Buscar

FundamentosdoDireito2e3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos do Direito
Ciência do Direito
Ramos do Direito
Tópicos 2 e 3
1
Direito: Regra de conduta com força coativa. Ciência do Dever-Ser. Ubi homo, ibi jus: “onde está o homem, está o direito.”. Do latim, directum, aquilo que é correto ou reto, uma regra sem desvio. “Norma que, se inobservada, poderá ser aplicada coercitivamente pelo poder competente, estatal ou internacional.” (GUSMÃO, 2008, p. 51) 
O direito estabelece sanções concretas e imediatas.
Teoria da Tridimensionalidade do Direito (Miguel Reale): Fato, valor e norma.
2 – Noções de Direito
2
Direito Positivo: conjunto de leis em vigor. É o Direito posto, conjunto de leis editadas pelo Estado, obrigatório para todos. São as decisões do Judiciário em caso de lacuna. Reflete valores, necessidades ou ideais históricos. Internacional (Público ou Privado) e Nacional – Público (constitucional, administrativo, eleitoral, penal, tributário, ambiental, processual) – Privado (civil, comercial ou empresarial, trabalhista)
Direito Natural: idéia abstrata do Direito corresponde ao sentimento de justiça. Valor, prescrição moral. Um ideal. Ex: o que se entende por Direito à vida e Direito à liberdade. Não ser torturado, maus-tratos nas prisões, no lar, no trabalho, prisões arbitrárias, seqüestros por dinheiro ou motivação política etc. Válido universalmente, independente de lei, no espaço social.
Noções de Direito
3
Direitos humanos nasceu do jusnaturalismo, mas ele vai além do campo das idéias, pois é positivada em declarações de direitos, Preâmbulos das Constituições e pela ONU. Consequência direta da Segunda Guerra Mundial, pelos horrores praticados aos civis. 
São direitos absolutos e não outorgados, principalmente à vida e à liberdade. Violá-los constitui crime contra a humanidade, onde o culpado deve responder onde estiver.
 Para assegurar a proteção a estes direitos foi criada em 1998, a Corte Penal Internacional – Tratado de Roma. Corte Européia de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. 
A força da declaração é tamanha que entendem que às superpotências devem intervir onde os direitos humanos estiverem sendo violados.
Noções de Direito
4
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.
193 países membros
Conselho de Segurança (impõe sanções e autoriza intervenções militares):
cinco Membros Permanentes, que possuem direito a veto.:China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos da América.
 dez Membros Não-Permanentes, que são eleitos pela Assembleia Geral com mandatos de dois não possuem direito a veto. Africa do Sul (2012), Alemanha (2012),Colômbia (2012), Índia (2012), e Portugal (2012).
Art. 1 – Declaração Universal de Direitos Humanos
Direito objetivo: é o Direito posto, conduta obrigatória o mesmo de Direito Positivo.Por encontrar-se expresso em leis, precedentes judiciais, em costumes jurídicos. Garantido pelos aparelhos policiais e judiciais do Estado. Ex: Códigos
Noções de Direito
7
Direito subjetivo: prerrogativa ou faculdade outorgada, por lei ou por contrato de a pessoa agir dentro das regras do Direito (facultas agendi – faculdade de agir.
Noções de Direito
8
Direito subjetivo: 
Direito Adquirido: Direito subjetivo para o exercício do qual o titular já preencheu todos os requisitos (CF, art. 5º XXXIV). Ter direito a determinada coisa. Protegido sempre por ação judicial, entretanto após a prescrição perde o direito de ser exercido.
 Pretensão: faculdade de exigir de outrem uma prestação. 
Podem ser patrimoniais (econômicos: reais – a coisa em si, ex: propriedade e posse; e obrigacionais – prestação, ex. devedor) ou não patrimoniais (personalíssimos – nome; pessoais – pais em relação aos filhos, deveres dos cônjuges; públicos – individuais e políticos. 
Os direitos não patrimoniais são inalienáveis e intransmissíveis, ou patrimoniais: alienáveis e transmissíveis.
Noções de Direito
9
Direito Público: composto por normas imperativas, de ordem pública, de obrigatoriedade inafastável, às quais não podem ser alteradas pelas partes. Irrenunciável. O Estado é o centro da relação jurídica, portador de potestade suprema, visando ao interesse público e do Estado.
 
