Buscar

aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Sandoval, recentemente, mudou de residência e não comunicou a empresa seu novo endereço. O seu deslocamento para o trabalho agora é feito a pé, pois a distância é de apenas 100 metros. Com isso ele continuou tendo crédito no seu vale transporte. A empresa após 60 dias soube da mudança e suspendeu imediatamente o crédito, e ainda advertiu, severamente, Sandoval. A empresa agiu corretamente?
		
	
	
	
	
	Sim, porque não houve comunicação por parte de Sandoval.
	
	
		2.
		Desde que foi regulamentado o benefício do vale transporte é vedado o seu pagamento em dinheiro, porém a lei permite uma exceção. Essa exceção ocorre quando há:
		
	
	
	 
	Insuficiência de estoque
	 
	
	
		3.
		O empregador que venha fornecer o benefício de vale-transporte em dinheiro poderá ser autuado pela fiscalização federal, sendo cobrados encargos sobre parcela paga em dinheiro e ainda poderá em uma eventual reclamação trabalhista, ajuizada pelo empregado, responder por um pleito de:
		
	
	
	
	
	Diferença salarial
	
	
		4.
		O vale-transporte foi criado para atender à necessidade social dos trabalhadores, ainda que na forma praticada, não contempla os anseios totais da classe profissional. Ele visa atender à que necessidade dos trabalhadores?
		
	
	
	
	Social
	
	
	
		5.
		A concessão do vale-transporte pelo empregador ao empregado é para o deslocamento casa-trabalho ¿ trabalho-casa. Havendo ausências do empregado ao trabalho, ainda que estas ausências sejam com justificativa legal, poderá o empregador tomar uma das medidas a seguir:
		
	
	
	
	
	Abater os créditos de vales não utilizados no mês anterior, na próxima compra.
	
	
		6.
		Saulo, ao ser admitido na empresa, apresentou comprovante de residência de uma localidade com distância superior a 50 quilômetros do seu novo trabalho. Com isso a empresa teria que conceder-lhe créditos expressivos de vale transporte. Porém, foi descoberto pela empresa que Saulo utilizou declaração falsa e negociava os créditos do seu vale transporte. O que pode acontecer com Saulo?
		
	
	
	
	
	Saulo será demitido por justa causa por declaração falsa e uso indevido do vale transporte.
	
	
		7.
		Télvio recebe de salário R$ 1.000,00 e tem crédito de R$ 60,00 de vale transporte. Sabemos que o custo do empregado é de 6% do salário contratual. O que podemos afirmar sobre o vale transporte de Télvio?
		
	
	
	
	
	Não tem benefício financeiro, pois o crédito é igual ao desconto.
	
	
		8.
		O vale-transporte, concedido nas condições e limites definidos na lei, no que se refere à contribuição do empregador, não terá:
		
	
	
	
	
	Natureza salarial, nem se incorporará à remuneração do empregado, para qualquer efeitos.

Outros materiais