Buscar

Direito do Trabalho: Conquistas e Princípios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questionário AIA
Prof.ª: Juliana Mendonça de Melo Franco 
1 -As conquistas trabalhistas se decorreram após muitas lutas e sofrimentos, essa afirmação baseia-se desde a época dos escravos, pois na época não havia nenhum tipo de lei que favorecia os escravos, fazendo com que suas formas de trabalhos fossem muito sofridas e indignas. Mesmo após a liberdade dos escravos a situação não mudou muito, pois as primeiras leis só foram criadas no governo de Getúlio Vargas.
2-Porque os operários não tinham nenhum direito referente ao seu trabalho, todos eram obrigados a trabalhar em situações desumanas, faziam sempre a mesma coisa, e mesmo quando machucavam não podiam ir a um médico e muito menos parar de trabalhar.
3-O Neoliberalismo se classifica pela falta de participação do estado na economia, isso se baseia no processo de privatização de empresas. No Brasil houve um grande processo neoliberal, onde empresas estatais foram vendidas para associações.
4- É o conjunto de normas jurídicas que administram a relação entre empregado e empregador. São esses direitos que asseguram tanto o empregado quanto o empregador de possíveis desacordos ou implicâncias jurídicas.
5- Para conceituar melhor essa questão entre empregado e trabalhador classificamos o trabalhador como aquele que presta serviços de forma esporádica e/ou autônoma a uma pessoa física ou jurídica, recebendo pagamento para isso. O empregado tem um vinculo empregatício e presta serviços habitualmente sendo subordinado à pessoa física ou jurídica mediante a remuneração, tendo que ser submetido a escalas e ordens de serviço.
6- São normas trabalhistas que tem natureza tuitivas, de proteção ao trabalhador, são regras que não podem ser olvidadas pelo empregador, tendo como objetivo impedir a fraude ou desvirtuar a aplicação desses preceitos (v. art. 9° CLT). Dentro desta concepção é entendido que são irrenunciáveis.
7-Entende-se como Direito Privado o que é composto por normas de ordem privada, entre particulares que vigoram apenas enquanto a vontade dos interessados não dispuser de modo diferente do previsto pelo legislador. É classificado como caráter supletivo pois entende-se que é primordial sobre o direito de natureza pública por exemplo.
8-O Direito do Trabalho teve originalidade de forma bem obrigatória. A partir da revolução industrial que se foram criando as leis de comercio, foram se formando sindicatos, as leis começaram a se formar. A partir desse período as constituições foram criadas e com isso começaram a se criar leis trabalhistas. O direito do trabalho,podemos dizer que ainda está em formação, cada dia novas leis são criadas para assim dizer, proteger o trabalhador do detentor do poder econômico que ele se relaciona.
9- Artigo 474 da CLT. Normalmente as empresas adotam de formas corretivas a suspensão do funcionário por alguns dias de trabalho por se submeter a falhas reincididas, sendo assim o empregador penaliza o funcionário como forma de correção, segundo a CLT não há lei que permita isso, mas esse ato que os empregadores usam não é considerado errado. Por exemplo. Um funcionário que já recebeu advertências por escrito por chegar atrasado ao trabalho comete essa infração novamente, seu supervisor lhe da uma suspensão de 3 dias pelo número de reincidência desse ato. Ele vai pra casa e só volta ao trabalho depois de ter passado esses três dias de suspensão. 
10 – 1° - Princípio da primazia jurídica- esse princípio beneficia o empregado por ser considerado mais frágil perante o empregador.È uma parte do direito civil que atende o trabalhador que se encontra desprovido e carente de seus direitos. 2° - Princípio da condição mais benéfica- Esse princípio garante que não deve ser feitas alterações nos contratos individuais se não for por acordos coletivos e essas alterações não podem trazer prejuízos para o empregado nem direta ou indiretamente sendo assim lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento. 3° - Principio da aplicação da norma mais favorável- Esse princípio diz que havendo pluralidade de normas deve vigorar aquela que mais beneficie o trabalhador, mesmo que os níveis hierárquicos não apoiem a essa decisão. 
11. São irrenunciáveis pelo fato da impossibilidade jurídica de se privar voluntariamente de uma ou mais vantagens concedidas no direito do trabalho para benefício próprio. O objetivo da irrenunciabilidade é limitar a autonomia das vontades das partes, uma vez que o empregado não pode renunciar aos seus direitos, tais como férias, e mesmo se isso ocorra por pressão da empresa, não terá qualidade o ato, podendo o servidor reclamar na Justiça do Trabalho.
12. Pois não podem ser criada situações que contrapõem a própria lei, satisfazendo interesses de alguém.
13.O contrato de trabalho é o vínculo entre o empregado e empregador, verbalmente ou por escrito, ele pode ser por prazo indeterminado, que só é quebrado quando o funcionário pede demissão ou o empregador lhe dispensa por justa causa ou sem justa causa. Este tipo de contrato tem um prazo máximo de 90 dias de experiência. O contrato de trabalho também pode ser firmado somente uma vez, a partir desse prazo o contrato passa a ser indeterminado.Existem outros tipos de contrato de trabalho, tais como o contrato por obra certa, mais conhecido como empreita.
14. Razoabilidade: É uma diretriz de senso comum, ou mais exatamente, o bom senso, não agir de forma arbitrária.
Boa fé: É a certeza de agir legalmente, agir sem ofensas a lei, agir sem intensão dolorosa, agir com honestidade e lealdade com franqueza e verdade. Valorizando os princípios éticos e coletivos, aos direitos e a dignidade.
Não Descriminação: Não descriminação em relação a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivos de sexo, cor, idade, raça ou estado civil, ou qualquer tipo de deficiência.
Autonomia de Vontade: Qualquer indivíduo capaz pode, por vontade própria, criar direitos e obrigações, mas cabe a cada um escolher atender a essas obrigações e direitos. De acordo com esse principio o homem é capaz contratar ou não contratar bastando que o objetivo da convenção seja lícito.
Igualdade: Garante um tratamento equânime a todas as pessoas, independente de raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação. Prega que todos são iguais perante a lei, mas concretizá-la materialmente, tratando os desiguais desigualmente.
Liberdade: Se é livre para fazer tudo o que a lei não proíbe, desde que não interfira na esfera de outro indivíduo. Por exemplo a liberdade de manifestação do pensamento, liberdade de crença, do livre exercício profissional,etc.
Justiça: Considera nas pessoas, as virtudes ou méritos; Trata os seres humanos como iguais, no sentido de destruir igualmente entre eles o bem e o mal, exceto, talvez nos casos de punição; Trata as pessoas de acordo com suas necessidades, suas capacidades ou tomando em consideração tanto umas quanto outras.
15. Pois o empregador não pode diminuir o salário do funcionário. O empregador pode somente reduzir o salário se essa decisão for tomada em um acordo coletivo ou em convenção.
16. “Os acordos devem ser cumpridos” , não podem ser violados. O não cumprimento das obrigações implica na quebra de contrato.
17. Princípio da Proteção; Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos; Princípio da Continuidade; Princípio da Relação de Emprego e Principio da Primazia da Realidade.
18. Onde o que vale é o que acontece realmente, e não o que está escrito. Neste princípio a verdade dos fatos impera sobre qualquer contrato formal, ou seja, caso haja conflito entre o que está escrito e o que ocorre de fato, prevalece o que ocorre de fato.
19. Tem o sentido de proteger a parte mais frágil na relação jurídica (o trabalhador) que até o surgimento de normas trabalhistas, em especial desta especializada, se via desprotegido face e o altivez do empregador.
20. Pois é o que garante ao trabalhador a impenhorabilidade de seu salário bem como a garantia de ser valor líquido sem descontos abusivos. O salárionão pode ser diminuído, salvo apenas por acordos coletivos ou convenções.

Outros materiais