Direito Privado: Composto inteira ou predominantemente por normas de ordem privada, de caráter supletivo, que vigoram apenas enquanto as partes não dispuserem de modo diverso. Pode ser dispensada. V. art. 1297, parágrafo 1º, CC. Renunciável. Interesse individual
Noções de Direito
10
Direito Nacional: Existe dentro das fronteiras de um país.
Direito Internacional: Público e privado. 
Público: conjunto de normas que regulam as relações entre os estados membros da comunidade internacional e organismos análogos, bem quanto aos indivíduos. Ex: tratados, organizações internacionais, extradição, asilo, definição de domínios terrestres e marítimos, consulados, espaço aéreo, direito de guerra. 
Privado: conjunto de normas internas de cada país para definir qual lei se aplicará ao caso. Ex: comércio entre empresas privadas, sediadas em países diferentes; nacionalidade, situação do estrangeiro, o efeito da diversidade das legislações no campo pessoal, o acatamento de sentenças estrangeiras.
Noções de Direito
11
Todos os ramos do Direito pressupõem a tipicidade segundo esquemas normativos, correlacionam ações e sanções.
Direito Constitucional: analisa e interpreta as normas constitucionais, ápice da pirâmide normativa de uma ordem jurídica, regulamentar e delimitar o poder estatal, além de garantir os direitos considerados fundamentais.
TÓPICO 3 - RAMOS DO DIREITO
12
Direito Internacional: regulam as relações externas dos atores que compõem a sociedade internacional. 
Direito Administrativo: função administrativa. “É o conjunto de normas e princípios que, visando sempre ao interesse público, regem as relações jurídicas entre as pessoas e órgãos do Estado e entre este e as coletividades a que devem servir” (José dos Santos Carvalho Filho).
 
Direito Eleitoral: Regulamenta os direitos políticos do cidadão e o processo eleitoral (Direito de votar e ser votado). Art. 22, I, CF
RAMOS DO DIREITO
13
Direito Penal: normas emanadas com a finalidade repressiva do delito e preservativa da sociedade
Direito Ambiental: normas de proteção ao meio ambiente, natural, artificial, cultural e do trabalho.
 
Direito do Trabalho: normas que regem as relações entre empregador e empregado e os direitos e deveres delas decorrentes.
RAMOS DO DIREITO
14
Direito Tributário: normas que definem como serão cobrados os tributos: impostos (não há garantia de contraprestação de serviços, obrigatório e visa o custeio do Estado); taxas (valor depende do serviço prestado, ex: coleta do lixo, pedágios em rodovias estatais); contribuições de melhorias, 145, lll, CF, ex: asfalto em uma rua cobrado do munícipes residentes no local, situação especial em que o contribuinte tem um benefício especial auferido, contribuição especial destinado ao financiamento da seguridade social (assistência social, previdência social e saúde, ex: INSS, PIS/PASEP, CPMF, OAB, CREA, CORE, CRQ), Sistema S (2,5%-Senai, Sesi, Sebrae, Sesc)) dos cidadãos para gerar receita para o Estado. Relação entre o fisco e o contribuinte.
RAMOS DO DIREITO
15
Direito Processual: normas que dispõem sobre a jurisdição, ato em que o PJ se pronuncia em relação ao objeto demandado, visando resguardar a ordem jurídica e a autoridade da lis. 
Direito Civil: regula as relações entre os particulares, pessoas físicas ou jurídicas (pessoa, família, bens, sucessão, obrigações de fazer ou não fazer, contratos)
Direito Comercial: conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do comerciante ou empresário, de pessoa física ou jurídica, de fins econômicos (títulos de crédito e propriedade intelectual).
RAMOS DO DIREITO
16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando