da regra jurídica a ser aplicada aos fatos concretos.
A Hermenêutica Jurídica só se justifica quando serve à dignidade e à natureza humana. 
Todavia, em não servindo à dignidade e à natureza humana, pode ser utilizada para justificar verdadeiros absurdos jurídicos que, na maioria das vezes, sendo legalizados, transformam-se em formas de exploração econômica, social e política.
Por isso, a correta hermenêutica da lei é imprescindível pois sua extensão é grande.
Diferença entre hermenêutica e interpretação
HERMENEUTICA - A hermenêutica é a arte de interpretar as leis,que através de métodos próprios ajudará na interpretação; Ela mostra caminhos para a interpretação.
INTERPRETAÇÃO - A interpretação é de alcance mais prático, pois, pode-se dizer, que se presta exclusivamente a entender o real sentido e significado das expressões contidas nos textos da lei, e, para que isso seja possível, é necessária a utilização dos preceitos da hermenêutica. 
O processo Hermenêutico e a INTEGRAÇÃO E FORÇA CRIADORA DA JURISPRUDÊNCIA
		Os juizes na criação de suas jurisprudências apoiam-se nas técnicas de hermenêutica para dar sustentação às suas conclusões jurídicas. Eles precisam interpretar as leis e os conteúdos apresentados a eles para poderem interpretarem o direito da forma mais justa e legal possível.
 
		A hermenêutica dá SENTIDO e ALCANCE jurídicamente consistentes à norma examinada. 
		“Jurídicamente consistentes” significa dizer que a ação de intepretação segue rigorosos padrões científicos, fundados na razão, afastando o intérprete do voluntarismo.
OBJETIVOS DA HERMENÊUTICA JURÍDICA
 O objetivo primeiro e maior da hermeneutica é:
1.REVELAR O SENTIDO DA NORMA. O que de fato a norma/lei quer exprimir, o que de fato ela significa.
		É compreender sua finalidade no tempo e no espaço de sua existência, o âmbito cultural de sua produção, sua existência e aplicação.
 
		Essa missão ultrapassa o sentido singelo das palavras e busca a força interna de seu sentido.
IMPORTANTE 
TODA DECISÃO JURÍDICA DEVE SER FUNDAMENTADA. 
Por isso o trabalho de hermeneutica é fundamental para a correta interpretação do magistrado.
IMPORTANTE
A AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO NA RAZÃO JURÍDICA, torna nula uma decisão judicial.
Base: 
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.
IMPORTANTE
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERAL DO BRASIL ART.93
IX todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
Assim, o juiz não pode dizer simplesmente:
“Dou como procedente o pedido da parte.”
Neste tipo de decisão judicial, se anterior a esta fala não houver a fundamentação escrita e pormenorizada fundada na lei e nos princípios do direito a mesma será nula. 
VIDEOS – EROS GRAUS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais