Buscar

Relatório de física III Associação de Resistencias

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
FÍSICA EXPERIMENTAL III
Experimento nº7 
Resistência Elétrica e 
Associações de resistências
Turma : 1039 - 22/09/17
Daniel Avelar
Estevão dos Reis
Jussara F. dos Santos
1- INTRODUÇÃO
O Experimento consiste em medir a resistência elétrica de resistências associadas em série e em paralelo e analisar os resultados para identificar a resistência equivalente conforme sua arrumação.
2- DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
 
Associação de resistências: A característica tensão-corrente de um sistema de várias resistências tem sempre o mesmo aspecto que a caraterística de uma única resistência; nomeadamente, é uma reta que passa pela origem. O declive dessa reta é a resistência equivalente. Podemos usar algumas regras simples para calcular a resistência equivalente, quando as resistências estiverem ligadas em série ou em paralelo.
3- MATERIAL UTILIZADO
01 painel para associação de resistores EQ027 . 
04 conexões de fio de 50 cm com pinos banana. 
01 Voltímetro (multímetro com fundo de escala).
4- MÉTODO
Será feito a associação de resistências de 100 ohm em paralelo e em série e analisaremos os resultados obtidos na prática junto com os resultados obtidos pelas formulas teóricas.
 
5- RESULTADOS
(a) Associação em série: R1 e R2 = 100 ohm.
Req= R1 + R2= 100 + 100 = 200 ohm
(b) Associação mista ( série e paralelo): R1, R2 e R3 = 100 ohm.
Req= R1 + (R2.R3/R2+R3) = 100 + (10000/200) = 100 + 50 = 150 ohm
6- CONCLUSÃO
Concluímos através do experimento que na prática os resultados obtidos nas resistências equivalentes das associações de resistências são exatamente os mesmos dos resultados conseguidos de forma teórica com as formulas de Lei de Ohm. Onde a resistência total dos resistores em série é a soma simples de cada resistência associada, a resistência total de resistores em paralelo é a multiplicação das resistências paralelas dividido pela soma simples delas. E nos sistemas de associação mista, cada parte do sistema tem que ser separado e somado suas resistência conforme sua associação.
Referências
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; W ALKER, Jearl. Fundamentos de Física. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2007. Vol.3. TIPLER, Paul Allan; MOSCA, Gene. Física. Rio de Janeiro: LTC, 2006. Vol. 2.
R.RESNICK E D.HALLIDAY, Física. Rio de Janeiro, LTC, 1983 - V.3.
H.M. NUSSENZVEIG, curso de Física Básica. S.Paulo, E. Blucher, 1983, V.3.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes